Projeto da adoção legal é aprovado em primeira discussão

Ao debater o projeto de lei Ordinária (PLO) número 103/2024, de sua autoria, o vereador Felipe Alecrim (Novo) disse que estava pautando a divulgação de uma matéria que amplia a entrega legal do filho para adoção e que essa prática não constitui crime. “É um projeto importantíssimo, que pauta nossa opção em salvar vida”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira, (16).

Votado e aprovado em primeira discussão, o PL0 103/2024 dispõe sobre a ampliação da publicidade e divulgação da entrega voluntária legal de crianças e adolescentes para a adoção nas unidades públicas e privadas de saúde situadas no município do Recife, bem como da emenda modificativa da comissão de legislação e justiça.

A entrega legal para adoção já existe em nível nacional e é previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. A diferença é que o projeto do vereador, que foi aprovada na reunião de hoje, propõe a divulgação ampla dessa proposta. “Muitas pessoas cometem crimes hediondos, abandonando bebês para morrer. Já vimos situações de crianças sendo rejeitada e abandonadas”, disse. Se as pessoas conhecessem a existência da adoção legal, de acordo com o vereador, elas cometeriam o crime.

Antes do debate do projeto de lei, o vereador Felipe Alecrim também usou o Pequeno Expediente da reunião plenária para explicar o projeto de lei de sua autoria. “O projeto é a ampliação da divulgação, em todos os equipamentos públicos e privados, para que a população tenha o entendimento de que entregar o filho para adoção não constitui crime”, afirmou.

O parlamentar ocupou novamente a tribuna durante o grande expediente para voltar a falar do seu projeto, após sua aprovação, e do projeto de lei nº 299/2022, que visa instituir no Recife o Dia do Nascituro. De autoria da vereadora Michele Collins (PP), a matéria gerou debate nesta segunda-feira e teve a sua votação adiada a pedido da parlamentar. “Nós devemos, ao invés de defender o aborto, fortalecer políticas públicas que apoiem as mulheres grávidas, que promovam a adoção, como o nosso projeto que foi aprovado aqui em plenária, que ofereça suporte a essas famílias, principalmente às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social”.

Na ocasião, em aparte a Felipe Alecrim, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) também se pronunciou de forma contrária ao aborto. “O meu mandato continuará a favor da vida, o meu mandato continuará a favor da sociedade. Esse é o mandato do vereador Luiz Eustáquio. Sou contra o aborto, sou a favor da vida, sou a favor da vida das pessoas, das crianças”.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista o pronunciamento de Felipe Alecrim.

Em 16.12.2024