Reunião solene homenageia Dia do Samba
A solenidade, que homenageou 24 sambistas e grupos de samba, foi presidida pelo vereador Zé Neto (PSB), que compôs a mesa com a vereadora autora do Requerimento e com a cantora Helena Cristina, no ato representando os homenageados. No discurso de saudação, a vereadora Elaine Cristina afirmou que, mesmo sendo considerado umas das principais manifestações culturais brasileira, por ser um gênero musical de origem negra, o samba sofreu sérias repressões. Tocar samba já foi motivo para ser preso no Brasil. Ser sambista, segundo ela, já foi “sinônimo de ser vadio e, por associação, bandido”.
A parlamentar explicou o motivo da realização da reunião solene. “Sabemos o quanto o samba é importante para população negra. É um ritmo, uma música, que conta as histórias reais do dia a dia dessa população. É o samba quem anima as periferias. Além disso, nós também sabemos da importância da valorização de cada sambista, que nem sempre são vistos nas televisões, por exemplo, apesar da importância cultural e artística”, afirmou.
Elaine Cristina também salientou que o samba nasceu na periferia, quando as populações negras realizavam rodas de samba. “Desde o passado foi e até hoje é assim. O samba traz alegria para o dia a dia do povão, que é um dia a dia muito puxado. As pessoas enfrentam muitas dificuldades para sobreviver, trabalham para trazer alimento dentro de casa, e quando chega o final de semana, se reúnem, fazem aquelas rodas de samba na sua periferia, que sabemos que é formada por maioria negra, trazendo alegria para todos”.
O samba foi reconhecido como manifestação cultural nacional por meio da Lei nº 14.567, de 4 de maio de 2023. Antes disso, a Lei nº 13.557, de 21 de dezembro de 2017, já havia estabelecido o dia 25 de novembro de cada ano, para celebrar o Dia Nacional do Samba de Roda. No entanto, o dia 2 de dezembro já figurava há muitos anos no calendário oficial de datas culturais no Brasil como o Dia do Samba. A sua comemoração, contudo, limitava-se a algumas cidades, como o Rio de Janeiro e Salvador. O Projeto de Lei nº 1.713-A, de 2007, de autoria de Índio da Costa, deputado à época, se propôs a decretar oficialmente em todo o território brasileiro o Dia Nacional do Samba.
Durante a reunião solene, a vereadora Elaine Cristina entregou um certificado a 24 homenageados pela passagem do Dia do Samba. A cantora Helena Cristina foi a escolhida para discursar em nome de todos os homenageados. “É uma responsabilidade muito grande representar tantos nomes e potências do samba. Estou emocionada com este reconhecimento, mas é importante estar aqui. É importante porque é um reconhecimento para todos nós que levantamos a bandeira do samba, uma vez que resistimos a tantos atropelos e tantas pedras do caminho”.
Helena Cristina afirmou, ainda, que “o samba é sinônimo resistência”, e acrescentou que continua lutando para que ele “não morra”. Observou que uma das lutas é para que “os movimentos artísticos e musicais da nossa cidade deem oportunidade para o samba”. Ela disse, também, que as rodas de samba já foram um monopólio de homens, “mas hoje, há muitas mulheres que estão reverberando o samba na nossa essência feminina”. Helena Cristina relatou que o Recife sediou o 7º Encontro de Mulheres na Roda de Samba, no final do mês passado. “Este ano homenageamos Áurea Martins e Clementina de Jesus”
A solenidade contou com apresentações musicais. Os sambistas Júlio César e Márcia Duarte fizeram uma apresentação musical, assim como também a cantora Leyde do Banjo mostrou sua arte momentos antes do encerramento. No final, o vereador Zé Neto fez uma avaliação da reunião solene que presidiu e convidou a todos para que, de pé, acompanhassem o Hino da Cidade do Recife.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista a reunião solene em homenagem ao Dia do Samba.
Lista de homenageados da reunião solene:
Anderson do Cavaco
Cristiano Jose de Lima
Didi
Dr. Bartolomeu
Duda do Surdo
Elias Grupo Terra
Flavio Moura de Araújo - Flavio do Samba
Gabi do Carmo
Helena Cristina
Heleno Baterista
Jorge Ribas
Julio Cesar D. da Silva (Animal)
Karina Spinelly
Leide do Banjo
Leno Galeria
Luana Tavares
Lucio Socrates
Luizinho
Mel de Gigante
Nilson do Banjo
Orlando do Pandeiro
Os Batuqueiros
Ricardo de Souza Ferreira – Rico
Samba do QG
Em 02.12.2024.