Segurança e investimento na saúde são debatidos na Câmara do Recife

Um relatório realizado pelo Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (SEEPE) e entregue aos vereadores foi debatido na Câmara do Recife nesta segunda-feira (9), durante a reunião Ordinária. O documento apresenta uma pesquisa realizada pelo sindicato nos oito distritos sanitários da cidade, e aborda questões como segurança nas unidades de saúde, investimento e necessidade de materiais. O tema foi discutido por diversos vereadores. As galerias do plenário estavam lotadas de profissionais da saúde com cartazes que solicitavam mais segurança nas unidades.

Ao ocupar a tribuna da Casa, o vereador Tadeu Calheiros (MDB) disse ter recebido o documento produzido pelo Seepe que pede melhores condições para trabalhadores e usuários da saúde. “Como podemos ver nos cartazes trazidos pelas pessoas, o que mais tem chamado a atenção delas é a segurança, seja para trabalhadores ou para usuários. O documento ainda discorre sobre pontos importantes como estruturas, insumos e há, ainda, um pleito específico sobre a abertura de mesa de negociação”.  

De acordo com Tadeu Calheiros, ele encaminhará um documento à Prefeitura do Recife solicitando uma reunião com vereadores, Poder Executivo e representantes do sindicato. “Propomos essa reunião para que a gente possa trabalhar ponto a ponto junto com a Secretaria, de forma mais urgente possível. Acabando esta sessão, estaremos enviando documento solicitando a reunião conjunta. Tudo isso é preciso ser discutido para que aconteça, de fato”, informou.  

Em aparte, o vereador Fred Ferreira (PL) disse também ter recebido o documento produzido pelo sindicato e pediu agilidade no processo. “A gente vem atrás de melhorias. Situações como essa são o nosso dia a dia do mandato. Que a base do governo venha e tenha agilidade nesse processo para que a Prefeitura possa resolver. Quem está na ponta é quem está sofrendo”, disse.

O vereador Felipe Alecrim (Novo) já havia se pronunciado sobre o assunto nesta segunda-feira, durante o pequeno expediente, e voltou a abordar a questão na tribuna da Câmara após o discurso de Tadeu Calheiros. Ele fez, em seus comentários, uma crítica às gestões do PSB na área da saúde. “Lá na ponta, as pessoas não conseguem o atendimento e, por muitas vezes, agridem os servidores. Sofre todo mundo. Sabe por quê? Porque falta investimento adequado à área de saúde. E a gente precisa lembrar que isso não é de agora. Quando a gente volta o nosso olhar para o Governo do Estado, há pouco tempo o Hospital da Restauração tinha teto caindo”.

O vereador Davi Muniz (PSD) participou de apartes durante a discussão do tema e, em seguida, subiu à tribuna e teceu suas considerações. “Não é de agora que a gente tem visto containers, obras, reformas que passam anos nos postos de saúde do Recife. É um absurdo o que estamos vendo aqui hoje, é a realidade da saúde do povo do Recife, do que o povo passa. Era para termos tido esse debate há muito mais tempo. Eu tenho certeza que essa Casa vai estar junto para que a gente possa mudar essa história”, pontuou.

Outro vereador a se pronunciar na tribuna da Câmara em meio ao debate foi Almir Fernando (PSB). O parlamentar, que integra a base do governo de João Campos (PSB), abordou diversos assuntos levantados pela oposição para criticar a gestão – como insegurança e gastos na decoração natalina deste ano – mas não deixou de tratar da área da saúde. De acordo com ele, o setor sofre com as demandas crescentes, mas a Prefeitura tem feito investimentos relevantes na área, como o Hospital da Criança. “O prefeito João Campos não tem deixado a saúde de lado. Nem a secretária [de Saúde] Luciana Albuquerque. A gente sabe que há necessidade, sempre, de melhorar. Não vai se mudar, de uma hora para a outra, a saúde, a educação, a segurança – que é um papel institucional do Estado”.

 Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista ao pronunciamento de Tadeu Calheiros.

Clique aqui e assista ao pronunciamento de Felipe Alecrim no pequeno expediente.

Clique aqui e assista ao pronunciamento de Felipe Alecrim no grande expediente.

Clique aqui e assista ao pronunciamento de Davi Muniz.

Clique aqui e assista ao pronunciamento de Almir Fernando.

Em 09.12.2024