Segurança pública é tema de debate na Câmara do Recife
Marco Aurélio Filho lamentou a morte da conselheira tutelar Rosimere Bizarria Silva Barbosa, de 42 anos, neste domingo (8), no Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, Agreste de Pernambuco. Segundo a Polícia Civil, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo no dia 28 de novembro no município de Angelim, local onde ela trabalhava.
“Como a gente sempre discute nesta Casa, o papel ostensivo e da segurança cabe ao Estado. Eu preciso registrar um crime que ocorreu recentemente que, infelizmente, levou ao falecimento de uma conselheira tutelar que estava no exercício e foi vítima da violência. Eu quero reforçar o debate de que a segurança está caótica e que os números apresentados pela Secretaria de Defesa Social não são verdadeiros”, afirmou.
O vereador Ivan Moraes também falou sobre a segurança pública durante a reunião Ordinária desta segunda-feira. Segundo ele, a governadora Raquel Lyra colocou crimes contra o patrimônio como prioridade no Plano de Segurança de Pernambuco, “enquanto tem gente morrendo” e com medo de sair na rua. “A governadora anunciou o início de um plano de segurança e, até agora, eu não conheço ninguém que tenha analisado. Ela mesma falou que a prioridade seria crimes contra o patrimônio. Eu não compreendo, numa das cidades em que mais se mata no Brasil, a gente ter uma governadora que entenda que a nossa prioridade na segurança pública é a prevenção de crimes contra o patrimônio’, pontuou.
“É importante que possamos denunciar e que a própria governadora possa ter a oportunidade de mudar essa prioridade. Não que crimes contra o patrimônio não sejam importantes de prevenir, mas não deveria ser a prioridade no Recife”.
Outros assuntos - Em seu pronunciamento, Marco Aurélio Filho também abordou outros assuntos, como a celebração de 120 anos da Festa do Morro da Conceição, que "é uma festividade importante para o Recife, pois Nossa Senhora da Conceição é a padroeira afetiva da cidade", disse. Ele falou, ainda, sobre a sua participação no Encontro Instituto Lixo Zero, em Salvado (BA), lembrando que assinou o acordo social de Embaixador Lixo Zero representando Pernambuco. Já o vereador Ivan Moraes ressaltou a paralisação dos entregadores de aplicativo, que coincide com uma audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir o reconhecimento do vínculo empregatício entre trabalhadores e aplicativos.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara.
Clique aqui e assista ao pronunciamento de Marco Aurélio Filho.
Clique aqui e assista ao pronunciamento de Ivan Moraes.
Em 09.12.2024