Tadeu Alencar recebe Medalha de Mérito José Mariano
A solenidade foi presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), que compôs a mesa de honra com Romerinho Jatobá; com Tadeu Alencar; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Valdecir Pascoal; a ex-vereadora, ex-deputada federal e autora do Decreto Legislativo, Marília Arraes; o desembargador federal Hélio Wanderley, do Tribunal Regional federal da 5ª Região; e a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. Ao longo de sua história, o homenageado já recebeu o Título de Cidadão do Recife e também foi condecorado por outras importantes instituições com a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado (Tribunal de Justiça de Pernambuco); Título de Cidadão de Pernambuco (Assembleia Legislativa do Estado); Medalha Nilo Coelho (Tribunal de Contas do Estado); Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca (Tribunal Regional Eleitoral). .
Francisco Tadeu Barbosa de Alencar nasceu em Juazeiro do Norte (CE), em 8 de abril de 1963. É formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), com especialização em Direito Tributário. Trabalhou no Banco do Brasil entre os anos de 1982 e 1991, período em que participou do movimento sindical como delegado do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Foi auditor fiscal do TCE. Em 1993, aprovado em concurso público de provas e título, Tadeu Alencar tornou-se procurador da Fazenda Nacional. Lá, foi procurador Regional da Fazenda Nacional da 5ª Região e, depois, procurador-geral adjunto do Ministério da Fazenda.
Convidado pelo então governador Eduardo Campos, assumiu, na primeira gestão (2007-2010), o cargo de Chefe da Casa Civil e procurador Geral do Estado. Tadeu Alencar também integrou o Conselho Superior da Advocacia Geral da União; a vice-presidência da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa); fez parte dos conselhos fiscais do Banco do Nordeste do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), além de delegado dos procuradores da Fazenda Nacional. Foi, também, procurador de Justiça, deputado federal por dois mandatos (2015-2019 e 2019-2023), ambas as legislaturas pelo PSB.
No seu discurso, o vereador Romerinho Jatobá salientou o trabalho realizado por Tadeu Alencar em prol do Recife e de Pernambuco. “Estamos aqui cumprindo o papel de fazer uma entrega que foi uma proposição da então vereadora Marília Arraes. É um reconhecimento a toda a trajetória de Tadeu Alencar e ao que ele tem se dedicado à nossa cidade e ao nosso estado. Tadeu foi procurador-geral do Estado, secretário da Casa Civil e atualmente desenvolve um papel importante no Ministério do Empreendedorismo, em Brasília”, afirmou.
De acordo com Romerinho Jatobá, Tadeu Alencar nunca deixou de ajudar o Recife e os recifenses. “É um reconhecimento para poder devolver a Tadeu tudo o que ele tem dado ao Recife. Ele já se tornou cidadão do Recife em 2004 e, hoje, recebe a Medalha de Mérito, tendo as duas maiores comendas desta Casa, podendo, ainda, pela frente, trabalhar mais pelo Recife”, pontuou.
Em seguida, a vice-presidente nacional do Partido Solidariedade, Marília Arraes, também discursou. Ela lembrou ter sido autora da homenagem quando ainda era vereadora, em 2012. “Depois [de ser vereadora] eu fui deputada federal, mas sempre admirando o trabalho de Tadeu, que veio do Ceará para cá e já virou cidadão recifense. Sem dúvida alguma, ele merecia mais homenagens pelo trabalho que sempre executou a favor de Pernambuco. Foi secretário de estado, deputado federal, trabalhou no Ministério da Justiça. Sem dúvida, é uma medalha muito merecida que a Casa de José Mariano vai dar hoje a Tadeu Alencar”, afirmou.
Após os discursos de Romerinho Jatobá e de Marília Arraes, o homenageado recebeu a Medalha de Mérito José Mariano, com o respectivo diploma, das mãos do presidente da Câmara Municipal do Recife. Em seguida, Tadeu Alencar fez o discurso de agradecimentos. “Há 20 anos eu tive uma alegria muito grande de receber o Título de Cidadão do Recife e isso, para um cearense da região do Cariri, é uma honra muito grande. Eu vivo no Recife há muitos anos, mas é sempre bom o coração ser afagado por um reconhecimento. E hoje é uma alegria renovada receber uma comenda que tem o nome José Mariano, personagem marcante da história pernambucana, no abolicionismo, na política e no jornalismo. Um grande pernambucano. Por isso, para mim é uma honra. Além de renovar a alegria é um reconhecimento ao nosso trabalho, à função pública que a gente procura exercer sendo fiel à tradição de Pernambuco, de seriedade, integridade, de republicanismo”, disse.
No final, o vereador Samuel Salazar fez uma análise da solenidade que presidiu. "Essa homenagem foi votada nesta Casa duas vezes, sendo uma delas em 2012, quando a então vereadora Marília Arraes apresentou e, agora, com o requerimento do vereador Romerinho Jatobá. Em ambas as ocasiões, essa homenagem foi aprovada por unanimidade. Como [o homenageado] bem disse, Recife foi a cidade que ele escolheu para viver e o seu discurso mostra que você conhece bem o Recife. O plenário e a galeria cheios demonstram que, quando a gente está ao seu lado, a gente está em boa companhia". Samuel Salazar convidou a todos os presentes para acompanhar a execução do Hino da Cidade do Recife.
Clique e acompanhe a reunião solene na íntegra.
Clique e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 13.12.2024