Vereadores aprovam o Diario de Pernambuco como Patrimônio Imaterial Histórico e Cultural do Recife

A Câmara do Recife aprovou, durante a reunião plenária desta terça-feira (3), em primeira votação, o projeto de lei Ordinária número 204/2024, que declara Patrimônio Imaterial Histórico e Cultural do Recife o jornal Diario de Pernambuco. De autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a proposta que destaca a importância do jornal na história da cidade e do Estado também foi discutida pelo vereador Ivan Moraes (PSOL).

Autora do projeto, a vereadora Ana Lúcia mencionou que o Diario de Pernambuco está prestes a completar 200 anos de história e de serviços prestados. “Quem de nós aqui não se deleita no prazer de abrir as páginas do Diario de Pernambuco, se apropriar de notícias onde a gente sabe que prezam pela ética e pela verdade. O Diario de Pernambuco, na sua longa história de serviços prestados, é o jornal mais antigo em circulação na América Latina. Ele foi fundado em 7 de novembro de 1825, pelo tipógrafo Antonino José”, disse.  

Ana Lúcia lembrou da história do Diario de Pernambuco desde a sua fundação, que o jornal nasceu na Rua Direita, número 267, no bairro de São José, Centro, além de também ter tido várias outras sedes no Recife. “Tornar o Diario de Pernambuco Patrimônio Imaterial, no nosso mandato, muito nos honra, porque preserva a nossa história, sobretudo em tempos de notícias instantâneas, de tantas fake news e vidas destruídas por notícias mentirosas. O Diario de Pernambuco precisa ter preservado toda a sua história, e precisa também continuar trazendo para todos nós notícias verdadeiras, com ética, com princípio da democracia e com direito ao contraditório”, salientou. 

Em aparte, o vereador Ivan Moraes disse que, além de ser jornalista, fez parte do Diario de Pernambuco. Ele exaltou a importância da existência, mas lamentou os problemas enfrentados pelo jornal. “A gente tem uma redação ínfima, pouquíssimas pessoas, atuando profissionalmente no jornal”, disse. 

 

Clique aqui e assista ao pronunciamento de Ana Lúcia.

 

Em 03.12.2024.