Por sua trajetória “de fé, amor, serviço ao próximo e, também, por sua luta social contínua”, o padre José Severino de Arruda, conhecido popularmente como Padre Biu de Arruda, recebeu o Título de Cidadão do Recife em reunião solene realizada na noite desta terça-feira (4). “Por essas qualidades, ele é digno desta homenagem, um merecedor inconteste”, comentou o vereador Felipe Alecrim (Novo), autor da proposição. Natural de Cumaru, Agreste pernambucano, atualmente, o religioso pertence à Paróquia de Santa Luzia, no bairro da Estância, Zona Leste da cidade, além de ser, também, representante do Clero da Arquidiocese de Olinda e Recife e Membro do Conselho Presbiteral. O vereador Samuel Salazar (MDB) presidiu a solenidade.
O vereador Carlos Muniz (PSB) destacou em reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (4), a importância dos Centros Comunitários da Paz (Compaz), e indicou a inauguração de três novas unidades. Ele explicou a função do equipamento público, que já foi premiado pela ONU e tem parceria com a UNICEF. De acordo com o vereador “é inegável que a violência é um flagelo que acontece no dia a dia do nosso Recife, e o prefeito João Campos, tem feito algo em prol para diminuição da violência, tanto que ele está expandindo a rede Compaz”.
O trabalho beneficente da Associação de Amigos da Justiça de Pernambuco (AAJUPE) ganhou o reconhecimento da Casa de José Mariano nesta terça-feira (4), em uma reunião solene promovida no plenário da Câmara do Recife. O evento, realizado por iniciativa da vereadora Aline Mariano (PSB), prestou homenagem à entidade e à sua presidente, Sandra Paes Barreto. O presidente da Poder Legislativo municipal, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conduziu a cerimônia.
A má qualidade e a insegurança no transporte público por ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) levaram o vereador Victor André Gomes (PV) a se pronunciar na tribuna da Câmara Municipal durante a reunião plenária desta terça-feira (4). Na tribuna da Casa, Gomes mencionou dados negativos sobre o sistema, criticou a falta de prestação de informações do Grande Recife Consórcio de Transportes Metropolitano e a inação do Governo do Estado a respeito da questão. O parlamentar defendeu que o serviço volte a ser controlado pela capital pernambucana.
Celebrado anualmente em 5 de junho e criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Meio Ambiente foi destacado pelo vereador Osmar Ricardo (PT), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (5). Ele aproveitou para salientar a importância da disseminação de informações sobre o meio ambiente no Recife, como, por exemplo, o descarte correto de resíduos sólidos, para que diminua o impacto das chuvas na cidade. “O problema no meio ambiente é universal e, ao longo desses dias, estamos vendo muita chuva e muito alagamento no Recife, que são causados por problemas de drenagem na cidade e potencializados pelo descarte incorreto do lixo”, disse.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) questionou o vereador Felipe Alecrim (Novo) a respeito do que seria o fato determinante para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara Municipal, sobre o Saúde Recife – previdência e assistência à saúde dos servidores do município. O pronunciamento do parlamentar, vice-líder do governo na Casa, ocorreu em seguida à fala do outro vereador na tribuna, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (4).
A atuação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na Zona Oeste do Recife foi tema de um discurso proferido pelo vereador Chico Kiko (PSB) nesta terça-feira (4), durante a reunião plenária da Câmara Municipal. Na tribuna da Casa, o parlamentar afirmou que, naquela região, são comuns os relatos de que as intervenções feitas pela empresa têm baixa durabilidade.
Durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (4), o vereador Felipe Alecrim (Novo) disse que realizou visitas de fiscalizações em unidades de saúde que são geridas pela Prefeitura do Recife e informou que “elas estão um verdadeiro caos”: são a Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela, Zona Norte; a Policlínica Naíde Regueira Teodósio, no Pina, Zona Sul; e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Eulâmpio Cordeiro, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (4), o vereador Samuel Salazar (MDB) fez um apelo para que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) conclua a sua parte na obra que está sendo realizada no Ipsep, Zona Sul. O parlamentar mencionou uma matéria publicada no Diario de Pernambuco, na semana passada, em que aponta que a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) multou a Compesa em mais de R$ 5 milhões. “Essas multas são decorrentes de uma série de problemas que a Compesa tem causado na cidade”, disse.
Na Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrada na primeira semana do mês de junho, o vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) repercutiu ações direcionadas ao meio ambiente do Recife, durante a reunião plenária da Casa de José Mariano, nesta terça-feira (4). “Já participei de um projeto extremamente importante com uma ONG, o Pró-Capibaribe, e a gente pôde retirar diversas toneladas de resíduos do rio”. Vale destacar que dia 5 é o Dia Mundial do Meio Ambiente que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas.