Notícias

Dar acesso ao auxílio-moradia emergencial a pessoas com deficiência, independentemente de sua renda familiar e pessoal. É isto que garante a Lei Municipal 18.256/2016, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), publicada neste mês no Diário Oficial do Recife. Da tribuna da Casa de José Mariano, a parlamentar falou sobre a nova legislação nesta terça-feira (23).

Um vídeo sobre a importância do debate político gravado pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, foi repercutido na Câmara do Recife nesta terça-feira (23) pelo vereador Eurico Freire (Rede). “É o voto consciente que fará a política brasileira evoluir”, comentou o parlamentar.

Hoje é a missa de sétimo dia do ex-prefeito e ex-vereador Liberato Costa Júnior, falecido no dia 13 de janeiro. A celebração ocorrerá às 19h30, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, localizada na Rua do Payssandu, 112, Boa Vista, em frente à Praça Chora Menino. O “Velho Liba” dedicou sua vida política à causa do Recife e era considerado um dos mais autênticos municipalistas. Era tido como uma referência pela sua experiência acumulada ao longo de 10 mandatos consecutivos de vereador e por conhecer a história política da cidade. Era, ainda, um grande conhecedor do Regime Interno da Câmara Municipal do Recife uma vez que participou da sua elaboração.

Capibaribe, Beberibe, Jiquiá, Jaboatão e Tejipió. Esses famosos rios que irrigam o Recife podem ganhar uma campanha pelo desassoreamento de seus leitos, caso o projeto de lei 179/2015, de autoria do vereador Antonio Luiz Neto (PTB) seja aprovado pela casa de José Mariano e sancionado pela prefeitura. A campanha, nomeada “Pacto pela Proteção aos Leitos dos Rios que Banham o Perímetro Urbano da Cidade do Recife”, deve ocorrer anualmente no mês de setembro.

Um projeto de lei em tramitação na Câmara do Recife propõe obrigar casas de festas, espetáculos e eventos infantis a possuir mais de uma porta de saída de emergência. De autoria do vereador Marcos di Bria (PSDC), o projeto de número 151/2015 vai estabelecer, caso sancionado, que a saída extra seja construída na lateral ou nos fundos desses estabelecimentos voltados ao público mirim.

Falecido há uma semana, vítima de parada cardiorrespiratória, o ex-prefeito e ex-vereador do Recife, Liberato Costa Júnior, está recebendo a sua primeira homenagem da Câmara Municipal. A iniciativa é do vereador Wanderson Florêncio (PSDB), que está propondo, através do projeto de lei número 03/2016, mudar o nome da Estrada de Belém para “Estrada de Belém Vereador Liberato Costa Júnior”. A mudança ainda poderá demorar, pois a proposta terá que tramitar pelas comissões quando terminar o recesso parlamentar, em fevereiro.

O jornalista Carlos Augusto Ramos Leal Filho, conhecido como Percol entre os colegas , que morreu no mesmo acidente que vitimou o ex-governador Eduardo Campos, há cerca de dois anos, está sendo homenageado pela vereadora Marília Arraes (PSB), através de um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal do Recife. A vereadora propõe que a Biblioteca do Compaz localizado na Avenida Aníbal Benévolo, no Alto Santa Terezinha, seja denominada “Biblioteca Jornalista Carlos Percol”.

Um aparelho capaz de calcular a quantidade de pessoas em um ambiente pode se tornar item obrigatório nas casas noturnas do Recife. É o que dispõe o projeto de lei 206/2014, de autoria do vereador Henrique Leite (PT), em tramitação na Casa de José Mariano. Apenas as boates, danceterias, casas de show e espetáculos sem assentos marcados com capacidade para cem ou mais pessoas deverão se adequar caso o projeto seja sancionado.

Disciplinar a realização do parto humanizado – aquele que respeita a fisiologia do procedimento e as escolhas da mulher – na capital pernambucana. Com esse objetivo, tramita na Câmara do Recife um projeto de lei de autoria do vereador Estéfano Menudo (PSB), inscrito sob o número 160/2015. Caso seja sancionada, a nova lei vai tornar obrigatória a presença de um médico ou enfermeira obstetra durante o nascimento e garantir a afixação de cartazes a respeito do parto humanizado em unidades de saúde públicas e particulares.

Josias Tavares, Severina da Silva, Edna Marques. Os nomes nas catacumbas que cercam a última morada do ex-vereador Liberato Costa Júnior, sepultado no cemitério de Santo Amaro nesta quinta-feira (14), não são ilustres – mas, com isso, refletem o amor que o parlamentar tinha pelo povo recifense.