O sepultamento do corpo do ex-vereador Liberato Costa Júnior, 99 anos, está previsto para às 10h da manhã desta quinta-feira, no cemitério de Santo Amaro. No momento, o velório ocorre no plenário da Câmara Municipal do Recife, onde parentes, amigos e autoridades se revezam no adeus a um dos mais respeitados homens públicos que a Cidade conheceu. Sua vasta biografia, que inclui dez mandatos como vereador, mandatos como prefeito e deputado estadual, pode ser acompanhada na matéria.
O governador Paulo Câmara, o vice Raul Henry e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, compareceram ao plenário da Câmara Municipal do Recife, no início da noite desta quarta-feira, 13, durante o velório do corpo do ex-vereador Liberato Costa Júnior. Eles lamentaram a perda do político que influenciou gerações e é exemplo de ética e amor ao Recife. Liberato entra para a história como o vereador recifense que teve dez mandatos consecutivos, sendo o último em 2012.
O corpo do ex-vereador, ex-prefeito do Recife e ex-deputado estadual Liberato Costa Júnior está sendo velado no plenário da Câmara Municipal do Recife. Considerado pelos políticos de todo o Brasil, como sendo um dos mais autênticos municipalistas e pelos atuais vereadores da Câmara Municipal como um grande regimentalista, Liberato Costa Júnior, 99 anos, faleceu no final da manhã de hoje, em sua casa no bairro de Campo Grande. O motivo da morte foi uma parada cardiorrespiratória. Ele deixa duas filhas e sete netos. Foram 10 mandatos de vereador do Recife seguidos (1955-2012). O corpo será sepultado no Cemitério de Santo Amaro, amanhã, quinta-feira, às 10h.
Os vereadores da Cidade do Recife lamentam o falecimento do ex-vereador Liberato Costa Júnior, nesta quarta-feira, 13. O velório ocorre no plenário da Casa – palco de efervescentes discussões parlamentares. Um espaço que foi muito apreciado por Liberato durante o período em que exerceu os seus dez mandatos.
Considerado pelos políticos de todo o Brasil, como sendo um dos mais autênticos municipalistas e pelos atuais vereadores da Câmara Municipal do Recife como um grande regimentalista, o ex-vereador, ex-prefeito do Recife e ex-deputado estadual Liberato Costa Júnior, 99 anos, faleceu no final da manhã, em sua casa no bairro de Campo Grande.
Ele amava o Recife e seu povo. Era conhecedor de sua história, não só aquela registrada pelos livros e ensinada nas escolas, mas também a história dos dias atuais, sobretudo dos casos políticos. Ele mesmo ajudou a protagonizar muitos acontecimentos em eleições. Foi prefeito, vereador e deputado estadual. Ajudou a elaborar leis que melhoraram a qualidade de vida da capital de Pernambuco e era um defensor da democracia. O ex-vereador Liberato Costa Júnior, um dos políticos mais experientes do Estado, faleceu nesta quarta-feira. Deixa duas filhas e sete netos.
Enquanto o Recife se prepara para os festejos do Carnaval, em que são comuns as festas do tipo Open Bar, está aguardando parecer da Comissão de Direitos Humanos, do Contribuinte e do Consumidor da Câmara Municipal do Recife o projeto de lei 16/2015, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (Rede), que proíbe a venda de ingressos para esse tipo de festas em bares, restaurantes, boates, casas de shows, pátio de eventos, camarotes carnavalesco, etc, Nesses eventos, a pessoa paga apenas por sua entrada e a bebida é liberada, algumas sem horário de acabar. “Essas festas incentivam o consumo de danoso e sem controle”, comentou o vereador.
Um projeto de lei do vereador Romerinho Jatobá (PR) que se encontra em tramitação na Câmara do Recife pode obrigar a instalação, no município, de sinalização luminosa piscante em áreas onde estejam instalados radares de controle de velocidade. Caso seja sancionado, o projeto – que está inscrito sob o número 45/2015 – vai possibilitar a anulação das multas aplicadas por radares posicionados em regiões não sinalizadas na forma da lei.
Na tentativa de criar a Política de Fomento à Economia Solidária da Cidade do Recife (PFEPS-Recife), o vereador Jurandir Liberal (PT), apresentou o projeto de lei número 246/2015, na Câmara Municipal, que tem por diretriz – como diz a própria matéria legislativa – “a promoção da economia solidária e o desenvolvimento de grupos organizados autogestionários de atividades econômicas solidárias, de forma a articulá-los ao mercado e a redes associativistas e cooperativistas tornando suas atividades auto-sustentáveis, por meio de programas, projetos, incentivos e parcerias com Estado e o Município de Recife, sociedade civil e a iniciativa privada, convênios e outras formas admitidas em Lei”.
Às vésperas do Carnaval, tramita na Câmara Municipal do Recife – atualmente em recesso parlamentar - um projeto de lei que visa reduzir um tema polêmico que sempre vem à tona nesse período: o pagamento de cachês aos artistas populares que são contratados para a maior festa da Capital pernambucana. O projeto de lei 249/2015, de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSDB), dispõe sobre contratações artísticas do Recife. Ele prevê que os pagamentos referentes às apresentações da cultura popular serão pagos através de subvenção., que contemplam apresentações de concursos, desfiles, encontros e apresentações artísticas nos Polos Oficiais da Prefeitura do Recife.