Para comemorar os 70 anos do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), a vereadora Missionária Michele Collins (PP) realizou reunião solene no plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira, 23. O HCP iniciou suas atividades em 9 de novembro de 1945 já com o objetivo de ser uma instituição de saúde de direito privado, sem fins lucrativos e de reconhecida utilidade pública. “A Casa de José Mariano se reúne hoje para prestar justa homenagem a uma das mais destacadas instituições de saúde do Estado. A sua história teve início graças a um grupo de senhoras da alta sociedade pernambucana, que se reuniu num casarão localizado no bairro do Espinheiro. Na época, a ideia foi abraçada pela senhora Dília Henriques, que mobilizou outras senhoras para a causa”, ressaltou a vereadora.
Localizada às margens da BR101, entre os bairros de Guabiraba e Dois Unidos, na Zona Norte, a comunidade de Passarinho se ressente da falta de políticas públicas nos setores de saúde, educação, meio ambiente e na questão fundiária. Para debater os problemas que as cerca de 25 mil famílias enfrentam, o vereador Jurandir Liberal (PT) realizou reunião pública na manhã desta segunda-feira, 23, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. “Antes de convocar esta reunião, estive na comunidade para conhecer de perto a sua realidade. Só gosto de encampar uma luta quando tenho clareza e certeza sobre ela. Por isso, vamos tentar reverter essa situação em setores fundamentais da cidadania. Este é apenas o primeiro momento, pois vamos fazer reivindicações junto às duas esferas do Executivo”, disse o vereador.
Nesta sexta-feira (20), a juventude tomou conta do plenário da Casa de José Mariano. Numa cerimônia que reuniu autoridades, pais e amigos, os 39 eleitos para o 6º Parlamento Jovem da Câmara do Recife tomaram posse e discursaram na tribuna. O autor do requerimento da iniciativa foi o vereador Wanderson Florêncio (PSDB), que participou da mesa do evento. Os jovens parlamentares foram eleitos para um ano de mandato.
Tratado pelos participantes de audiência pública realizada na Câmara Municipal do Recife como “grave problema institucional”, o atraso nas obras de requalificação urbanística da comunidade do Pilar foi debatido na manhã desta sexta-feira, no plenarinho. “A comunidade é o retrato das desigualdades sociais do Recife”, alertou a vereadora Marília Arraes (PSB), que comandou a audiência. Iniciadas em 2010, as obras foram avaliadas em R$ 39,4 milhões e os recursos, liberados pelo Governo Federal através do PAC 1. A previsão de conclusão era 2012, mas até agora só 20% foram concretizados.
Os representantes eleitos para o 6 Parlamento Jovem do Recife participaram nesta quinta-feira, 19, de um curso sobre o dia a dia da Câmara e a elaboração de projetos de lei. Eles assistiram a palestras e vídeos que mostraram causas sociais e a importância de criar leis que beneficiam a população. Todos receberam a cartilha “Projeto de Lei: minhas primeiras noções”, que detalha o processo de elaboração da matéria legislativa.
Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), atualmente professor de Tecnologia da Informação, é também supervisor do Pronatec. Desde 2011 passou a trabalhar apenas para o IFPE, antiga Escola Técnica de Pernambuco , onde ensina Informática até os dias de hoje. A homenagem traduzida em forma de Título de Cidadão do Recife foi proposta pelo vereador Jairo Britto(PT) expressando o reconhecimento público ao professor Luiz Fernando Fernandes Miranda. A reunião solene para entrega do título aconteceu no plenário da Câmara do Recife na tarde desta quinta-feira 19.
No momento em que a Prefeitura do Recife está elaborando uma minuta para projeto de lei que tratará da regularização e funcionamento dos templos religiosos no município, o vereador Luiz Eustáquio (Rede) realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira, 19, para debater a Lei Municipal 17.773/2012, que estabelece requisitos para a regularização, edificação e funcionamento de templos religiosos de qualquer culto. O plenarinho ficou lotado de pastores e demais fiéis evangélicos. “A representatividade de um templo para os fiéis e a sociedade é um grande atrativo para a propagação da fé religiosa em nosso município, que, além da fé, transmite sentimento de paz e realiza ações de diversos fins para o bom desenvolvimento social”, considerou Eustáquio.
Desde 1935, eles batalham pelos músicos pernambucanos – e, neste mês, completam 80 anos de luta sindical. Em uma reunião solene, a Câmara do Recife homenageou nesta quinta-feira (19), através de requerimento do vereador Davi Muniz (PEN), o Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de Pernambuco por sua história e atuação. A cerimônia contou com a presença de personalidades da categoria.
O veto do prefeito ao projeto de lei número 28, de 2015, que obriga a fixação de quadro com os telefones destinados ao recebimento de sugestões, reclamações e denúncias de usuários dos serviços de saúde foi criticado pelo autor da matéria, o vereador Antônio Luiz Neto (PTB), na tarde desta quarta-feira, 18. “Fui surpreendido quando tomei conhecimento que houve o veto do prefeito. O projeto foi aprovado por unanimidade aqui na Casa e, também, já é lei em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte”.
Dois pedidos de vista impediram a convocação dos secretários municipais de Planejamento Urbano e de Mobilidade e Controle Urbano para participar de audiências públicas sobre a situação das obras paralisadas na comunidade do Pilar, e da promoção da mobilidade por bicicleta e o Plano Diretor Cicloviário no Recife, respectivamente. “Essa é uma manobra da bancada do Governo para obstruir o nosso dever constitucional de fiscalizar o executivo. Os pedidos de vista são feitos com a intenção meramente protelatória”, criticou a vereadora Marília Arraes (PSB), autora dos requerimentos. Os pedidos de vista devem ser entregues no prazo de cinco dias. Só então, os requerimentos podem voltar à pauta de votação.