Restaurantes, hotéis, motéis, bares, lanchonetes e similares do Recife terão que instalar câmeras nas suas cozinhas, com gravação que acumule todo o movimento dos últimos 30 dias. As imagens serão disponibilizadas aos consumidores, em tempo real, por meio de monitores nos locais onde a eles são ofertados lugares para o consumo do que adquirem. O projeto do vereador Carlos Gueiros (PTB) foi discutido durante a reunião plenária desta quarta-feira, 16, mas a votação foi adiada.
A vereadora Isabella de Roldão (PDT) repercutiu na tarde desta quarta-feira (16), no plenário da Câmara, uma série de denúncias feitas durante a manhã em uma audiência pública realizada pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). Ela pediu que a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara averiguasse os problemas relatados.
Conhecer a Câmara Municipal do Recife, seu funcionamento e organização. Foi com esse intuito que cerca de 70 alunos do segundo e do quinto períodos de Direito da Faculdade Joaquim Nabuco visitaram a Casa de José Mariano nesta quarta-feira (16). A atividade foi realizada por iniciativa da vereadora Isabella de Roldão (PDT).
A falta de segurança nas ruas foi o tema debatido pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), durante a Reunião Plenária desta quarta-feira, 16. “A insegurança vem assustando o povo do Recife e do nosso estado de Pernambuco. E o Pacto pela Vida, quando foi criado, já discutia a importância de ouvir a sociedade para que a mesma pudesse interagir. Seja através de reuniões em clubes ou associações de moradores. Mas, na verdade, essa lacuna ainda não foi preenchida”.
Com 218 quilômetros quadrados, o Recife tem 69% da extensão como área de morro que precisa de atenção especial. É onde reside mais da metade da população. Por isso, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou audiência pública nesta quarta-feira, 16, para debater o tema “área em situação de riscos: medidas preventivas e contenção de encostas”. O objetivo, segundo ele, foi reunir os secretários municipais do setor de Infraestrutura e Defesa Civil para saber o que vem sendo realizado, mas ao mesmo tempo apresentar resultados à população do que foi feito durante a Operação Inverno. “Sou da base do governo na Câmara, mas meu gabinete tem sido procurado com frequência por pessoas que trazem demandas, cobrando limpezas nas encostas e ao mesmo tempo reivindicando participar de forma direta das decisões sobre as obras que serão realizadas nas comunidades”, disse.
Uma entidade sem fins lucrativos que surgiu como um movimento local dos moradores do Bongi, Mustardinha, Mangueira, San Martin e outras localidades do Recife. É o Grupo de Apoio ao Subúrbio (GAS), que foi reverenciado na tribuna da Câmara durante a reunião plenária desta terça-feira, 15, pelo vereador Estefano Menudo (PSB). O parlamentar disse que a instituição participa da restauração de praças, escolas e outros equipamentos públicos, como também promove apoio psicossocial a dependentes de drogas lícitas e ilícitas e mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, entre outras atividades.
Durante a reunião plenária desta terça-feira, 15, o vereador Marcos Menezes criticou a postura da oposição na Câmara do Recife e chamou o discurso da bancada de incoerente. “Eles adotam duas posturas, uma quando falam do governo federal e outra do governo municipal”. O parlamentar se referia a quantidade de requerimentos apresentados por alguns vereadores que fazem parte da bancada oposicionista. “Limpeza de escadarias, implantação de corrimão, recuperação de escadaria, drenagem. São tantos pedidos que o prefeito não consegue fazer tudo”.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) usou o Plenário da Câmara nesta terça-feira (15) para defender a gestão do Recife das críticas feitas pelo vereador Osmar Ricardo (PT) no mesmo dia aos cortes de cargos no município e a alguns serviços urbanos.
O vereador Osmar Ricardo (PT) repercutiu nesta terça-feira (15), no plenário da Câmara, uma matéria do Jornal do Commercio publicada neste mês sobre os cortes e demissões apresentados pela Prefeitura para conter a crise nas contas municipais.
A vereadora Isabella de Roldão (PDT) dirigiu-se à tribuna na tarde desta terça-feira,15, para comentar sobre a VI Conferência Municipal da Mulher do Recife. O evento aconteceu entre os dias 10 e 12, no Centro de Formação Paulo Freire, bairro da Madalena. “Algumas ressalvas eu gostaria de fazer menção nessa tribuna sobre a Conferência. Fui surpreendida quando quis posicionar-me propondo uma modificação e tive minha palavra proibida sob o argumento de que eu não era delegada. Mas sabemos que nas conferências todos têm a palavra”.