Alunos e moradores de várias comunidades do Recife, além de parlamentares e integrantes da Polícia Militar de Pernambuco, lotaram as galerias e o plenário da Câmara durante a tarde desta quarta-feira, 23, para prestigiar uma homenagem do vereador Almir Fernando (PC do B) aos “Amigos do 11º Batalhão”, pelos projetos sociais que começaram há quase dois meses em oito bairros carentes da cidade e que hoje já atendem 23 comunidades, beneficiando 1.100 pessoas.
O vereador Eriberto Rafael (PTC) cobrou nesta quarta-feira (23) o andamento das obras da Praça de Esportes e Cultura Caxangá, que está sendo construída em um terreno da Avenida Caxangá conhecido como antiga fábrica de estopa. Segundo o vereador, as obras se encontram paralisadas.
Em uma reunião assistida por professores da rede municipal, o vereador André Régis (PSDB) levantou problemas sofridos pelos alunos das escolas municipais do Recife. “Como é possível uma criança saudável ir para a escola todos os dias ao longo de vários anos e não aprender a ler?”, questionou.
O vereador Romerinho Jatobá (PR) fez um apelo ao Poder Judiciário no sentido de dar celeridade à transferência de recursos dos depósitos judiciários e administrativos aos municípios e estados. A lei, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP,) foi sancionada pelo Governo Federal, mas sem prazo para a realização da transferência.
O vereador Davi Muniz (PROS) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta quarta-feira (23) para tratar da situação do atraso de pagamentos aos permissionários do transporte complementar do Recife. Em seu pronunciamento, ele pediu ao presidente da Câmara Municipal que fosse formada uma comissão de vereadores para tratar do assunto.
Michele Collins (PP) defendeu na tarde desta quarta-feira, 23, o Projeto de Lei de autoria dela que obriga as empresas responsáveis pela construção de habitações populares a indenizar os moradores por defeitos e vícios na execução das obras. Quando uma casa é entregue com problemas, os moradores não sabem a quem recorrer e não têm outro lugar para ir.
A falta de sanitários para uso público nas estações de metrô do Recife foi o tema do discurso do vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB), na tarde desta quarta-feira, 23. O parlamentar lembrou que já apresentou nesta Casa um projeto de lei, de autoria dele, dispondo sobre a instalação de banheiros públicos nas estações de metrô do Recife. A matéria foi promulgada em 2012.
O Recife tem uma frota de quase um milhão de veículos registrados e ao mesmo tempo apenas 33 quilômetros de ciclovia, ciclofaixas e ciclorrotas. No Dia Mundial Sem Carro, os números foram trazidos ao plenário nesta terça-feira, 22, pelo vereador Eurico Freire (PV) para reforçar o pedido de apoio ao projeto de lei de autoria dele que obriga a realização de estudos para a inclusão de ciclovias nos projetos de criação, melhoria ou ampliação de ruas, avenidas, pontes, viadutos e túneis na cidade.
Foi aprovado em primeira discussão, na tarde desta terça-feira, 22, o projeto de lei de Amaro Cipriano Maguari (PSB) indicando normas e critérios para a manutenção e pavimentação urbana no Recife. Com a proposta, o vereador quer responsabilizar as empresas que aplicam o asfalto na cidade pela qualidade do material utilizado.
O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) comunicou no plenário, nesta terça-feira, 22, que vai encaminhar um requerimento ao secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, solicitando a regulamentação do serviço de mototaxista no Recife. O motivo seria trazer mais segurança às pessoas que já usam o transporte informal, especialmente, na periferia. “Essa é uma prática muito comum no Recife, e não há controle nem fiscalização por parte da gestão municipal, o que aumenta os riscos para os passageiros”, alertou o parlamentar.