Sob a presidência do vereador Rinaldo Junior (PSB), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (2), e realizou a análise e aprovação de nove proposições. Destas, três são projetos de lei Ordinária (PLO) destinados às mulheres: enfrentamento à violência política, divulgação de canais de denúncia e aluguel social. A reunião contou com a presença dos vereadores Samuel Salazar (MDB), Gilson Machado Filho (PL), Gilberto Alves (PRD) e Carlos Muniz (PSB).
Desde o dia 10 de março, quatro parques públicos do Recife – Jaqueira, Santana, Apipucos e Dona Lindu – passaram a ser administrados pela iniciativa privada. Dentre as mudanças previstas para ocorrer com o regime de concessão, uma delas tem se destacado como uma das maiores apreensões dos frequentadores da Jaqueira: a extinção da pista de bicicross que fica dentro do parque e abriga um projeto social há cerca de 40 anos. Para tratar desse tema, a Câmara do Recife promoveu nesta terça-feira (1º), por iniciativa da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL), uma reunião pública com os principais envolvidos no caso.
A Câmara do Recife aprovou, durante a reunião plenária desta terça-feira (1º), uma série de requerimentos que solicitam que o Poder Executivo melhore a infraestrutura e o abastecimento de unidades de serviços municipais, como escolas e postos de saúde. Na tribuna, o vereador Eduardo Moura (Novo) discutiu os pedidos formulados por ele nesse sentido e, também, requisições da vereadora Liana Cirne (PT). De acordo com o vereador, a necessidade de apresentar os requerimentos revela o mau estado dos serviços públicos do Recife.
Um amplo debate sobre a requalificação dos prédios das escolas da rede municipal de ensino, melhorias na educação, e também a criação de uma campanha e ações de conscientização sobre a violência política contra a mulher, usando como espaço a Câmara Municipal do Recife, foi realizado durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (1º). O debate foi originado a partir de requerimentos de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e contou com a participação da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL), Gilson Machado Filho (PL), Carlos Muniz (PSB), Eduardo Moura (Novo) e Davi Muniz (PSD).
A Câmara Municipal do Recife torna público a decretação do luto oficial de três dias devido ao falecimento do professor, advogado, jornalista, ensaísta e poeta brasileiro Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça. Ele foi ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Pernambucana de Letras. O intelectual morreu sábado (29), no Recife, aos 85 anos, de falência múltipla dos órgãos. A Casa de José Mariano se solidariza com parentes e amigos, ao mesmo tempo que reconhece que a grandeza da obra de Marcos Vilaça seguirá inspirando novas gerações.
Homenagem aos 50 anos do Grupo Mulher Maravilha. Congratulações a pessoas e instituições pela passagem do Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. Benefícios para pessoas com fibromialgia. Estes foram temas de requerimentos apresentados pela vereadora Liana Cirne (PT), que foram aprovados na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (1º). A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) também participou do debate.
Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (1º), a vereadora Flávia de Nadegi (PV) defendeu o projeto de lei Ordinária (PLO) número 90/2025, de sua autoria, que institui o Selo Mulher Mais Segura, no município do Recife. Ele se destina a identificar, certificar e incentivar as empresas públicas e privadas que adotam medidas de segurança, acolhimento e proteção voltadas para mulheres, especialmente aquelas em situação de violência ou vulnerabilidade. “O Recife tem se destacado como um município que tem compromisso com a implementação de políticas públicas voltadas para a proteção e promoção dos direitos das mulheres. No entanto, a violência doméstica e de gênero ainda é uma realidade alarmante. A criação do selo se insere numa estratégia para ampliar o acesso à proteção e ao acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade, além de reforçar o compromisso da Cidade com a criação de um ambiente mais seguro e acolhedor para todas as suas cidadãs”, disse.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (1º), o vereador Rinaldo Junior (PSB) fez um discurso destacando os trabalhos desenvolvidos pelo ex-secretário de Educação da cidade, Fred Amâncio, que deixou a pasta na segunda-feira (31). “Frederico da Costa Amâncio deixa a Secretaria de Educação para seguir novos rumos mas, como ele mesmo me confidenciou, vai seguir na luta por uma educação inclusiva e universal para todos. Fred transformou a Educação de Pernambuco, conquistou pessoas pela sua humildade, gestão e capacidade de entregar o que as pessoas jamais acreditavam. Ele chegou ao número absurdo, no ano passado, de 160 unidades escolares sendo requalificadas, reformadas e ampliadas ao mesmo tempo, o que mostra uma capacidade de gestão muito grande”, pontuou.
Uma entrevista concedida pelo prefeito João Campos, na segunda-feira (31), sobre um erro inicial no relatório do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) a respeito do caso dos indícios de sobrepreço na compra de kits escolares para professores adquiridos pela gestão, foi repercutida nesta terça-feira (1º), na Câmara do Recife. Durante o pequeno expediente da reunião plenária, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) corroborou que houve erro preliminar nos cálculos feitos pelo TCE. O vereador Eduardo Moura (Novo), por sua vez, reconheceu a revisão do relatório e tratou das explicações do chefe do Executivo.
Seis requerimentos de votos de aplausos de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) foram debatidos na tribuna pela autora das propostas, na reunião plenária da Casa de José Mariano nesta terça-feira (1º). As matérias aprovadas foram direcionadas a uma guarda municipal, atrizes, produtores, instituições e unidade de ensino. Os vereadores Fabiano Ferraz (MDB), Paulo Muniz (PL) e Luiz Eutáquio (PSB) discutiram as proposições.