Notícias

A Câmara do Recife aprovou na tarde da última segunda-feira, 04, em duas discussões, o projeto de lei do Executivo 08/2015, regulamentado o plano específico para os Cais de Santa Rita e José Estelita além do Cabanga. O vereador Osmar Ricardo (PT) comentou o tema na tarde desta quarta-feira, 06. “Está casa viveu um momento de insatisfação inclusive a bancada da oposição. Lembro que a discussão para esse projeto foi pequena, apesar da importância dele”.

Embora a terceirização dos contratos tenha sido proposta pela base do governo federal e conte com apoio da presidência da República, no que diz respeito às atividades meio, parte dos vereadores se colocou contrária à proposta. Luiz Eustáquio (PT) relembrou, esta tarde na Câmara do Recife, as comemorações do primeiro de maio quando as centrais sindicais se manifestaram em todo o país. Algumas como a CUT contrárias porque acredita que retira ganhos dos trabalhadores. Outras a favor como a Força Sindical que defende o aumento de empregos.

Um alerta mundial sobre as mortes provocadas no trânsito denominado Maio Amarelo ganhou apoio dos vereadores da Câmara do Recife. Vera Lopes (PPS) comentou esta tarde que esse programa tem apoio do poder público e da sociedade organizada. “É um alerta para tentar diminuir as mortes no trânsito cada vez mais violento. Morre-se mais em acidentes nas ruas do que do coração ou de câncer”.

A Comissão de Educação reuniu-se na tarde de hoje,5,com a presença dos vereadores Eriberto Rafael (PTC), Aerto Luna (PRP) e o presidente do grupo, André Régis (PSDB). Durante o encontro foram discutidos três projetos de lei e, dentre estes, foi aprovada a proposta do vereador Eriberto Rafael (PTC) que torna as bancas de jornais e revistas ponto de informações turísticas na cidade do Recife. A matéria seguirá, posteriormente, para apreciação do Plenário.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) marcou na tarde desta terça-feira, 05, a passagem do Dia Internacional da Parteira e o primeiro ano do Dia Municipal da Parteira, celebrado hoje. “A parteira é a profissional mais antiga da história, mas que nos dias de hoje é desvalorizada, discriminada e pouco aceita. Destaco a importância de se ter essas mulheres em seu trabalho de parto, pois fazem vir ao mundo o bebê de forma natural e simples”.

O vereador Osmar Ricardo (PT) repercutiu na tarde desta terça-feira, 05, o editorial publicado hoje pelo Jornal do Commercio . “O título do editorial já diz a situação que se encontra os Centros Comunitários da Paz (Compaz), Passo Lento no Compaz. O projeto que tinha o objetivo de auxiliar no combate à violência nas comunidades através de ações de inclusão social, fortalecimento da cidadania e atividades educativas e esportivas para jovens, está parado sem perspectiva para funcionar”.

O vereador Alfredo Santana (PRB) comentou na tarde desta terça-feira, 05, a Caravana do Resgate, que aconteceu no último dia 01 de maio, na Igreja Universal do Reino de Deus. “O evento que acontece desde 2011 proporciona renovação espiritual aos voluntários e membros da Universal e marca um recomeço àqueles que decidem voltar a ter um relacionamento com Deus”.

A falta de vagas nos cemitérios do Recife foi o tema do pronunciamento do vereador Jadeval de Lima (PTN), hoje (5), na Câmara.“Não se pode mais morrer no Recife. Deparei-me hoje com uma família querendo enterrar um ente querido e não tem mais nenhuma vaga em nenhum dos cemitérios da nossa cidade. Isso gera uma inquietação muito grande na família e o custo financeiro aumenta porque as funerárias guardam o corpo e, para isso, cobra-se um valor a mais".

O inverno está chegando e a limpeza nos canais do Recife tem que ser agilizada, segundo o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB). O assunto foi levado à tribuna da Casa na tarde de hoje,5. “Faço um apelo ao presidente da Emlurb para elaborar um projeto com o intuito de realizar a limpeza dos canais em todo o Recife. Menciono alguns que precisam desse serviço essencial, como no rio Tejipió, Planeta dos Macacos, Piracicaba, na rua José Tavares de Holanda e em Jardim São Paulo”.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 3 de maio,foi criado pela Organização das Nações Unidas , para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para relembrar os profissionais da imprensa que morreram ou foram torturados exercendo a profissão. E a vereadora Aimée Carvalho (PSB) recordou a data durante Reunião Plenária desta terça-feira,5.