Após a deputada petista e ex-ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário criticar a Ditadura Militar, o deputado progressista Jair Bolsonaro fez discurso contra os direitos humanos dizendo à deputada que não a estuprava porque ela “não merecia”. O vereador Osmar Ricardo (PT) foi contra o posicionamento do deputado e ressaltou que “o combate ao estupro é uma luta das mulheres há anos. O homem que foi eleito pelo povo para fazer lei, não pode fazer apologia a um ato criminoso como esse. A casa do povo não pode aceitar e deixar esse fato passar sem punição. É preciso que se tome uma providência para que acontecimentos como esses não voltem a acontecer.”
O vereador Jurandir Liberal (PT) dirigiu-se à tribuna hoje (15) para tratar de dois assuntos. O primeiro refere-se à proposta da Prefeitura de cadastramento dos flanelinhas no Recife. “Quando imaginei que o secretário João Braga cadastraria os flanelinhas eu achava que era uma forma de oportunidade de emprego para aquelas pessoas, a exemplo do ex-prefeito João Paulo, que capacitou moradores residentes da ponte do Limoeiro. Mas cadastrar para formalizar algo que é errado é um absurdo".
Para aprofundar as discussões sobre o projeto de lei 36/2014, de autoria do Poder Executivo, que propõe a criação da Companhia Recife de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos (RECDA), uma sociedade de economia mista vinculada à Secretaria Municipal de Finanças, o vereador Raul jungamann (PPS) realizou reunião pública na manhã desta segunda-feira, 15. A reunião, no plenarinho da Câmara Municipal, contou com a presença do secretário de Finanças, Roberto Pandolfi, e equipe técnica, que vieram esclarecer pontos do projeto e tirar dúvidas, enquanto a matéria está aguardando pareceres das comissões de Finanças e Orçamento e Legislação e Justiça.
Agradecer o cansaço das lutas e o descanso, as dificuldades e os benefícios alcançados neste ano de 2014. Agradecer foi o principal objetivo da reunião solene Manhã com Deus, promovida pela vereadora Michele Collins (PP ), nesta sexta-feira, 12. Ela destacou o quanto era preciso fortalecer a fé para enfrentar os obstáculos diários. “Há dias em que acordamos tristes, preocupados, querendo que o dia continue escuro. Mas Deus coloca a Sua mão poderosa para nos ajudar. Nós trabalhadores dessa Casa, somos servidores do Recife, podemos passar por dificuldades mas devemos crer que Deus se faz presente”, ressaltou a parlamentar, após uma oração e a citação de palavras da Bíblia.
Em homenagem ao grupo “Terço dos Homens Mãe Rainha de Brasília Teimosa”, formado por leigos religiosos que está comemorando 11 anos de existência, a Câmara Municipal do Recife realizou sessão solene na manhã desta sexta-feira, 12, por iniciativa do vereador Eduardo Chera (SDD). Os devotos da Mãe Rainha de Schoenstatt vem contribuindo para a construção de uma identidade católica, através da religiosidade, na comunidade. “O que leva homens de diferentes histórias de vida a se unir em uma só fé? O que os motiva a se reunirem semanalmente para a reza do Terço? O que os faz permanecer na fé?”, questionou o vereador, na solenidade.
Responsável por todas as etapas de uma construção, o engenheiro tem o seu dia marcado na agenda da Câmara Municipal do Recife, há 14 anos. Muitos profissionais estiveram presentes para celebrar a data comemorativa da profissão, 11 de dezembro, numa iniciativa do vereador -e engenheiro- Jurandir Liberal (PT), hoje (11). Durante a solenidade também foi concedido o Título de Cidadão do Recife ao engenheiro eletricista e historiador Roberto Luiz de Carvalho Freire.
Considerado o livro mais lido e publicado no mundo, a Bíblia recebeu uma homenagem no plenário da Câmara do Recife, na manhã desta quinta-feira, 11, por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PT). A reunião solene destacou o Dia da Bíblia ao som de louvores e citações do Evangelho, na presença de evangélicos de diversas denominações. “Sabemos que é através deste Livro Sagrado que nos alimentamos e nos fortalecemos na Palavra de Deus. Sua mensagem desde o princípio”, ressaltou o parlamentar.
Com a presença dos secretários municipais de Assuntos Jurídicos, Ricardo Corrêa, e de Finanças, Roberto Pandolfi, as comissões de Legislação e Justiça e de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal do Recife realizaram reunião conjunta na manhã desta quinta-feira, 11, para analisar projetos de lei do Poder Executivo que estão aguardando análise e pareceres de relatores. Três deles, que lidam diretamente com as finanças públicas e com pessoal, foram analisados durante quase três horas; outros oito projetos foram votados a aprovados pelas comissões, devendo agora seguir para o Plenário.
Para homenagear o povo do Recife, ou o Zé povinho, como carinhosamente se referiu o vereador Raul Jungmann (PPS), ele propôs conceder o Título de Cidadão do Recife ao comerciante Zenildo Ferreira, hoje proprietário de um boxe de venda de artesanato no centenário Mercado de São José. Ele é alagoano, do município de Murici, e veio para o Recife com 15 anos de idade. Aqui fincou raízes, criou família de onze filhos, 15 netos e um bisneto. Agregando o real sentido de família.
Comenda concedida a personalidades que tenham prestado serviços relevantes ao município, de acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal, o título de Cidadã do Recife foi entregue a Sônia Haddad Morais Hernandes, também conhecida como bispa Sônia, da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, na manhã desta quarta-feira, 10. A iniciativa foi do vereador André Ferreira (PMDB), que no ano passado também agraciou com a mesma honraria o esposo da bispa, o apóstolo Estevam Hernandes. A igreja é famosa por ter, entre os seguidores, o jogador Kaká.