Notícias

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública nesta quinta-feira, 26, para discutir o relatório de avaliação do cumprimento de metas fiscais do último quadrimestre do ano de 2014 da Prefeitura do Recife. De acordo com os resultados apresentados, a execução orçamentária até o final do terceiro quadrimestre que, em outras palavras, é todo o ano de 2014, cumpriu o que foi estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Foi registrado um resultado primário de, aproximadamente, R$ 104,5 milhões e um resultado nominal de R$ 220,6 milhões.

A discussão do projeto de lei do Executivo 02/2015, que cria a Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, além de extinguir e criar novos cargos, tramitou em regime de urgência e com dispensa de prazo. Mas ao chegar hoje 25, ao plenário para votação, recebeu elogios e questionamentos dos parlamentares. O PLE foi aprovado em primeira e segunda discussões, não sem antes passar pelo crivo e análise dos vereadores.

A vereadora Michele Collins (PP), cuja luta contra as drogas vem de longa data, defendeu com veemência a criação da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, contida no Projeto de Lei do Executivo 02/2015 que também extingue e cria novos cargos comissionados. O PLE teve dispensa de prazo e foi apreciado em regime de urgência. Ontem ele veio ao plenário para votação e foi aprovado em primeira e segunda discussões, na Câmara do Recife.

A limpeza do canal do Rio Morno, localizado no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, foi executada pela Prefeitura e bastante elogiada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), durante a Reunião Plenária de hoje (25). “É com muita alegria que queremos agradecer à Prefeitura pela limpeza do canal do Rio Morno. Os moradores estão muitos satisfeitos com a ação, mas lembro que não vamos cansar de lutar para que se esse canal torne-se rio novamente".

A campanha “Climatização já” que propõe a climatização de todas as unidades da rede municipal, cujo autor é o vereador André Régis (PSDB), foi ressaltada pelo parlamentar, na tarde de hoje (25), na Câmara. “Tenho recebido um amplo apoio, de professoras que tem compartilhado a mensagem pelas redes sociais , além dos meios de comunicação. Acabei de chegar da escola Rosemar Macedo, na Avenida Norte e, apesar de ser uma escola nova , não tem refrigeração. O calor em todas as salas superou a casa de 30 graus”.

O vereador Luiz Eustáquio (PT) usou a tribuna na tarde desta quarta-feira, 25, para comentar a reunião que teve hoje pela manhã com o secretário Executivo de Administração e Gestão de Pessoas da Prefeitura do Recife, Joaquim Pinto, no plenarinho da Casa de José Mariano. Um dos assuntos debatidos no encontro foi a criação da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. “O secretário se colocou à disposição para que a gente possa opinar sobre a nova pasta”.

Na tarde desta quarta-feira, 25, a Comissão de Saúde foi instalada para o exercício do biênio 2015-2016. Estiveram presentes os vereadores Rogério de Lucca (PSL), reeleito presidente, Aimée Carvalho (PSB), como vice-presidente, além de Erivaldo da Silva (PTC). Romildo Gomes Neto (PSD) e Marcos di Bria (PTdoB) também fazem parte do grupo.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife realizou reunião extraordinária para analisar o projeto de Lei número 02/2015, de autoria do Poder Executivo, que extingue e transforma cargos comissionados e reestrutura a administração direta do Poder Executivo Municipal. O objetivo foi ouvir os esclarecimentos da Secretaria de Administração da Prefeitura do Recife sobre as mudanças propostas e tirar dúvidas dos vereadores para embasar o relatório com o parecer da comissão, que será votado em reunião plenária.

As atuações das polícias militar, civil e rodoviária federal foram elogiadas pelo vereador Henrique Leite (PT), durante a Reunião Plenária desta terça,24. “Quero cumprimentar e fazer um registro de uma categoria que muita vezes é mal vista na sociedade e bem vista no momento em que precisam. Nesse período carnavalesco, as polícias militar, civil e rodoviária não tiram férias ou folga em hipótese nenhuma. Podemos constatar, durante os dias de festa, a polícia atuando em todos os momentos da folia, dando a sensação de segurança, apesar dos índices de homicídio terem aumentado. Acompanhei pessoalmente os blocos e polos na capital e tive esse sentimento ”.