O retorno de Romerinho Jatobá (PR) à Câmara do Recife foi festejado pelos parlamentares. Antes de conceder a palavra aos colegas, ele fez breve relato da passagem pela Secretaria Municipal de Habitação. Lembrou que assumiu o cargo em ano eleitoral e por isso com orçamento enxuto. “Foi preciso criatividade para tocar obras e realizações. Conseguimos dar andamento a três conjuntos habitacionais, regularizar terras para o programa Minha Casa Minha Vida em Tejipió e Nova Descoberta. Toda a documentação já está na Caixa Econômica esperando liberação de verbas federal e contrapartida da Prefeitura”.
O requerimento é um instrumento que os vereadores usam para fazer solicitações encaminhadas pela população ao Executivo. Eles são lidos e votados em plenário para em seguida serem encaminhados aos órgãos a que se destinam. Embora usado por todos os parlamentares, alguns questionaram na tarde desta terça-feira 03, a eficácia deles junto à gestão. O vereador Jurandir Liberal (PT), por exemplo, perguntou aos colegas Alfredo Santana (PRB), cujo requerimento pedia calçamento no Ibura, e ao vereador Almir Fernando (PCdoB), que segundo ele é considerado campeão de solicitações, se seus pleitos eram atendidos.
A vereadora Aimée carvalho (PSB) desejou um 2015 produtivo para todos os parlamentares e funcionários da Casa, durante discurso realizado hoje (3), na Câmara. “Sempre que começamos o ano, formamos o nosso pensamento para que esse seja extremamente positivo. Primeiramente quero agradecer a Deus por esta oportunidade de poder trabalhar pelo desenvolvimento do Recife. Aos meus nobres colegas vereadores quero dizer que durante esses dois anos aprendi muito com vocês e que, juntos, discutimos e votamos matérias sempre convictos do nosso papel porque somos representantes do povo e o nosso dever é legislar para ele”.
Um ofício direcionado à Prefeitura sobre a falta de iluminação na Via Mangue levou o vereador Henrique leite (PT) a comentar o problema na tarde desta terça, 3, na Câmara. “Há mais de 30 dias, encaminhei o documento e até agora não houve resposta. A Via Mangue está às escuras e ela passa a ser um risco à população porque não tem nenhum policiamento na área, nem câmeras. É uma ameaça não só para o cidadão que passa na área, como a população vizinha que passa a ter risco de violência e crime”, disse.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) dirigiu-se à tribuna na tarde desta terça, 3, para solicitar um encontro com o prefeito Geraldo Julio sobre as demandas da cidade. “É uma reflexão que faço aqui, nessa tribuna, pois no meu entendimento, a Prefeitura está precisando conectar-se com a Câmara. Está ocorrendo um fato prejudicial à administração: a ausência de diálogo. Consequentemente, o prefeito sai desgastado de todo esse processo e minha insatisfação maior, e falo em meu nome, é que eu não estou sendo ouvido e não tenho acesso ao prefeito”, disse.
O vereador Aerto Luna (PRP) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 3, para solicitar a realização de Audiência Pública sobre a Campanha de Fraternidade deste ano, que terá o tema Fraternidade: Igreja e Sociedade eu Vim Para Servir. O encontro deve acontecer no plenarinho da Câmara, no dia 5 de março, a partir das 9h. "A Campanha da Fraternidade de 2015 buscará recordar a vocação e a missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre igreja e sociedade, proposta pelo Concílio Ecumênico Vaticano II", adiantou o parlamentar.
O problema da escassez de água no Brasil que diariamente vem sendo mostrado nos principais veículos de comunicação foi o tema do pronunciamento da vereadora Michele Collins (PP), na tarde desta terça-feira, 3. “É importante lembrar que falta de água já existe em várias regiões do Brasil e do mundo e que o maior responsável é o ser humano. Nas regiões onde essa situação atinge índices críticos de disponibilidade, como recentemente o estado de São Paulo, decorre principalmente da falta do manejo e usos sustentáveis de recursos naturais”.
A retirada de ambulantes das ruas do Recife foi o tema do discurso do vereador Osmar Ricardo (PT) na tarde desta terça-feira, 03. “A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano alegou que a falta de alvará desses comerciantes foi o principal motivo pela retirada deles das ruas. Devo ressaltar que existem vários estabelecimentos da Prefeitura que também não possuem alvarás. É preciso que a lei seja cumprida por todos”.
O vereador Jurandir Liberal (PT) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 3, para repercutir o encontro que aconteceu hoje entre os vereadores, representantes da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal do Recife. A reunião foi para discutir o ordenamento da Avenida Conde da Boa Vista que resultou na retirada de camelôs do local. “Parabenizo o presidente da Casa, Vicente André Gomes, pelo posicionamento nesse processo, também pelo equilíbrio ao receber a representação dos movimentos junto com outros vereadores”.
Durou mais de três horas o encontro intermediado pelos vereadores do Recife que reuniu representantes da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e do sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal, nesta terça-feira, 03, na sala das Comissões. Em pauta o ordenamento da Avenida Conde da Boa Vista que resultou na retirada de camelôs do local. O presidente da Câmara Municipal, Vicente André Gomes (PSB), ponderou a necessidade de encontrar um consenso em que prevaleça o diálogo para uma solução entre as duas partes e franqueou a Casa como local para outras reuniões sobre o assunto.