Na tarde desta segunda-feira, 26, Michele Collins (PP) defendeu na tribuna na Casa um projeto de sua autoria nº 389/13, que pede a gratuidade na taxa de estacionamento em hospitais do Recife para acompanhantes de pacientes internados. Para a vereadora, “esse tipo de cobrança prejudica o cidadão que, já tendo pago pelos serviços de saúde, ainda tem que arcar com a despesa do estacionamento”.
O projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a destinar R$ 1 milhão para custear obra emergencial de reforma e restauração das torres sineiras da Basílica de Nossa Senhora da Penha; e mais R$ 247 mil à Fundação Gilberto Freyre, para recuperação e restauração da estrutura da construção do muro será votado hoje pela Câmara Municipal do Recife. A reunião ordinária, que vai apreciar a matéria, está prevista começar às 15h. A votação será realizada em primeira discussão, procedimento de praxe que, na prática significa que, mesmo sendo aprovado, o projeto terá que voltar ao plenário para uma segunda análise dos vereadores.
Na manhã desta sexta-feira, 23, o plenário da Câmara do Recife, que estava lotado de amigos e autoridades, viu Graça Maria Monteiro Brennand receber a Medalha José Mariano, a mais alta comenda da Casa, através de requerimento que foi proposto pelo vereador André Regis (PSDB). Graça Brennand recebeu a distinção por conta dos serviços educacionais prestados a vários jovens do bairro da Várzea. É lá que funciona o Educandário Nossa Senhora do Rosário, que existe desde 2001, oferecendo gratuitamente atividades como aula de música, religião, artes e ensino básico de educação para 240 crianças entre quatro meses e cinco anos de idade. Além de serviços médicos e odontológicos.
Uma minuta de decreto, construída pelos vereadores que formam a Comissão dos Impactos das Obras das Concessionárias de Serviços Públicos do Recife, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) e dirigentes de empresas que prestam serviços de abastecimento de água, gás, telefone e luz, foi apresentada e aperfeiçoada na manhã desta sexta-feira, na Câmara Municipal do Recife. O texto propõe a criação de uma comissão pública permanente para fazer o planejamento, gestão e acompanhamento de serviços e obras públicas. Sua finalidade é ordenar e criar parâmetros nos impactos de obras realizadas nas ruas para impedir que as calçadas fiquem cheias de buracos, canos estourados, fios expostos, tampas de lobo abertas e outros problemas que afligem a população.
A pedido do vereador Alfredo Santana (PRB), os grupos de Evangelização da Catedral e o “A Gente da Comunidade” da Igreja Universal, foram homenageados hoje na Câmara do Recife. De acordo com o parlamentar o trabalho desses grupos é voltado para levar a palavra de Deus aos que necessitam de ajuda espiritual. “Eles trabalham nas ruas, nas casas de recuperação, levando a palavra e a ajuda material”. Ele entregou 12 diplomas a doze pessoas representando os apóstolos de Cristo.
O projeto de lei do Executivo que institui a gratuidade do Sistema de Transporte Público a Passageiros - Passe Livre - para os estudantes do segundo ciclo do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino, que está tramitando na Câmara Municipal do Recife, foi encaminhado às comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes. “A proposta vem no sentido de atender aos estudantes no sistema de transporte público coletivo para deslocamento residência/escola/residência do aluno”, justificou o prefeito Geraldo Júlio, no texto que está em análise.
O vereador Wilton Brito (PHS) criou projeto de lei que determina que as entidades responsáveis por realização de provas de vestibular, concursos e outros eventos do mesmo tipo, sejam obrigadas a disponibilizar ambulâncias nos locais de realização dos certames. O projeto diz que os eventos precisam ter 1,5 mil pessoas, no mínimo, reunidas no mesmo local para que a ambulância e uma equipe médica estejam disponíveis para atendimento.
Na tarde desta quarta-feira, 21, foi realizada uma reunião solene para a entrega do Título de Cidadão do Recife ao Ex-deputado, Geraldo Barbosa. O autor do requerimento foi o vereador Eduardo Marques (PTB), que é vice-presidente da Câmara, e disse que “falar desse homem é difícil por tudo o que ele fez por Pernambuco e dos vários serviços prestados pelo Estado. Tenho notícias sobre o que Geraldo Barbosa fez para Pernambuco, e foram inúmeras ações. Impossível resumi-las em poucas palavras. Geraldo Barbosa é muito digno e o Recife está muito feliz em ter mais um filho”, falou o parlamentar.
A única brasileira detentora de medalha olímpica no pentatlo moderno, a pernambucana Yane Marques, recebeu o título de cidadã recifense, nesta quarta-feira, 21, por iniciativa da vereadora Aline Mariano (PSDB). “Estou muito feliz. Acostumada com as competições, vivo agora emoção e situação diferentes, recebendo esta homenagem numa casa política”, disse ela. O plenário da Câmara Municipal, onde foi realizada a reunião solene, ficou lotado de autoridades, pessoas ligadas aos esportes, artistas, amigos e familiares de Yane. Ela é natural de Afogados da Ingazeira, sertão do Pajeú. “Quando soube que receberia o título, fiquei sem saber se teria dupla naturalidade. Só depois entendi que se tratava de um reconhecimento”, disse, bem humorada. Com 30 anos, desde os 11 vive no Recife. “Nesta cidade construí a minha história com o esporte”, afirmou.
Durante coletiva na tarde desta segunda-feira (20), o prefeito Geraldo Júlio anunciou o Passe Livre no Recife. O benefício faz parte do Programa de Governo estipulado pelo gestor durante as eleições e deverá beneficiar mais de 14 mil estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino.“A Câmara sente-se honrada em ter participado ativamente deste processo e pela sintonia fina que tivemos desde o início com a prefeitura do Recife”, disse o presidente da Casa de José Mariano, Vicente André Gomes (PSB).