Após realizarem uma pesquisa interna para atividades pedagógicas, os alunos do ensino fundamental do Colégio Grande Passo, de Boa Viagem, visitaram a Câmara Municipal do Recife nesta quarta-feira, 23, para conhecer o funcionamento do legislativo municipal e saber como os problemas que eles identificaram no levantamento podem ser resolvidos pelos parlamentares. Pela manhã, foram 44 estudantes, na faixa etária de 10 anos, todos da mesma sala, recebidos pelo vereador Alfredo Santana (PRB). À tarde, a Câmara recebeu 38 alunos da mesma escola e os vereadores Aderaldo Pinto (PRTB) e Rogério de Lucca (PSL) responderam os questionamentos dos alunos.
O vereador Eduardo Chera (SDD) teceu elogios à realização da Paixão de Cristo organizada pela Segunda Igreja Batista de Brasília Teimosa, durante a Semana Santa. O parlamentar destacou na tribuna da Câmara, na tarde desta segunda-feira, 21, que o evento ocorreu na Rua Dr. Henrique Lins e reuniu mais de duas mil pessoas.
Para assinalar o final de um ciclo econômico, onde se tornou patente a queda considerável do PIB, que deve ser de no máximo 1,5% este ano, o vereador Raul Jungmann (PPS) fez duras críticas na tarde desta terça-feira 22, na Câmara do Recife, à condução macroeconômica implantada no país pelo governo de Dilma Rousseff. “A presidente colocou o Brasil em uma condição incompatível com o que o país precisa crescer. Voltamos a ter inflação, preços alterados e o câmbio não flutua”.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) relacionou as dificuldades da mobilidade no Recife, na tarde desta segunda-feira, 22. Ele aproveitou também para destacar o projeto de sua autoria que dispõe sobre a obrigatoriedade de as concessionárias de carros e motos fazerem a entrega ou efetuar o plantio de uma muda de árvore nativa para cada veículo novo (zero quilômetro) vendido na cidade.
A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu reportagens veiculadas na imprensa local sobre as cracolândias que se formaram no centro do Recife. Ela disse na Câmara Municipal na tarde dessa terça-feira 22, que o poder público não proporciona possibilidades de tratamento para essas pessoas dependentes de drogas, que não encontram locais de prevenção nem de atendimento. “Essa gestão já completou um ano e cinco meses, lançou o Plano de Combate às Drogas em novembro passado e até agora não saiu do papel. Os drogados andam sem rumo pela cidade e não sabem aonde ir e a quem recorrer”.
O recebimento de diversos e-mails relatando a falta de segurança no bairro de Santo Amaro levou o vereador Osmar Ricardo (PT) a usar a Tribuna na tarde desta terça, 22. O parlamentar ficou preocupado com os casos de arrombamento e assaltos que estão sendo feitos na área. “A falta da segurança pública em nosso estado é muito séria. Recebi e-mails relatando a insegurança em Santo Amaro, com arrombamentos em carros e casas. No início de janeiro até a presente data, uma das pessoas contou que já levaram 23 bicicletas na comunidade. O prefeito incentiva a usar bicicleta, mas os furtos têm tido números muito grandes. E além das bicicletas, mas de 30 veículos foram arrombados”, disse.
Com a participação das vereadoras Aline Mariano (PSDB) e Michele Collins (PP), a Comissão de Direitos Humanos reuniu-se na tarde desta terça,22, na Câmara. Durante o encontro, foram distribuídos 10 projetos e 25 foram discutidos. Destes, 6 receberam pareceres favoráveis.
O vereador Marco Aurélio (SDD) comentou na Tribuna desta terça, 22, sobre a pesquisa realizada pelo Instituto Exatta, em parceria com o jornal Folha de Pernambuco, sobre a gestão do prefeito Geraldo Júlio. De acordo com os dados, o prefeito foi aprovado por 75% dos moradores da capital pernambucana. A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 6 de abril e ouviu 1.608 pessoas em todas as regiões da capital pernambucana. A margem de erro é de 2,4% para mais ou para menos. “Quero repercutir, aqui na Tribuna, sobre essa boa notícia. Penso que, em apenas 1 ano e 4 meses de gestão, isso significa uma sinalização importante para nós que fazemos parte desse governo”, disse.
O vereador Alfredo Santana (PRB) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 22 para falar que na manhã do ultimo sábado, a Igreja Universal do Reino de Deus comemorou o Dia Universal da Mulher – “Dia M”, em todo mundo. Em recife o evento aconteceu no parque 13 de maio. “O objetivo do encontro foi para valorizar a mulher que ainda é agredida e massacrada. Muitas mulheres ainda são assassinadas pelos seus companheiros. O homem tem que dar o devido valor à mulher, que é um sexo frágil”.
Através de um projeto de lei que acabou de encaminhar à Câmara Municipal, o vereador Almir Fernando (PCdoB) está buscando uma forma de minimizar a poluição causada pelos veículos automotores no Recife. É o de número 85/2014, que dispõe sobre a obrigatoriedade de as concessionárias de carros e motos fazerem a entrega ou efetuar o plantio de uma muda de árvore nativa para cada veículo novo (zero quilômetro) vendido na cidade.