De acordo com o vereador Almir Fernando (PCdoB), os apagões, que vem ocorrendo no Recife, vêm prejudicando a população. Durante o pronunciamento na Câmara hoje, 5, o parlamentar cobrou melhor qualidade dos serviços de energia elétrica aos usuários. “Na zona norte, por diversas vezes, tivemos apagões e as pessoas sendo altamente prejudicadas. Lembro que nos anos 90 começou privatização de empresas de energia em todo o país, como objetivo de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos serviços. Com a implementação da lei nº 8.631 em 1993, as tarifas de fornecimento de energia elétrica a serem cobradas de consumidores finais são propostas pelo concessionário. Então, as empresas podem dizer quanto querem de aumento. Os índices acontecem pelo IGPM, o que é desleal. E não vimos nada para se beneficiar com as privatizações no setor elétrico. Vemos os apagões afetando a sociedade e comerciantes que precisam de energia para preservar alimentação. Dias atrás, o IML passou 3 dias sem energia”.
Comemorado no dia 5 de maio, o Dia Internacional da Parteira foi lembrado hoje (5), pela vereadora Isabella de Roldão (PDT). A parlamentar frisou que deu entrada na Câmara a um projeto de lei que institui o dia 5 de maio como Dia Municipal das Parteiras, no âmbito do Recife. “Transformar o dia para o âmbito municipal é reconhecer a importância dessas mulheres e o resgate de um nascimento que parece estar esquecido na sociedade. Hoje tivemos um encontro com uma parteira reconhecida nacionalmente, a Maria dos prazeres, e juntas conversamos sobre o resgate e respeito às parteiras. Foi uma conversa rica onde lembramos que as mulheres hoje, infelizmente, não têm oportunidade de dizer como quer ser realizado o parto”, disse.
Para participar de discussões sobre o marco regulatório das comunidades terapêuticas no país, proposto pelo governo federal, a vereadora Michele Collins (PP), disse hoje na Câmara do Recife, que vai participar em Brasília de encontros sobre o tema. “Vou estar presente a uma reunião do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad) onde os debates acontecerão”.
As mães foram lembradas no plenário, na tarde desta segunda-feira, 05, pelo vereador Jurandir Liberal (PT). “No dia 1 de maio, foi comemorado o dia do trabalhador e não poderia deixar de citar o melhor e mais eficiente funcionário que existe no mundo que é a mãe”.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) falou no plenário, na tarde de hoje (5), sobre a Marcha da Maconha que aconteceu ontem, (4), e reuniu cerca de 500 pessoas no centro do Recife. “Há muito tempo nós, da Frente Parlamentar de Combate ao Crack e Outras Drogas, lutamos para garantir uma sociedade livre dessas substâncias. Nós ainda nos chocamos em ver a sociedade fazendo uma marcha a favor desse conteúdo que causa tanto mal”.
A vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira, 05, para repercutir um texto elaborado pelo deputado federal Jean Wyllys, do PSOL/RJ, que trata da legalização da maconha e a anistiados dos traficantes de drogas. “Acho muito complicado como parlamentar e representante do povo fazer apologia às drogas. Defender esse mal é algo muito sério e pode causar consequências irreversíveis”.
Para custear obras emergenciais de reforma, recuperação e restauração na Fundação Gilberto Freyre e Basílica Nossa Senhora da Penha, o Poder Executivo encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal do Recife para autorizar a destinação de recursos financeiros na ordem de R$ 1.247.140,65. As obras previstas no projeto de lei 11/2014 foram apontadas em laudos realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, por intermédio da sua Secretaria Executiva de Defesa Civil. Eles apontam riscos iminentes de desabamento de estruturas das torres sineiras da Basílica de Nossa Senhora da Penha e do muro da Fundação Gilberto Freyre.
Com a proximidade do Dia do Trabalho, 1º de maio, a vereadora Isabella de Roldão (PDT)realizou audiência pública na Câmara Municipal do Recife, nesta quarta-feira, 30, para debater o tema “Direito ao trabalho da presa e do preso e dos egressos como maneira de ressocialização”. A população carcerária de Pernambuco é de 30.872 apenados, mas as unidades prisionais têm capacidade para 10.500 vagas. Nesse contingente, 8.792 estão estudando e cerca de 4 mil trabalhando em regimes interno e externo. “O drama penitenciário é muito preocupante e necessita de ações governamentais urgentes. O trabalho como fator educativo se transformaria em lucros sociais, além de reaproximar o sentenciado da sociedade e da família”, disse a vereadora.
A Câmara do Recife realizou ontem uma reunião solene em homenagem ao Dia do Trabalhador (1º de maio). A iniciativa foi do vereador Luiz Eustáquio (PT), que afirmou estar muito honrado em fazer tal evento numa data que, fez questão de destacar, é tão importante para os trabalhadores brasileiros. “Esse dia simboliza a luta e a conquista de vários direitos”, falou, lembrando também a força dos sindicatos, “que lutam pelos trabalhadores, garantindo melhores condições de vida”.
A vereadora Priscila Krause (DEM) informou que não foi atendida em quatro requerimentos enviados à Emlurb para desobstruir esgotos na rua Holmes Fontes, em Afogados. Ela disse que a rua e o entorno enchem de água quando chove e que pede a manutenção na área. “Como meus requerimentos não foram atendidos, sugeri a moradores que enviassem email direto para a Prefeitura”.