Notícias

Antes mesmo de ser lançado, o Pacto pela Vida do Recife reuniu mais de quinhentas pessoas em uma consulta pública realizada pela Secretaria de Segurança Urbana. O evento serviu para colher sugestões para elaboração de um documento que vai ser lançado em maio, criando o plano. Diversos segmentos, incluindo representantes de todas as seis RPAs participaram.

Para solicitar que as comunidades terapêuticas sejam reconhecidas e façam parte da estrutura da Secretaria Nacional de Combate às Drogas, a vereadora Michele Collins (PP) participou de reunião com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e representantes das comunidades terapéuticas. A pauta da reunião girou em torno do chamamento público da criação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), a alteração do projeto que criou a política nacional sobre drogas e a certificação das comunidades terapéuticas como entidades beneficentes de assistência social.

O Dia do Jornalista, Dia do Médico Legista e Dia Mundial da Saúde foram comemorados no domingo, 7, e hoje, o Dia Mundial de Combate ao Câncer, Dia dos Correios e Dia da Natação. Essas datas foram citadas pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), que falou sobre a importância e como surgiu cada uma, durante a reunião plenária desta segunda-feira, 8.

Domingo, 7 de abril, foi o Dia Nacional do Jornalista. Nesta segunda-feira, no plenário, a vereadora Michele Collins (PP) parabenizou a categoria, em nome da diretora de comunicação da Câmara, a jornalista Éden Pereira. “Quero destacar o importante trabalho desenvolvido por esta categoria, que tem como objetivo repassar informação com compromisso com a verdade precisa ser reconhecido”.

No Dia Nacional do Braille, comemorado em 8 de abril, o vereador Aderaldo Pinto (PRTB) destacou no plenário da Câmara o projeto de lei, de autoria dele, que obriga as agências bancárias do Recife a instalar pelo menos um caixa eletrônico em Braille e áudio para deficientes visuais. A proposta ainda está em fase de tramitação nas Comissões da Casa.

O vereador Eurico Freire (PV) participou da consulta pública promovida, no último sábado, pela Prefeitura do Recife para ouvir sugestões sobre como melhorar a segurança. Na tarde desta segunda-feira, 8, ele comentou o evento, que foi uma das etapas da elaboração do Pacto Pela Vida do Recife.

Dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo – um que altera o zoneamento da cidade para instituir a Zeis II (Zona Especial de Interesse Social II Lemos Torres) e o outro que visa à adequação da Tabela de Vencimento Básico dos servidores do município do Recife, do Grupo Ocupacional Magistério, às determinações da lei federal nº 11.738/2008 -, serão votados nesta segunda-feira, 8, pela Câmara Municipal do Recife. As duas matérias serão analisadas em segunda discussão e precisam da maioria absoluta dos votos dos vereadores presentes em plenário. A reunião ordinária está prevista para começar às 15h.

A cinco meses do prazo oficial de conclusão da Via Mangue e às vésperas da interdição de uma faixa da Ponte Paulo Guerra, que compõe a obra mas complicará ainda mais o trânsito na Zona Sul, a vereadora Priscila Krause (DEM) promoveu audiência pública na Câmara Municipal do Recife nesta sexta-feira, 5, para debater o assunto. Até o mês passado nem a metade da Via Mangue, considerada uma das obras viárias mais importantes do Recife na preparação da cidade para a Copa do Mundo de 2014, foi executada. Há divergências sobre percentuais do que está por ser feito e sobre os prazos para conclusão. Por isso, a vereadora resolveu propor uma reflexão dos poderes públicos: “O nosso papel de oposição é esse, o de buscar resultados efetivos para a cidade e esse processo precisa ser transparente e eficaz”, afirmou.

A partir de maio, algumas ruas localizadas nas seis Regiões Político-Administrativas do Recife poderão ser fechadas aos domingos para que a população possa ter atividades de lazer. A informação foi dada na manhã desta quinta-feira, 4, pelo Secretário Municipal de Turismo e Lazer, Felipe Carreras, durante a reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara, presidida pelo vereador André Régis (PSDB).

Perambulavam pelas ruas do Recife, até o ano passado, pelo menos 54 mil cães e outros 60 mil gatos abandonados. Todos eles, em situação de adquirir e transmitir doenças, afetando a saúde pública, além de estarem expostos aos mais diversos riscos e maus-tratos. A causa animal, que exige a implementação de políticas públicas, foi motivo de debate na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 4, em audiência pública promovida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). “Essa é uma questão ética que devemos tratar de forma séria. Precisamos fiscalizar as leis que existem sobre esse tema e cobrar ações do Poder Executivo, já que foi criada uma secretaria com essa finalidade”, justificou o vereador.