Projeto de lei propõe caixas eletrônicos para deficientes visuais

No Dia Nacional do Braille, comemorado em 8 de abril, o vereador Aderaldo Pinto (PRTB) destacou no plenário da Câmara o projeto de lei, de autoria dele, que obriga as agências bancárias do Recife a instalar pelo menos um caixa eletrônico em Braille e áudio para deficientes visuais. A proposta ainda está em fase de tramitação nas Comissões da Casa.

“Hoje falaremos das vitórias, mas também falaremos das muitas lutas que os deficientes visuais encaram no dia-dia. É preciso mais vontade nas pessoas do poder público no que tange a questão de dar empregabilidade a estas pessoas,na questão das obras públicas atenderem aos deficientes visuais com dispositivos com áudio, com informações em Braille e na distribuição de folhetos em campanhas socioeducativas”, destacou o vereador.

O parlamentar lembrou ainda do primeiro professor cego brasileiro, José Alvares de Azevedo, que difundiu o sistema no país e disse que a data é um momento de reflexão e discussão sobre a importância das ações voltadas ao uso, difusão e ensino do método como forma de inclusão da pessoa com deficiência visual na sociedade. Aderaldo Pinto parabenizou também a Associação Pernambucana de Cegos e a Associação Brasileira de Cegos, entidades que lutam por melhores oportunidades para os cegos. 

 

Em 08.04.2013, às 16h55.

registrado em: aderaldo pinto