Hoje, 7 de abril, é comemorado o dia do jornalista e o vereador André Régis (PSDB) fez questão de ressaltar a data, durante a Reunião Plenária desta segunda. “Faço aqui uma homenagem aos jornalistas, em nome de três profissionais: Édson Régis, Edmir Régis e Ernani Régis que fizeram parte de uma geração de jornalistas nesse estado e marcaram a imprensa pernambucana , todos políticos. Edson teve um fim trágico em 1966 que o vitimou; Ernani fez carreira brilhante no Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco e Edmir, que foi deputado estadual em três legislaturas, com uma forte tendência literária. Mas todos eles com uma aptidão enorme. Parabéns para todos os demais profissionais de comunicação, pois não há democracia sem jornalistas”, disse.
O vereador Antônio Luiz Neto (PTB) criou o projeto de lei número 75/2014, onde disciplina a exploração dos estacionamentos pelo guardador de automóveis em vias públicas da Cidade do Recife. Essa proposta visa organizar o trabalho das pessoas que atuam de forma independente e sem qualquer identificação nos estacionamentos públicos da cidade.
Ainda este mês, possivelmente antes da Semana Santa, estará pronto o relatório com o parecer da Comissão de Meio Ambiente sobre o projeto de lei número 02/2014, de iniciativa do Poder Executivo, que busca a proteção do patrimônio ambiental do Recife. O anúncio foi feito pela vereadora Priscila Krause (DEM), após reunião da comissão com técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na manhã desta quinta-feira, 3. É o projeto de lei que institui o Sistema Municipal de Unidades Protegidas (SMUP), que compreendem jardins botânicos, as Unidades de Conservação da Natureza (UCN), Unidades de Conservação da Paisagem (UCP) e as Unidades de Equilíbrio Ambiental (UEA), como imóveis de proteção de área verde, jardins históricos, e pelas árvores e palmeiras tombadas.
O vereador Vicente André Gomes (PSB), apresenta projeto de lei que destina vinte por cento das vagas para negros e afrodescendentes em concursos e empregos públicos no Recife. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considera como negro ou afrodescendente pessoas que declararem pretos, pardos ou denominação equivalente. O projeto foi apresentado em plenária e enviado para as comissões de Legislação e Justiça; Finanças e Orçamento; Defesa dos Direitos Humanos e Política da Juventude e está aguardando análise para emissão dos pareceres.
Com o argumento de que é preciso reestruturar quantitativamente o quadro de cargos de provimento em comissão no âmbito do Poder Executivo Municipal, o prefeito Geraldo Júlio encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal do Recife propondo a extinção de 160 cargos e, em seguida, a transformação desses mesmos em outros cargos comissionados. A proposta é extinguir os cargos de Apoio e Assessoramento e criar os de Direção e Assessoramento. Tramitando em regime de urgência, a matéria está sendo analisada pelas comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento, para análise e emissão de pareceres.
A Comissão Especial de Transporte da Câmara recebeu representantes da Frente de Luta pelo Transporte Público, na tarde desta quarta-feira, 02. Eles solicitaram o relatório elaborado pelos vereadores e reclamaram que não participaram da redação final do documento. No entanto, o presidente da Comissão, Jayme Asfora (PMDB), explicou que o texto foi resultado das duas extensas reuniões com o grupo – uma na sede da Ordem dos Advogados do Brasil e outra na Câmara.
A Comissão de Finanças e Orçamento se reuniu, na sala das Comissões da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira, 02. No encontro foram distribuídos 30 Projetos de Lei, sendo 26 do Legislativo e quatro do Executivo. Outros oito Projetos receberam parecer pela aprovação. O vereador Eurico Freire (PV), membro da Comissão, ressaltou que reunião foi positiva. “Tudo que estava na pauta foi cumprido”.
A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta terça-feira (1), o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que pela primeira vez avaliou a capacidade de 85 mil estudantes de 15 anos do mundo inteiro para resolver problemas de matemática aplicados à vida real. Os adolescentes brasileiros tiveram baixo desempenho na solução de problemas e o país ocupou a 38ª posição, entre 44 países avaliados. Diante da notícia, o vereador André Régis (PSDB) lamentou o resultado, durante a Reunião Plenária desta quarta, 2. “É triste trazer essa notícia nada agradável em relação ao futuro desse país. Dos 44 países ou economias que integram a OCDE, os melhores alunos para a resolução de problemas são os de Cingapura, Coreias, Japão, Macau, Hong Kong e Xangai. E o Brasil obteve 428 pontos, considerado abaixo da média, que foi 500 pontos”, disse.
Criado pelas Nações Unidas em 2007, o Dia Internacional de Conscientização do Autismo (2 de abril) foi lembrado pela vereadora Aline Mariano (PSDB), durante a Reunião Plenária de hoje, 2. “A data tem como objetivo informar, conscientizar, e promover o diálogo sobre autismo. A cor que marca a data é azul e que compartilho hoje com muitos colegas. Estima-se que o autismo afete cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é de 2 milhões de pessoas. Mas diferente do que muitos pensam, estas pessoas não vivem em um mundo próprio, interagindo apenas com o ambiente que criam. Se uma criança autista fica isolada em um canto observando as outras brincarem, não é porque ela necessariamente está desinteressada ou porque vive em seu mundo, Pode ser que tenha dificuldade de iniciar, manter e terminar adequadamente uma conversa”, disse.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado hoje, foi tema do discurso em plenária do vereador Almir Fernando (PCdoB) na tarde desta quarta-feira 02. Ele citou que a data foi criada pela Organização das Nações Unidas, para conscientização acerca dessa questão. “O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento”.