Notícias

A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu e aprovou cinco requerimentos de sua autoria, todos eles na área de cultura, dos quais quatro são voltados especificamente para o Carnaval. “Eles representam uma parte do trabalho que realizamos durante este ano na temática da cultura popular e do Carnaval. Realizamos audiências públicas, reuniões e consolidamos esses documentos que entregamos ao secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello e ao presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (18).

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) repercutiu, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (18), denúncias recebidas sobre capacitismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). De acordo com ele, algumas cabines do banheiro feminino do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) foram “pichadas” por estudantes de psicologia para ofender pessoas que têm o transtorno do espectro autista. “Um curso que deveria acolher pessoas autistas, de profissionais que fazem parte do acompanhamento delas, as pessoas estão sendo capacitistas, e capacitismo é crime”, disse.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) destacou dois requerimentos (13319/2023 e 13352/2023), de sua autoria, concedendo votos de aplausos, respectivamente, pelo primeiro aniversário da inauguração do Memorial da Democracia de Pernambuco e pelo III Encontro Maria Lúcia Santos Pereira da Silva, do Movimento Nacional da População de Rua - Região Nordeste, realizado no Recife nos dias 11, 12 e 13 de dezembro. Os assuntos foram temas de pronunciamento da parlamentar, nesta segunda-feira (18), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. Ambas proposições foram aprovadas.

O vereador Ronaldo Lopes (PSC) fez questão de repercutir, durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (18), uma audiência pública sobre a construção de políticas de atendimento integrado para as pessoas com autismo e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e, também, acerca das futuras obras na rua Coral, em Brejo de Beberibe.

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) disse que o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Município do Recife, mais conhecido com Saúde Recife, corre o risco de paralisar as suas atividades. “Nesta terça-feira, dia 19, às 19h, o Sindicato dos Médicos vai realizar uma assembleia geral extraordinária e na pauta está presente a decisão de paralisação dos serviços por tempo indeterminado”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (18). O parlamentar discutiu, ainda, dois requerimentos de sua autoria.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) repercutiu a realização da 2ª edição do Festival Uma Só Voz, que ocorreu sábado, dia 16, no Compaz Ariano Suassuna, localizado no bairro do Cordeiro, Zona Oeste da cidade, para incentivar a inclusão de pessoas com deficiência através da música, danças e artes visuais. “Foi uma grande festa, um evento maravilhoso, com diversas apresentações de pessoas que têm talento e são verdadeiros artistas”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (18).

A lei número 18.019/ 2014 instituiu na capital pernambucana o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência Visual, celebrado em todo 13 de dezembro. Na manhã desta sexta-feira (15), durante reunião solene na Câmara do Recife, a data e os desafios enfrentados pelas pessoas cegas foram evidenciados em depoimentos permeados por apresentações musicais. A solenidade foi uma iniciativa do autor da lei, o vereador Almir Fernando (PCdoB), que prestou homenagem a 31 pessoas e instituições que trabalham em defesa da causa.

Na manhã desta quinta-feira (14), no plenário da Casa de José Mariano, a professora Dorilma Neves Galdino Alves, cofundadora do Curso de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), recebeu o Título de Cidadã do Recife, numa iniciativa do vereador Chico Kiko (PP). A vereadora Liana Cirne (PT) presidiu a solenidade que contou com a presença de educadores, amigos e familiares da homenageada. A professora e reitora eleita da UFRPE, Maria José de Sena, compôs a mesa de honra da cerimônia

Escritoras de diversos gêneros literários foram homenageadas na Câmara Municipal nesta quarta-feira (13), no plenário do Poder Legislativo. A reunião solene foi realizada por iniciativa da vereadora – e poeta – Cida Pedrosa (PCdoB) em alusão ao 103º aniversário da escritora Clarice Lispector, que ocorreu no último domingo (10). A vereadora Aline Mariano (PP) presidiu a cerimônia. Durante a solenidade, foram entregues oito placas a grupos e coletivos, e os nomes de 103 escritoras foram destacados, como forma de reconhecer e celebrar a contribuição das mulheres para a cena literária local, regional e nacional.

Na Câmara do Recife, poder público e sociedade civil discutiram nesta terça-feira (12) a necessidade de construir uma política municipal de atendimento integrado às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). O debate aconteceu em uma audiência pública promovida no plenarinho da Casa, a pedido do vereador Ronaldo Lopes (PSC).