Até o final deste mês o projeto de adoção do calçadão de Boa Viagem será fechado pela Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife e a previsão é que ele começará a ser executado nas primeiras semanas de novembro. Antes disso, o secretário Felipe Carreras comparecerá à Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito da Câmara Municipal do Recife, para exibir a maquete eletrônica do projeto, apresentar detalhes técnicos e explicar como as obras irão impactar os sete quilômetros do principal cartão postal da cidade.
Priscila Krause (DEM) cobrou a entrega de tablets prometidos a 16 mil estudantes da rede pública municipal, que segundo ela deveriam ter sido dados desde junho. “A gestão parece que não gosta de licitações e pega carona nas atas de preço. Prometeu tablets em junho, passou para agosto e agora vai ser no final do ano, conforme propaganda da PCR”.
O vereador Eurico Freire (PV) contestou os números comparativos entre os quadrimestres apresentados semana passada pelo vereador Raul Jungmann (PPS), pelos quais a Prefeitura do Recife havia arrecadado menos que as de Salvador (BA) e Fortaleza (CE), além de ter deixado de executar boa parte dos gastos previstos.
O vereador Jurandir Liberal (PT) pediu vista a um requerimento que solicitava erradicação de uma árvore por discordar dessa prática. Ele já havia se pronunciado sobre o assunto em outra ocasião na Câmara do Recife, por considerar que muitas árvores são retiradas sem necessidade. “Estamos na contramão dos fatos. Todas as cidades estão fazendo replantio, e nós erradicando”.
Antes de entregar o mandato de quatro meses na Câmara do Recife, o vereador Wanderson Florêncio (PSDB), suplente de Aline Mariano (PSDB), em licença maternidade, comemorou a aprovação do projeto de lei 158/2013 que proibe a inauguração de obras públicas inacabadas, impedindo que em anos eleitorais elas sejam “entregues sem estarem prontas”. Ele disse que esteve com o prefeito Geraldo Júlio, que já sinalizou o desejo de sancionar o projeto. “Mesmo na oposição não posso deixar de elogiar esta gestão por esse ato de transparência que vai garantir o bom uso do dinheiro público”.
Foi para falar da Operação Verão que o vereador Estéfano Menudo (PSB), ocupou a tribuna, na tarde desta quarta-feira, 16. “Gostaria de ressaltar hoje o trabalho que vem sendo desenvolvido pela operação verão - 2014 que contempla o recapeamento de diversos logradouros pelo recife”.
Um imóvel conquistado pela Associação de Parkinson de Pernambuco, foi tema do pronunciamento no plenário da Câmara, do vereador Eurico Freire (PV), na tarde desta quarta-feira, 16. Ele começou seu discurso falando das dificuldades que a Associação passou até chegar à conquista do imóvel, na Rua da Aurora. “A Associação ficava na Avenida Guararapes, mas o prédio foi vendido. Foi neste momento que começou o dilema da presidente Teresinha atrás de imóvel. Ela conseguiu outro, na rua do Imperador, com o contrato de um ano. Isso é pouco tempo para que a casa se estabilize”, disse.
O lançamento do Programa Servidor de Valor, realizado pelo prefeito Geraldo Julio, na útima sexta-feira, 11, foi elogiado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante o Pequeno Expediente desta quarta,16. “Os servidores da Prefeitura do Recife passaram a contar com uma série de ações e valorização da categoria através de capacitações e palestras, entre outras atividades. A cada 30 dias, uma secretaria municipal receberá o gestor para a refeição matinal. Nos encontros, o prefeito vai colher sugestões de políticas públicas para a cidade e de iniciativas para a valorização da categoria. Integram ainda o Programa Servidor de Valor os projetos Palestras de Valor, que vai oferecer aos participantes apresentações sobre temas atuais; o “Servidor Escutou e deu Valor”, cuja meta é estabelecer uma comunicação humanizada entre os colaboradores da prefeitura; o Programa de Voluntariado, por meio do qual a prefeitura vai capacitar os servidores sobre temas sociais e implantar uma central de informações. Além disso, o Calendário do Edifício-sede, cujo objetivo é realizar todas as campanhas da prefeitura com os servidores, antes delas serem lançadas para a população”, disse.
De janeiro até hoje, o número de processos conclusos para sentenças e despachos foi zerado na Vara de Execuções de Penas Alternativas da Capital (Vepa). Também foram proferidas 1.050 sentenças e 3.660 despachos. Além disso, a Vara realizou 835 audiências, uma média de 85 por mês. Por esse motivo a vereadora Michele Collins (PP) parabenizou o juiz titular Flávio Fontes, na tarde desta quarta-feira, 16. “O Brasil precisa de profissionais como do Dr. Flávio. Comprometido e dedicado com o trabalho, mostrou que é possível atender a demanda judicial”.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) fez um alerta hoje (16), na Tribuna, sobre o não cumprimento dos horários dos ônibus. Ele disse que foi ao Grande Recife Consórcio de Transporte para reclamar o fato. “Estive diversas vezes no Grande Recife cobrando um atendimento melhor, principalmente nos bairros da zona norte, como o Córrego José Bonifácio. Muitas pessoas têm feito cobranças e ainda elaboro requerimentos e pronunciamentos para chamar a atenção, aqui na Casa. E numa reunião com o Nelson Menezes, Diretor-presidente do Grande Recife, ele enfatizou que as pesquisas indicam que as pessoas são bem atendidas. Nesse encontro, inclusive, levei pessoas da Associação dos Moradores e elas alegaram que os ônibus não cumprem os horários”, disse.