Foi para parabenizar a professora municipal Kátia Barros, que ganhou o prêmio Professores do Brasil, do ministério da educação, na categoria Alfabetização nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, que a vereadora Aimeé Carvalho (PSB), subiu à tribuna, na tarde desta segunda-feira, 16.
A Comissão de Direitos Humanos se reuniu no início da tarde desta segunda-feira, 16, para discutir e analisar projetos de Lei de autoria dos vereadores do Recife. Foram discutidos 33 projetos e outros oito, foram distribuídos com o grupo. A vereadora Michele Collins (PP), presidente de Direitos Humanos, destacou que o encontro foi bastante produtivo, “pois as iniciativas apresentadas pelos parlamentares vão beneficiar a população da cidade”.
Após tramitação em comissões permanentes, sete projetos que receberam pareceres serão votados na reunião ordinária desta segunda-feira, 16, da Câmara Municipal do Recife, prevista para começar às 15h. Desses, quatro deles serão em discussão única, pois se tratam de projetos de Decretos Legislativos, de Resolução ou pareceres da Comissão de Redação, que cuida de dar um texto final a matérias já votadas. Os três restantes, que serão apreciados, são projetos de lei ordinários.
A Câmara Municipal concedeu o título de Cidadão Recifense ao advogado Sócrates Vieira Chaves, na manhã desta sexta-feira, 13, por iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSDB) “em reconhecimento à seriedade, dedicação e profissionalismo com que sempre exerceu sua carreira, contribuindo para toda a sociedade recifense”. Familiares, amigos e colegas de profissão lotaram o plenário para a solenidade que começou às 11 horas e teve uma de duração. Sócrates é natural de Escada, na Zona da Mata de Pernambuco, tem 51 anos e vive há 35 no Recife.
A Comissão Especial criada pela Câmara para analisar o transporte público no Recife recebeu, na tarde desta quinta (12), a Comissão de Mobilidade da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Pernambuco (OAB-PE). A pauta foi discutir e trocar experiências que visem melhorias ao transporte público no Recife e Região Metropolitana. Estiveram presentes na reunião, os vereadores Eurico Freire (PV), Isabella de Roldão (PDT), Marco Aurélio (PTC) e Jayme Asfora (PMDB). Já a Comissão da OAB estava representada por Sílvio Neves Baptista Filho (Presidente), Tatiana Vasconcelos (Vice-Presidente) e o Professor e mestre em transporte, Maurício Pina.
O aluno portador de deficiência locomotora permanente terá prioridade na matrícula em escola municipal do Recife mais próxima a sua residência. Vai depender da aprovação do projeto de lei número 236/2013, de autoria do vereador Eriberto Rafael, que está tramitando na Câmara Municipal. O projeto considera deficiente locomotor a pessoa portadora de disfunção física ou motora permanente, de caráter congênito ou adquirido, ao nível dos membros superiores ou inferiores que dificulte sua locomoção.
Para esclarecer as propostas de atualização do Código Tributário Municipal, o gestor jurídico da Secretaria da Fazenda da Prefeitura do Recife, Roberto Albuquerque, participou da reunião da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira, 11. As alterações estão previstas no projeto de lei número 13/2013, de autoria do Poder Executivo, que modifica os dispositivos da Lei número 15.563, de 27 de dezembro de 1991. “Saio muito satisfeito da reunião, pois vejo que há uma participação muito grande dos vereadores e isso nos deixa, enquanto proponentes, em situação confortável. Quem vai sair ganhando é a população”, afirmou Roberto.
O vereador Eurico Freire (PV) defendeu a contratação de médicos estrangeiros através do programa federal Mais Médicos, cujo objetivo, segundo ele, é proporcionar atendimento onde não existe, especialmente pela falta desses profissionais.O programa pretende aumentar o número de vagas nos cursos de medicina, com foco na interiorização, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde, com ampliação e construção da rede e levar profissionais onde eles não existem.
A redução nos índices de homicídios registrados pela série histórica demonstram que em agosto aconteceram 28 casos diante de 53 ocorrências no mesmo período de 2012, representando uma queda de 47%. Sem contar que o município registrou 13 dias sem nenhum caso no mês passado. Ao comentar esses números o vereador Estefano Menudo (PSB) ressaltou que para continuar melhorando estes números a Prefeitura do Recife está realizando diversas ações dentro do programa Pacto pela Vida do Recife.
O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) questionou a situação dos parques no Recife, durante a Reunião Plenária de hoje, (10). “É triste a situação dos nossos parques. O de Apipucos é lamentável e o do Parque das Esculturas encontra-se escuro e abandonado, sendo utilizado até por usuários de drogas. Estamos aqui cobrando agilidade para a recuperação desses locais até para podermos elogiar o prefeito. Além dessas questões, os buracos e a mobilidade são preocupantes . Fizemos um levantamento no bairro de Setúbal, e descobrimos que em todas as ruas de lá tem buracos. Solicitamos serviços de melhorias, através de requerimentos, para que o cenário possa mudar.”, disse.