Notícias

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu reportagem da imprensa local onde uma pesquisa mostra que as mulheres são mais vulneráveis às drogas, incluindo o crack, sem contar que muitas delas estão gráviadas prejudicando seus bebês. Ela alertou que a reportagem retratava a construção de uma nova geração influenciada por esta droga. Ela relatou que de acordo com a pesquisa do psiquiatra Ricardo Torresan, da Faculdade de Medicina de Botucatu, São Paulo, especializado em dependência química, a segunda geração de vítimas do crack está em plena construção. “São crianças gestadas e paridas em meio ao recente fenômeno da feminilização do uso de drogas”.

Motivado pela recente manutenção do mandato do deputado Natan Donadon, pela Câmara Federal, embora tenha sido condenado pelo judiciário e preso, o vereador Jayme Asfora (PMDB) defendeu na tarde desta terça-feira 3, o fim do voto secreto para eleição da mesa diretora, na votação de vetos do executivo, e as reuniões secretas. “O país ficou estarrecido com a prisão do deputado condenado pelo judiciário, mas que não perdeu seu mandato, mantido pelo voto secreto de seus pares na Câmara Federal”.

A vinda de médicos brasileiros e estrangeiros para o Recife e outros Municípios pernambucanos foi tema do pronunciamento do vereador Eurico Freire (PV), na tarde desta terça-feira, 03. O vereador mostrou sua alegria e expectativa em relação ao Programa Mais Médicos do Governo Federal. “Talvez nós não tenhamos a dimensão da importância desse programa agora, mas quando tomarmos conhecimento das primeiras famílias atendidas, vamos perceber as mudanças”.

Os mercados públicos do Recife são espaços já consagrados pelos moradores e visitantes para comprar produtos diversos ou para momentos de lazer e cultura. Com esta convicção, o vereador André Ferreira (PMDB) destacou na tarde desta terça-feira, 03, as obras de requalificação do mercado de Afogados que, segundo ele, se estenderão para outros da cidade. “Trata-se de um plano piloto coordenado pela Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), em parceria com outras secretarias, destinado a requalificar todos os mercados do Recife”, afirmou o parlamertar.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) parabenizou o grupo Guerreiros do Passo, pela passagem do 8° aniversário de fundação, completados no último dia 1. Os Guerreiros do Passo mantêm, na zona norte do Recife, um trabalho cultural denominado Projeto Frevo na Praça. A ação é realizada na Praça Tertuliano Feitosa, bairro Hipódromo, com oficinas e aulas gratuitas de dança, ministradas por uma equipe de cinco instrutores. “Eles dão aula de frevo, mesmo fora época do carnaval. Assim, o frevo continua vivo, pois sabemos que o nosso ritmo é mais valorizado no período carnavalesco. Todas as tardes de sábado e as noites de quarta, nós temos a possibilidade de aprender a nossa dança.”, disse.

A Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos, por 2 votos a 1, em reunião do grupo realizada na tarde desta terça, 3. O projeto, de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT), recebeu parecer favorável do relator Jayme Asfora (PMDB), voto que foi acompanhado também pelo vereador Wanderson Florêncio (PSDB). A presidente Michele Collins (PP) votou contra a iniciativa.

Na tarde desta terça-feira, 03, o vereador Eurico Freire (PV), subiu à tribuna para falar sobre o trabalho da Secretaria de Educação do Recife, neste ano. Ele lembrou que foi publicado hoje no Diário Oficial, o edital de licitação para contratação de empresas fornecedoras de merenda às escolas públicas municipais e a abertura do pregão eletrônico será no próximo dia 25 de setembro.

O professor da rede municipal de ensino, classificado na categoria 1, que está em regência de classe, irá receber um abono especial, caso seja aprovado o projeto de lei número 33/2013, de autoria do Poder Executivo, que chegou esta semana à Câmara Municipal do Recife e já foi distribuído para análise de três comissões temáticas. De acordo com a proposta, o abono será no valor correspondente a 75 horas-aula, para o professor 1, com carga horária de 145 horas-aula mensais; e no valor correspondente a 150 horas-aula para o professor 1, com 270 horas-aula mensais de carga horária, inclusive por substituição.

A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na tarde desta segunda (2), com a participação dos vereadores Raul Jungmann (PPS), Henrique Leite (PT); Felipe Francismar (PSB); Erivaldo Silva (PTC) e o presidente do grupo, Aerto Luna (PRP). Como todos os projetos de lei passam pela Comissão, o grupo decidiu que os encontros serão semanais para dar mais agilidade. Aerto Luna detalhou em números o resultado da reunião. “Vinte matérias foram analisadas hoje. Dessas, nove projetos de lei receberam parecer favorável na Comissão, o que significa uma produção excelente, com a participação maciça dos nossos companheiros.”, disse Aerto Luna.

A vereadora Priscila Krause (DEM), repercutiu denúncias aprontadas pela imprensa local dando conta de que houve desperdício na compra de merenda escolar em 2011, em cerca de R$ 2 milhões, como apontou auditoria do Tribunal de Contas do Estado. Segundo ela, além dessa constatação, há indícios de que a gestão atual mantém contrato com a mesma empresa, Geraldo J. Coam, para fornecimento da merenda. “Desde maio passado venho denunciando o contrato mantido pela PCR e esta empresa, agora auditada pelo TCE”.