Na tarde desta segunda-feira, 26, o vereador Luiz Eustáquio (PT), subiu à tribuna para agradecer o sucesso do Recife sem Drogas, evento do qual ele é o precursor. O ato ocorreu no último sábado, no parque Dona Lindu.
Na tarde desta segunda-feira, 26, o vereador Luiz Eustáquio (PT), subiu à tribuna para agradecer o sucesso do Recife sem Drogas, evento do qual ele é o precursor. O ato ocorreu no último sábado, no parque Dona Lindu.
Será lido em reunião plenária desta segunda-feira, 26, e distribuído para as comissões permanentes da Câmara Municipal o projeto de lei número 30/2013, de autoria do Poder Executivo, que proíbe no Recife a circulação de veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado. “A evolução sociocultural da humanidade e, da cidade do Recife, reivindica que sejam realizadas ações estratégicas para conciliar e harmonizar as necessidades e os interesses da cidade, das pessoas e da natureza, dentro de uma visão moderna, sustentável e competitiva de metrópole do século 21”, argumenta o prefeito Geraldo Júlio, na justificativa do projeto.
A Comissão Especial de Monitoramento dos Prédios-Caixão em Situação de Risco no Recife da Câmara Municipal esteve na tarde desta quinta-feira, 22, no Edifício Emílio Santos, em Boa Viagem. No mês de maio, as 32 famílias que residem nos três blocos foram orientadas pela Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) a deixar seus apartamentos devido à verificação de risco estrutural nos blocos A, B e C do condomínio, financiado pela Caixa Econômica Federal, em 1990.
Representantes de comunidades não só do Recife, mas de várias cidades da Região Metropolitana, lotaram as galerias do plenário da Câmara Municipal do Recife na reunião solene de homenagem à Defensoria Pública de Pernambuco, que comemora 15 anos de criação. A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira, 23, e em clima de festa, eles abriram faixas que citavam o nome dos bairros onde moravam e saudavam a Defensoria. “Vocês, que vieram de longe, com dificuldade, para esta reunião, dão prova do carinho e da gratidão para com essa instituição que presta assistência jurídica integral e gratuita à população sem condições financeiras de pagar as despesas de um advogado”, disse o vereador Jayme Asfora (PMDB), autor da homenagem.
Para comemorar os 60 anos de existência da Rádio Olinda AM, o vereador Eurico Freire (PV) propôs reunião solene para entrega de uma placa comemorativa. Na tarde desta quinta-feira 22, o diretor dos Correios, Fábio Peixoto, fez o lançamento de um selo comemorativo do evento. Diversos participantes realizaram a obliteração do selo - o selo é carimbado e não poderá mais ser usado, devendo ser preservado. A Rádio Olinda está sendo modernizada e vai instalar novos transmissores e antena. Já foram investidos R$ 4 milhões na modernização da Rádio.
Em entrevista coletiva agora há pouco, o primeiro secretário da Câmara do Recife, vereador Augusto Carreras (PV), repudiou os ataques desferidos por vândalos contra o patrimônio histórico e funcionários da Casa de José Mariano na tarde da quarta-feira 21. Vidros quebrados em quantidade, risco de incêndio, dezenas de coquetéis molotovs arremessados no prédio, e ameaças constantes de invasão, foi o resultado computado pelos servidores hoje. “Ainda não sabemos qual o prejuízo causado aos cofres públicos. Só vamos saber depois que forem feitos os orçamentos das partes danificadas”. Ele mostrou fotos do resultado da depredação ao prédio e imagens de dois vídeos que retratam momentos de vandalismo. Todo o material fará parte de um relatório que será entregue à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.
Exatamente 13 dias depois da ocupação das dependências da Câmara Municipal do Recife manifestantes tentaram destruir o prédio, que é patrimônio público municipal, na tarde de quarta-feira, 21. Aos gritos, que conclamavam: “vamos incendiar”, “vamos invadir”, eles depredaram guaritas, quebraram vidraças dos janelões na parede frontal e jogaram balões azuis com substâncias inflamáveis – óleo queimado, tinta e querosene – pegando fogo, tentando incendiar o imóvel. Foi uma ação, segundo analistas de segurança, típica de quem tem experiências de “controle de distúrbio”, estratégia que consiste no posicionamento dos manifestantes, quando uma fileira fica mais à frente gritando e incentivando os distúrbios e uma segunda fileira, por trás, pratica atos de vandalismo.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), decidiu suspender o expediente da Casa Legislativa nesta quarta-feira, 21 de agosto, tendo em vista a proteção da integridade física dos funcionários, a preservação do serviço de biometria que vem sendo realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (T R E) nas dependências do prédio, bem como de todo o imóvel, que é patrimônio público e histórico da cidade.
O vereador André Régis (PSDB) destacou na tarde desta terça-feira, 20, que o Supremo Tribunal Federal indicou o ministro Celso de Melo como relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) que questiona a constitucionalidade da lei municipal 17.866/2013. A lei que é de autoria do Executivo, disciplina o acesso às informações públicas e regulamenta as restrições às informações sigilosas no âmbito do poder executivo municipal. O parlamentar salientou que não considera prerrogativa do prefeito manter a restrição do acesso à informação nos prazos de 25 anos (ultrassecreta), 15 anos (secreta) e cinco anos (reservada).