Notícias

O vereador Maré Malta (PSD) comentou, durante o Pequeno Expediente de hoje (22), sobre os 80 anos do Dr. João Virgílio Ramos André, completados no último sábado (20). “Dr. João Virgílio desembarcou no Recife em 1961. A ideia era fazer o curso de Bacharel em Teologia no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Mas, aqui fincou raízes e nunca mais voltou para a sua terra natal, Portugal, interrompendo, assim, o seu curso de direito da Faculdade de Direito de Coimbra e se licenciando das suas funções públicas na Câmara Municipal do Porto. No Recife, Ramos André sentiu-se em casa e se formou em Filosofia, mestrado em Teologia e assumiu o pastorado de várias Igrejas Batistas da cidade, como Cordeiro, Encruzilhada, Areias, Beberibe e Alto José do Pinho. No interior, em Bonito, implantou uma escola de ensino fundamental e breves cursos profissionalizantes”, disse.

O vereador Romildo Gomes (PSD) subiu à tribuna para falar sobre o processo eleitoral ocorrido no Recife, no último dia 7. “Vários candidatos estavam postulando cargos democraticamente, e os recifenses escolheram Geraldo Julio (PSB) para administrar nossa cidade no ano de 2013. Esperamos que façam uma boa administração e cumpram o projeto de campanha. E acredito que os vereadores aqui presentes irão aprovar as melhorias para a capital pernambucana”, disse.

Durante o pequeno expediente da reunião plenária desta segunda-feira, 22, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) falou sobre os problemas na segurança pública e o trabalho que o futuro gestor da cidade terá que fazer pelo Recife. “O novo prefeito, Geraldo Júlio, vai ter um trabalho muito grande para o ordenamento desta cidade”. O parlamentar comentou que na BR101, de Padre Cícero até a Guabiraba, existem trechos que estão totalmente às escuras, sem postes e iluminação, causando perigo para a sociedade recifense. Ele também lembrou o problema das casas construídas nas margens das pistas e em cima de canais. “As pessoas fazem isso por falta de fiscalização dos gestores e hoje a situação está agravando”.

O vereador Estefano Menudo (PSB) convidou os colegas parlamentares a refletirem sobre o processo democrático no país aproveitando a passagem do Dia da Democracia esta semana. Ele disse na tarde desta segunda-feira 22, na Câmara do Recife, que gostaria de refletir sobre a democracia e sua relação paralela com o social. “Muitos atribuem à essência democrática o simples ato de votar, mas esquecem de acentuar questões de maior relevância e que servem para decidir o destino dos sistemas sociais do país”.

Durante o Pequeno Expediente desta segunda (22), o vereador Alfredo Santana (PRB), parabenizou os 55 anos da Igreja Evangélica Brasil para Cristo. “Na noite de ontem (21), em Beberibe, o pastor Paulo Simplício estava com um povo maravilhoso, numa grande festa e alegria. Estavam comemorando 55 anos de uma igreja que tem sido lutadora dia após dia para levar às pessoas uma vida plena e melhor através da fé do Deus vivo, senhor Jesus”, disse.

Pelo menos três vetos totais do Executivo a projetos de lei foram rejeitados na tarde desta segunda-feira na Câmara do Recife por 26 votos. A votação foi secreta e se deu por maioria absoluta. Assim, os projetos da vereadora Priscila Krause (DEM) criando a obrigatoriedade de exibição de placa para livre acesso de parlamentares em repartições municipais, o do vereador Rogério de Lucca (PSL) sobre aplicação de vacina contra o HPV na rede pública, e o do vereador Inácio Neto (PSB), vedando a cobrança de valores maiores nas creches quando se tratar de criança especial, receberam votação favorável.

Além dos projetos de lei que serão analisados na reunião ordinária desta segunda-feira, a Câmara Municipal do Recife votará requerimentos dos vereadores solicitando obras emergenciais nas comunidades. Os requerimentos são a estratégia encontrada pelos moradores dos bairros da periferia para fazer chegar os seus pleitos, de forma mais rápida, aos gabinetes dos dirigentes municipais de empresas das administrações direta e indireta.

O veto do prefeito João da Costa a cinco projetos de lei aprovados pelos vereadores será debatido e votado na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira, 22. Os projetos, que tramitaram nas comissões temáticas e foram aprovados em plenário, não foram sancionados, mas receberam vetos parciais ou totais porque esta é uma prerrogativa do Poder Executivo. Os projetos são de autoria dos vereadores Estéfano Menudo (PSB), Alfredo Santana (PRB), Priscila Krause (DEM), Rogério de Lucca (PSL) e Inácio Neto (PSB).

Está em tramitação nas Comissões de Legislação e Justiça; Meio Ambiente, Transporte e Trânsito; Defesa dos Direitos Humanos, do Contribuinte e do Consumidor e Finanças e Orçamento, o Projeto de Lei 45/12, de autoria do vereador Erivaldo da Silva (PTC), que determina as diretrizes gerais para disciplinar novas instalações e reordenamento das linhas de transmissão de energia elétrica e de telecomunicações, aérea e subterrânea, no Recife.

O vereador Alfredo Santana (PRB) fez pronunciamento durante o Pequeno Expediente desta quarta (17) para agradecer a votação recebida nas urnas no último dia 7. “Foi o apoio brilhante dos 7.854 eleitores que nos trouxe para esse novo mandato a partir de 2013. Serão mais 4 anos que exerceremos o papel que temos desenvolvido no Recife, buscando trazer melhoria para o nosso povo sabendo que muito foi feito, porém sabemos que mas há muito trabalho a ser realizado”, disse.