A realização de obras no sistema viário, por mais que seja necessária, termina por provocar transtornos num trânsito que já é caótico. A constatação desse problema levou o vereador Marcos di Bria (PTdoB) a apresentar o projeto de lei 63/2012, que se for aprovado exigirá que conste, nos processos licitatórios da Prefeitura do Recife, a necessidade de as empresas executarem em tempo integral as obras ou serviços em vias públicas do sistema viário do Recife.
No pequeno expediente da tarde desta quarta-feira, 16, o vereador Alfredo Santana (PRB) subiu a tribuna da Câmara, para repercutir a passagem da Lei Áurea sancionada no dia 13 de maio de 1888, quando foram libertados os escravos. O parlamentar questionou o fato da passagem da data não ter sido levada em consideração pelas pessoas. “Aquela dia quando a Princesa Isabel assinou a lei, trouxe a liberdade para o nosso povo negro, mas vemos que nesse domingo praticamente passou despercebido” disse.
O vereador Amaro Cipriano (PSB) fez um apelo durante a Sessão, no Pequeno Expediente, à CTTU referente ao acesso ao Hospital Geral de Areias. “O acesso é muito difícil, pois os pacientes têm que fazer um retorno de mais de 1,5 km, e com isso vem dificultando a vida das pessoas que necessitam ser socorridas”, disse o parlamentar.
A Câmara Municipal do Recife sedia uma oficina de “Implantação de Planejamento Estratégico para as Câmaras Municipais”, a partir de hoje (16) até a próxima sexta-feira (18), no Plenarinho da Casa. A oficina é ministrada pelo Programa Interlegis do Senado Federal e terá como palestrantes Robinson Gonçalves de Castro e Rita Leal Fonseca dos Santos, ambos consultores de Orçamento e Fiscalização do Senado. A capacitação é direcionada aos funcionários das Câmaras Municipais.
Serviços que funcionam para atender a população nas situações de risco, a exemplo do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), recebem trotes telefônicos que causam prejuízos financeiros e comprometem a qualidade do atendimento público. Por isso, a vereadora Aline Mariano (PSDB) apresentou na Câmara Municipal do Recife um projeto de lei que dispõe sobre medidas contra a prática dos trotes dirigidos a esses órgãos. De acordo com a vereadora os tipos de trotes são os mais variados possíveis, e vão desde crianças que ligam por brincadeira a simulações reais de ocorrências, que muitas vezes mobilizam as viaturas e equipes da polícia sem nenhuma necessidade.
A Câmara do Recife sedia, desta quarta a sexta-feira, a oficina “Implantação de Planejamento Estratégico para Câmaras Municipais” ministrada pelo Programa Interlegis do Senado Federal. O curso terá a duração de 20 horas e será ministrado pelos consultores de Orçamento e Fiscalização do Senado, Robinson Gonçalves de Castro e Rita de Cássia Leal Fonseca dos Santos.
O vereador Luiz Eustaquio (PT) falou durante o pequeno expediente sobre os pleitos dos agentes comunitários de saúde municipais que estavam presentes no Plenário da Casa. Os profissionais reivindicam o cumprimento da Lei 17772/12, sancionada no último mês de janeiro, que trata sobre o Plano de Cargos e Carreiras dos profissionais da saúde.
Na tarde desta terça-feira, 15, o vereador Maré Malta (PSD) cobrou da Prefeitura do Recife um posicionamento mais atencioso com a Câmara a respeito do cumprimento dos requerimentos apresentados e aprovado pelos parlamentares. “Às vezes é frustrante ser vereador e encaminhar essas reclamações da população. Se trata de questão de iniciativa e vontade de atender e realizar os pedidos”, disse.
A líder da oposição na Câmara, vereadora Priscila Krause (DEM), subiu a tribuna da Casa na tarde desta terça-feira, 15, para enfatizar que acionou hoje o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em função do desrespeito a Lei Eleitoral, que segundo ela, a Prefeitura do Recife vem praticando. De acordo com a vereadora, a administração municipal já ultrapassou os gastos previstos com publicidade.
Com a justificativa de estar homenageando uma personalidade que “possui relevantes serviços prestados ao Recife e a sua gente”, a vereadora Marília Arraes (PSB) entregou nesta terça-feira, 15, o título de Cidadão do Recife a Alessandro Beti Rosa, o goleiro Magrão, do Sport. O atleta, de 35 anos, recebeu a homenagem visivelmente emocionado. “Quando cheguei aqui, em 2005, estava desconfiado. Eu vinha de um time pequeno do interior paulista e a torcida rubronegra é exigente. Ouvi críticas, mas aqui, aprendi muito. Inclusive a perseverar na adversidade. Hoje, sou um atleta reconhecido”, afirmou.