Dentro da perspectiva de a Prefeitura do Recife realizar concurso público para contratação de profissionais de saúde para a rede municipal, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu três requerimentos de sua autoria pedindo a contratação de pessoal remanescente de concursos anteriores. “Vou discutir em bloco porque esses requerimentos tratam de contratação de profissionais de saúde em diversas áreas de atuação e que estão aguardando ser chamados”, disse o parlamentar, na reunião Ordinária desta segunda-feira (5).
Na reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira (5), pela Câmara Municipal do Recife, o vereador Ronaldo Lopes (PSC) destacou que no dia 1º de fevereiro completou um ano do seu mandato como vereador e aproveitou para abordar diversos temas em seu discurso. “Nós nos orgulhamos de nossas prerrogativas que são: fiscalizar, criticar quando necessário e indicar projetos, requerimentos e ofícios ao poder público, buscando solucionar os problemas do povo do Recife”, afirmou.
O vereador Samuel Salazar (MDB) repercutiu, na primeira reunião Ordinária deste ano realizada pela Câmara Municipal do Recife, a morte do líder comunitário do bairro do Ibura, Zona Sul, José Cleto Machado de Oliveira. Ele morreu sábado e foi enterrado ontem. “Eu precisava fazer esta homenagem a ele, que era meu amigo, e que vai deixar muita saudade. José Cleto vai fazer falta, que descanse em paz”, afirmou, na manhã desta segunda-feira (5).
O vereador Felipe Alecrim (PSC) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária, para enfatizar a importância da oposição na Casa de José Mariano. O discurso do parlamentar foi realizado na manhã desta segunda-feira (5).
A vereadora Liana Cirne (PT) ocupou a tribuna da Câmara Municipal durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (5), para destacar uma ação popular destinada à climatização e renovação da frota de ônibus do Recife e Região Metropolitana. Segundo a parlamentar, a ação popular, de autoria do seu mandato, foi protocolada no dia 8 de janeiro “contra o Governo do Estado, contra o Grande Recife Consórcio de Transportes Metropolitano e contra as empresas de ônibus”, afirmou.
Estabelecer parcerias entre o Poder Executivo e empresas privadas para financiar a manutenção das ciclovias e ciclofaixas do município, além da construção de novos equipamentos desse tipo. É esse o objetivo do Programa Adote uma Ciclovia/Ciclofaixa, proposto pelo vereador Victor André Gomes (UB) por meio do projeto de lei nº 231/2023, que tramita na Câmara Municipal. O parlamentar subiu à tribuna da Casa durante a reunião plenária desta segunda-feira (5) para defender a ideia.
Ao participar da reunião solene realizada na manhã desta quinta-feira (1º), na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal do Recife em 2024, o prefeito João Campos expôs os projetos realizados em três anos e os que são considerados prioritários para este, que é o último ano da gestão. Mas, também destacou a relação harmônica com o Legislativo. “O retorno à Casa de José Mariano hoje marca uma relação de profundo respeito e compromisso que sempre tive com o Poder Legislativo. Como fiz ao longo dos últimos quatro anos, estou aqui não apenas para ‘reabrir os trabalhos’, mas para seguir selando o compromisso do muito o que temos a fazer juntos pelo Recife”, afirmou.
Os importantes avanços para o Recife, frutos da parceria entre os poderes Executivo e Legislativo, foram exaltados pelo líder do governo, vereador Samuel Salazar (MDB), durante a reunião solene de instalação da 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (1º). No plenário da Casa, o parlamentar lembrou das melhorias que a cidade vem tendo durante a gestão do prefeito João Campos (PSB). “Em três anos e um mês à frente da Prefeitura do Recife, João Campos enfrentou diversos desafios, destacando-se o período pandêmico que enfrentamos. Com determinação, o prefeito tem vencido as adversidades e construído um Recife melhor”, disse.
A Câmara Municipal do Recife promoveu nesta quinta-feira (1º) uma reunião solene para instalar a 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura – isto é, o quarto ano de mandato das vereadoras e vereadores eleitos para exercerem os cargos no período entre os anos de 2021 a 2024. No plenário da Casa, o presidente do Poder Legislativo, vereador Romerinho Jatobá (PSB), tratou da alta produtividade alcançada pela Câmara em 2023 e desejou aos parlamentares um bom período de trabalho em 2024, ano que será marcado pela ocorrência das eleições municipais. Na ocasião, Romerinho Jatobá também enalteceu a gestão do prefeito João Campos (PSB), que compareceu à cerimônia para comunicar a mensagem anual do Poder Executivo sobre a situação do município.
As vereadoras e os vereadores do Recife iniciam os trabalhos parlamentares de 2024 nesta quinta-feira (1º), às 10h, em uma reunião solene no plenário da Câmara Municipal. A cerimônia de instalação da 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura contará com pronunciamentos das lideranças da Casa e do prefeito João Campos que trará a mensagem e o plano de governo, expondo a situação do município, conforme prevê o artigo 54, inciso 7º, da Lei Orgânica da cidade.