Notícias

A vereadora Aline Mariano (PSDB) apresentou um levantamento das obras que já deveriam estar concluídas no Recife, mas continuam em andamento. Durante audiência pública na manhã desta quarta-feira, 16, no plenarinho da Câmara, a parlamentar destacou obras de grande porte que estão atrasadas, entre elas a ampliação do viaduto Capitão Temudo, a construção do parque Dona Lindu, a execução do projeto Capibaribe Melhor e a requalificação da Avenida Norte. A vereadora solicitou informações sobre orçamentos e cronogramas das obras e as justificativas para os atrasos. “Cumpro meu papel de parlamentar representando o povo através de uma fiscalização intensa para que toda a população recifense seja beneficiada por tantos projetos que ainda não foram concluídos”, explicou.

A falta de uma tela de proteção na quadra de futebol do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, tem preocupado o vereador Rogério de Lucca (PSL). Para resolver o problema, um requerimento de sua autoria solicita a colocação do alhambrado, mas a proposta deveria ter sido votada na sessão desta terça-feira, 15, e acabou sendo retirada de pauta. O parlamentar pediu que a proposta seja incluída na pauta de amanhã. "Estava fazendo uma cirurgia e depois fiquei preso no trânsito por duas horas e me atrasei. Não pude defender o meu requerimento”.

O sentimento de indignação levou o vereador André Ferreira (PMDB) à tribuna da Câmara nesta terça-feira, 15. Pela manhã, após tentar comunicar um atropelamento ao Samu, ele recebeu do médico a informação de que o serviço só atende às pessoas que estão telefonando do local do acidente. O fato envolveu uma moto que atropelou uma senhora na Avenida Agamenon Magalhães. O vereador viu o atropelamento, mas não havia parado no local. A denúncia motivou outras críticas ao serviço como, por exemplo, o número de ambulâncias em atendimento na cidade.

Entrou em pauta na reunião desta terça-feira, 15, um voto de repúdio contra a decisão do pároco da Matriz de Santo Antônio de Água Fria, padre Adriano Araújo, de impedir as reuniões periódicas no auditório da casa paroquial. O requerimento foi apresentado pelo vereador Antônio Luiz Neto (PTB). Ele lembrou que as reuniões trimestrais acontecem há 35 anos no mesmo local, e reúnem fiéis com problemas físicos e mentais. O assunto provocou debate entre os parlamentares.

O vereador Aerto Luna (PRP), que também é um representante do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, parabenizou a CTTU e os profissionais da categoria pelo trabalho realizado durante as festas de Momo. “O serviço foi realizado a contento durante todo o carnaval. Não houve falta de veículos nem no Baile Municipal, nem no Recife Antigo, nem em Olinda. Estive lá para observar de perto e constatei o excelente serviço prestado”.

Na reunião plenária desta terça-feira, 15, o vereador Inácio Neto (PT) repercutiu a audiência pública da vereadora Vera Lopes (PPS) realizada pela manhã para discutir o fim da cobrança de estacionamento nos shoppings da cidade. O parlamentar disse que, apesar do sentimento da população, fica difícil conseguir a extinção da taxa porque apenas a União pode legislar sobre esse tipo de matéria.

O aniversário de duas personalidades pernambucanas foi lembrado na Câmara do Recife pelo vereador Múcio Magalhães (PT), na reunião plenária desta terça-feira, 15. Se estivesse vivo o cantor e compositor Chico Science, um dos fundadores do movimento manguebeat, teria completado 45 anos no último dia 13, mesma data do nascimento do político e líder comunista Gregório Bezerra, falecido em 1983.

A vereadora Dra. Vera Lopes (PPS) vai encaminhar à Câmara, na próxima semana, um projeto de lei que proíbe a cobrança de estacionamento nos shoppings e outros estabelecimentos comerciais do Recife. Para aperfeiçoar o projeto, a parlamentar realizou na manhã desta terça-feira, 15, uma audiência pública no plenarinho da Casa de José Mariano com a participação de representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e consumidores. “A cobrança é abusiva. Tal procedimento não deveria existir onerando o bolso do consumidor, quando é de direito estacionar o veículo nas localidades que se vai receber atendimento. Mobilizando a população vamos conseguir acabar com esta injustiça”, explicou a vereadora.

A vereadora Vera Lopes (PPS) vai debater a excessiva cobrança de estacionamentos no Recife em audiência pública que realizará nesta terça-feira, 15, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. Ela abordou o tema, durante sessão ordinária de segunda-feira, 14, fazendo fortes críticas à prática da cobrança do estacionamento, preparando-se para a reunião de hoje. A audiência pública, que começa logo mais às 10h, contará com a presença de promotores e representantes da Defesa do Consumidor e da sociedade civil.

A Revolução Pernambucana de 6 de março de 1817 foi exaltada pelo vereador Liberato Costa Júnior (PMDB) na tarde desta segunda-feira, 14. O parlamentar destacou a importância da data histórica, que criou a primeira República do País, com duração de 68 dias. “Ninguém pensa e nem lembra quanto representa ser um vereador do Recife, a cidade mais constitucionalista, humanista e histórica do Brasil”.