Notícias

O vereador Almir Fernando (PCdoB) debateu dois assuntos na tribuna, nesta terça-feira (12), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife: a colocação de um ecoponto no Campo do Café, localizado na Linha do Tiro, e a importância da continuação de investimentos à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Os requisitos para ser beneficiário do programa da Tarifa Social da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foram destacados pelo vereador Samuel Salazar (MDB), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (12). Segundo ele, há uma grande dificuldade de as famílias aderirem ao benefício social, dada a média de consumo estabelecida pela Compesa e o consumo mínimo de água indicado pela Organização das Nações Unidas (ONU). “É impossível que qualquer família consiga acesso a esse benefício”, apontou.

Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (12), o vereador Felipe Alecrim (PSC) falou sobre o projeto Gabinete na Rua, que é desenvolvido por ele, com apoio de sua equipe, e que tem o objetivo de visitar as comunidades e abordar os problemas urbanos que a população enfrenta, visando uma solução administrativa. “Essa é uma das nossas missões como vereador, que é ouvir o povo e fazer as cobranças dessas demandas junto à Prefeitura do Recife”, disse.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (12), o vereador Ronaldo Lopes (PSC) fez um apelo à Prefeitura do Recife para que atenda requerimentos de sua autoria que pedem sobretudo a requalificação de asfalto de ruas de comunidades da Zona Norte. “Reforço o pedido para que a Prefeitura do Recife faça a execução dos nossos requerimentos. Eu só quero que eles sejam atendidos para o bem-estar da população recifense”, disse.

Para conhecer o funcionamento do Poder Legislativo Municipal, os alunos do quarto período do curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) visitaram a Câmara do Recife na manhã desta terça-feira (12). Eles foram recebidos pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), terceiro vice-presidente, que falou da rotina da Casa de José Mariano, das atividades parlamentares e dos projetos que interferem na vida da população. Na visita, os estudantes foram mediados por representantes da ONG Embaixada Politize, que estimula o estudo da educação política de jovens.

Com um trabalho dedicado à defesa dos direitos das pessoas com deficiência através da promoção da inclusão, quebra de barreiras e construção de uma sociedade mais justa e equitativa, 32 organizações foram homenageadas nesta segunda-feira (11), na Câmara do Recife, por iniciativa da vereadora Elaine Cristina (PSOL). “A reivindicação de direitos a partir da organização popular trouxe uma série de avanços para nossa legislação, como, por exemplo, a Lei Brasileira de Inclusão, a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, a inclusão de Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial nos estabelecimentos de ensino que possibilitam desenhar um caminho mais inclusivo e justo para essas pessoas”, disse.

O desabastecimento de água nas áreas periféricas do Recife foi o tema da audiência pública promovida pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), nesta segunda-feira (11), no plenarinho. “O propósito é de reunir representantes do poder público, órgãos reguladores, especialistas em gestão hídrica e, principalmente, os moradores das áreas impactadas”, justificou o parlamentar.

A votação do projeto de lei do Executivo nº 57/2023, que promove mudanças na lei do Recentro, motivou um discurso do vereador Samuel Salazar (MDB) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11). Líder do governo e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) da Casa, Salazar defendeu a aprovação de um parecer da CFO ao projeto de lei, visando a incluir três locais do bairro da Boa Vista – a rua da Imperatriz, a praça Maciel Pinheiro e o pátio de Santa Cruz – na lista de beneficiados do plano de incentivo fiscal. Na ocasião, o plenário aprovou o projeto de lei nº 57/2023, com as alterações propostas pela Comissão, em primeira e segunda discussões.

A vereadora Aline Mariano (PP) destacou o requerimento de sua autoria que concede voto de aplauso e congratulações à instituição Mães e Anjos Azuis, pela excelência na promoção da inclusão social e escolar de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11), a parlamentar também aproveitou a aprovação do requerimento e destacou outros assuntos relacionados à saúde mental, como a sanção de um projeto de lei de sua autoria.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11), o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) destacou a Festa do Morro da Conceição, que aconteceu na sexta-feira (8), na Zona Norte da cidade. Ele também apontou denúncias feitas por moradores da localidade sobre a falta de água na região. “De um canto a outro enquanto subíamos o Morro da Conceição, as pessoas estavam numa só grita, que era a pergunta: cadê a minha água?”, disse.