A Câmara Municipal do Recife entregará a Medalha de Mérito do Judiciário Ministro Djaci Falcão, na noite desta quarta-feira (22), a desembargadores, procuradores, juízes, promotores, advogados, membros dos tribunais, assessores e funcionários do sistema de justiça. A solenidade ocorrerá às 18h30, no plenário da Casa de José Mariano, quando cada vereador que fez a indicação de um nome da área jurídica, terá a oportunidade de entregar o diploma que reconhece e registra o trabalho desenvolvido pelo profissional, no exercício de sua função.
Profissionais das artes marciais foram homenageados na Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira (21), em reunião solene de iniciativa do vereador Ronaldo Lopes (PSC). Ao total, 34 pessoas foram agraciadas, entre incentivadores e professores. A prática de artes marciais, segundo a justificativa do parlamentar, é uma atividade que vai além de meramente aprender técnicas de autodefesa. “É uma expressão de disciplina, autocontrole, respeito, liderança, superação e, acima de tudo, um verdadeiro estilo de vida. “Os profissionais de artes marciais dedicam-se a ensinar e transmitir esses valores para seus alunos”.
Os maus tratos sofridos por alguns animais na Exposição Nordestina de Animais, que aconteceu na última semana no Parque de Exposições do Cordeiro, Zona Oeste, foram destacados pela vereadora Aline Mariano (PP), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (21). Ela leu uma nota de repúdio sobre casos que ocorreram este ano no evento.
O Saúde Recife, sistema de assistência à saúde dos servidores municipais, foi tema de dois pronunciamentos na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (21). Após uma fala do vereador Osmar Ricardo (PT), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) subiu à tribuna para acrescentar informações ao tema trazido pelo colega.
Em reunião plenária na Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (21), o vereador Osmar Ricardo (PT) falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos servidores municipais ao tentar utilizar o Saúde Recife, o sistema de assistência à saúde do trabalhador.
Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (21), o vereador Felipe Alecrim (PSC) repercutiu a comemoração do primeiro aniversário da Casa do Pão, uma instituição assistencial criada pela Arquidiocese de Recife e Olinda, que busca atender pessoas em situação de vulnerabilidade, sobretudo as que vivem em situação de rua. “Este é um projeto que cumpre o papel fundamental de ir ao encontro de quem tem fome. Não é só a fome do corpo físico, mas também a espiritual e a de busca da dignidade”.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (21), o vereador Ronaldo Lopes (PSC) reforçou o pedido feito a partir do requerimento de número 12.606/2023, de sua autoria, que foi aprovado momentos antes, sobre a viabilidade da utilização da estrutura dos Centros da Paz (Compaz) inserindo uma equipe multidisciplinar para o atendimento de crianças autistas. “Estamos buscando, junto ao Poder Público, uma solução para a utilização desses equipamentos que são referência não só no Recife, mas também no mundo”.
Ao discutir o projeto de lei número 56/2022, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) destacou que matéria legislativa “é um marco para o nosso município”. A matéria institui, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife, a “Semana Municipal da Saúde da População Negra”. A proposição foi aprovada na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (21), um dia depois das comemorações do Dia da Consciência Negra. “Essa aprovação, hoje, foi muito simbólica pois ainda lembramos da morte de Zumbi dos Palmares”.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (21), para discutir os requerimentos de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), de números 12644/2023, 12647/2023, 12648/2023, 12649/2023 e 12652/2023. Eles propõem ações ao Carnaval 2024, dentre elas: garantir atendimento tira-dúvidas dos editais na Casa do Carnaval; mutirão de regularização de débitos fiscais para as agremiações carnavalescas; pagamento dos cachês 30 dias após a prestação de contas, entre outras.
A vereadora Liana Cirne (PT) debateu cinco requerimentos de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), que foram aprovados, e disse que não só concordava com eles como também pediu “para ir além das solicitações” e apresentou duas propostas. Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (21), a parlamentar fez apelo para que o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, suspenda de imediato o edital vigente do Carnaval de 2024, que à princípio fica aberto até sexta-feira; e também fez indicação para que seja assinado um requerimento coletivo de diversos vereadores pedindo que seja marcada uma reunião pública para definir as regras que possam orientar a participação da festividade mais popular do Recife.