A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) discutiu, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (18), dois requerimentos de sua autoria. Os pedidos são direcionados a duas escolas municipais da cidade e versam sobre a realização de reforma estrutural e lotação e encaminhamento de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE). O vereador Gilson Machado Filho (PL) também falou sobre o tema.
O fim do rodízio escolar de estudantes autistas em duas escolas municipais, além de uma solicitação para antecipação do cronograma do concurso público para agente de apoio ao desenvolvimento educacional especial (AADEE) e um reparo do busto em homenagem a Soledad Barret foram os assuntos abordados pela vereadora Liana Cirne (PT), autora dos requerimentos, e por apartes de diversos parlamentares. O pronunciamento foi realizado na tribuna da Casa de José Mariano, na plenária desta terça-feira (18).
Os parlamentares debateram e aprovaram o requerimento nº 961/2025, de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo), dirigindo indicação ao secretário de Ordem Pública e Segurança do Recife solicitando a adoção de providências para a capacitação dos Guardas Municipais do Recife no uso de equipamentos não letais e armas de fogo. O assunto foi levado inicialmente à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira (18), pelo autor da proposição, além dos vereadores Agora é Rubem (PSB), Rinaldo Junior (PSB) e Felipe Alecrim (Novo).
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (18), o vereador Tadeu Calheiros (MDB) falou sobre dois assuntos. Primeiro, ele repercutiu e parabenizou a eleição do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), que aconteceu ontem (17). “Parabenizo as duas chapas que concorreram de forma legítima e democrática, tendo como resultado a eleição da chapa 1, que é representada por duas mulheres: doutora Carolina Tabosa e doutora Jamilly Leite”. O parlamentar também disse ter recebido, nesta terça, representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (Seepe), que estavam presentes nas galerias do plenário. “Vieram solicitar o apoio trazendo assuntos de extrema importância", disse. Ele citou por exemplo, a necessidade de "ampliar o número de servidores para diminuir a sobrecarga dos profissionais e termos escalas mais completas para atender melhor a população”.
A atuação do Governo de Pernambuco em relação ao Programa Ganhe o Mundo, que leva estudantes do ensino médio estadual a fazer intercâmbio em vários países, foi criticada pelo vereador Fabiano Ferraz (MDB), na Câmara do Recife. Durante a reunião plenária desta terça-feira (18), ele disse estar preocupado com os estudantes que foram aprovados no programa e ainda não viajaram. “Infelizmente, o Programa Ganhe o Mundo, criado ainda durante a gestão do ex-governador Eduardo Campos, vem sendo destaque nos últimos meses por conta de notícias desagradáveis. Primeiro, o Governo do Estado demorou cerca de dois anos para retomá-lo e, em agosto do ano passado, quando foi anunciado, diversos problemas administrativos e burocráticos passaram a acontecer”, afirmou.
A realização de uma edição do evento de ciclismo Giro Pernambuco no último domingo (16) motivou um pronunciamento do vereador Júnior de Cleto (PSB) nesta terça-feira (18). Durante a reunião plenária da Câmara Municipal, o parlamentar agradeceu o apoio da Prefeitura à competição e destacou o sucesso da corrida, que celebrou o aniversário do Recife. Promovido na Via Mangue, o Giro Pernambuco do último domingo atraiu, de acordo com Júnior de Cleto, cerca de 300 atletas e um público de 1 mil pessoas, dentre comerciantes e espectadores. “O Giro Pernambuco é muito mais que uma corrida de ciclismo. Ele representa superação, saúde, inclusão social e incentivo ao uso da bicicleta como meio de esporte e lazer”.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) anunciou, na tribuna da Casa de José Mariano, durante plenária realizada nesta terça-feira (18), que o projeto de lei nº 36/2025, de sua autoria, que institui uma Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Política Contra as Mulheres no Calendário Oficial de Eventos do Recife está em tramitação na Câmara. "Não se trata de pauta de direita e nem de esquerda. É uma realidade enfrentada por todas as mulheres que ocupam espaços de poder e eu peço aos meus pares atenção para esse projeto em suas Comissões para darem os pareceres favoráveis". Os vereadores Rodrigo Coutinho (Republicanos) e Eduardo Mota (PSB) também se pronunciaram sobre o tema na tribuna
O requerimento número 978/2025, de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL), foi discutido na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (18). A proposta concede "moção de apoio ao projeto de decreto legislativo (PDL) 3/2025, que susta os efeitos da resolução número 258/2024, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), e ao projeto de lei 1904/2024, que visa impedir que o aborto seja reconhecido como direito, sem previsão de limite de tempo gestacional, durante todos os nove meses da gravidez, até o momento do parto, que tramita na Câmara dos deputados e Senado Federal, de iniciativa do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)". Após um intenso debate, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) pediu vistas do requerimento e a votação foi adiada.
O vereador Eduardo Mota (PSB) comemorou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (18), a entrega da Creche Escola Municipal da Mustardinha, na Zona Oeste, e a assinatura da Ordem de Serviço (OS) para a duplicação da ladeira da Cohab, no bairro do Ibura, Zona Sul. Tanto a creche quando a assinatura da OS ocorreram no dia 12 de março, quando o Recife estava comemorando 488 anos. “A creche vai oferecer mais de 200 novas vagas”, afirmou. Já a duplicação da ladeira, segundo o parlamentar, vai corresponder a uma expectativa de mais de 300 mil pessoas que moram nas proximidades da subida, por onde passam cerca de 10 mil carros por dia. “Além da obra da ladeira, agora é importante lutarmos pelo retorno [na BR 101] do Padre Cicero, que está localizado na área de Jaboatão dos Guararapes. O retorno viário precisa ser reaberto, para os moradores do Ibura não precisarem fazer retorno na Muribeca”.
Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (17), a vereadora Liana Cirne (PT) compartilhou a informação de que ingressou, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação provocou debate, envolvendo outros parlamentares. “Nosso pedido de prisão preventiva tem alguns fundamentos: notícia crime com base no cometimento de obstrução de justiça; incitação ao crime de atentado às instituições democráticas e crime de coação no curso do processo”.