Para ser reconhecido como polo educacional e econômico do Nordeste, o Recife sempre contou com a formação dos cursos superiores de Administração, que  têm desempenhado papel fundamental nesse contexto. Diante disso, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene, na tarde desta quarta-feira (10), através do mandato do vereador Gilberto Alves (PRD), para homenagear os  cursos mais antigos da área, que neste 2025 completam 60 anos de fundação – o de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE). A solenidade foi presidida pelo vereador Zé Neto (PSB).
                   
             
            
            
             
                  
                     
                       
                     
                  
                  
                      
                      Presidida pelo vereador Agora é Rubem (PSB), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara do Recife promoveu uma reunião em formato híbrido nesta quarta-feira (10). No encontro, que também contou com a participação da vereadora Liana Cirne (PT), o grupo discutiu e aprovou os pareceres dados a 15 projetos de lei em tramitação na Casa – todos favoráveis às matérias. Dentre as propostas que seguem para o plenário com o aval da Comissão, está o projeto de lei nº 48/2025, que visa a obrigar os cursos de primeiros socorros ofertados no município a mencionar a existência de protocolos de segurança para gerenciamento e intervenção em crises de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). A iniciativa é do vereador Carlos Muniz (PSB).
                   
             
            
            
             
                  
                     
                       
                     
                  
                  
                      
                      A Câmara Municipal do Recife realizou, na manhã desta quarta-feira (10), uma audiência pública para discutir o projeto de Lei do Executivo de número 16/2025, que dispõe sobre o Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo do Recife (LPUOS). A reunião foi promovida pelo vereador Eduardo Mota (PSB), que preside a Comissão Especial que trata sobre o Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo. Com o plenarinho lotado, a audiência, que faz parte do calendário estabelecido pela Comissão Especial, contou com a participação do vereador Carlos Muniz (PSB), relator do PLE no colegiado, além de diversos parlamentares da Casa, representantes da Prefeitura do Recife, do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (Prezeis) e da sociedade civil.
                   
             
            
            
             
                  
                     
                       
                     
                  
                  
                      
                      Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (9), a Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão do Recife ao general de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, comandante militar do Nordeste. A homenagem, promovida por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB), ocorreu no plenário da Casa de José Mariano. O vereador Zé Neto (PSB) presidiu a reunião solene prestigiada por autoridades militares e por representantes de poderes constitucionais.
                   
             
            
            
             
                  
                     
                       
                     
                  
                  
                      
                      Nesta terça-feira (9), a Câmara do Recife aprovou por unanimidade, em primeira e segunda discussões, o projeto de lei do Executivo nº 22/2025, que promove alterações na legislação que trata da remuneração dos servidores e empregados públicos da Administração Direta e Indireta do município. Durante a discussão, entretanto, os vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Thiago Medina (PL) ocuparam a tribuna da Casa para tecer pontuações críticas ao projeto, como a sua tramitação em regime de urgência. Já o vereador Samuel Salazar (MDB) fez apartes e explicou e defendeu a proposição.
                   
             
            
            
             
                  
                     
                       
                     
                  
                  
                      
                      O Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Prefeitura do Recife e a Câmara dos Deputados, que adaptará o Conecta Recife, premiado e reconhecido nacionalmente, para modernizar os serviços digitais do Legislativo Federal, foi destacado pelo vereador Carlos Muniz (PSB), na reunião plenária desta terça-feira (9). "O acordo vai impulsionar a transformação digital e a modernização administrativa do Legislativo Federal com o uso da experiência digital do Conecta Recife", disse. De acordo com o parlamentar, o Recife, que já é reconhecida como a capital da inovação tecnológica no Brasil, acaba de levar a sua experiência de governo digital para um dos espaços mais importantes da vida pública nacional. "O Conecta Recife é um produto genuinamente recifense, desejado por vários entes políticos e sem bandeira partidária. O Recife mostra o caminho do desenvolvimento e ajuda a construir soluções que melhoram a vida de milhões de brasileiros".
                   
             
            
            
             
                  
                     
                       
                     
                  
                  
                      
                      A Câmara Municipal do Recife aprovou em segunda votação, nesta  terça-feira (9), o projeto de lei Ordinária nº 44/2025, de autoria do vereador Tadeu Calheiros (MDB). A proposição dispõe sobre a suspensão da contagem dos prazos em processos administrativos no âmbito do município do Recife no período compreendido entre 20 de dezembro e 20 de janeiro, ou seja, durante o recesso forense. Antes da votação, o autor fez um pronunciamento na tribuna da Casa, explicou a medida e pediu apoio dos demais parlamentares. O projeto de lei seguirá para a Prefeitura para sanção ou veto do prefeito.
                   
             
            
            
             
                  
                     
                       
                     
                  
                  
                      
                      Uma solicitação de serviço em rua do bairro da Zona Norte da cidade gerou debate durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (9). Trata-se do requerimento nº 8225/2025, de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT), que  faz indicação ao presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para autorizar a colocação de asfalto na Rua Monte Alegre, no Brejo de Beberibe, no bairro de Nova Descoberta. O vereador Thiago Medina (PL) destacou o assunto na tribuna da Casa e foi aparteado pelos vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Alef Collins (PP). A proposição foi aprovada.
                   
             
            
            
             
                  
                     
                       
                     
                  
                  
                      
                      O vereador Fred Ferreira (PL) cobrou à Prefeitura políticas públicas para as pessoas em situação de rua e reclamou do aumento do número de usuários de drogas em ruas do bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade.  O pronunciamento do parlamentar ocorreu na manhã desta terça-feira (9), na reunião plenária da Câmara do Recife. “Sabemos que Boa Viagem é um cartão postal do nosso Estado e do nosso Município", salientou. "Há uma falta de atenção da Prefeitura e os usuários de drogas estão cada vez mais aumentando em Boa Viagem. Esse não é um problema de agora e eu não sou o primeiro vereador a discutir essa questão”.
                   
             
            
            
             
                  
                     
                       
                     
                  
                  
                      
                      A fiscalização realizada pelo vereador Eduardo Moura (Novo), no último sábado (6), no terreno da antiga Vila da Aeronáutica, na Zona Sul, onde estão sendo construídos dois habitacionais, foi repercutida durante a reunião plenária da Câmara do Recife, desta terça-feira (9). Ele disse que a obra estava embargada, reclamou por ter sido barrado no local e afirmou que a prerrogativa de fiscalizar a administração municipal não foi respeitada. A vereadora Kari Santos (PT) e o vereador Rinaldo Junior (PSB) questionaram o parlamentar e defenderam a construção dos empreendimentos - uma parceria da Prefeitura do Recife com o programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.