Notícias

Durante a reunião plenária da desta terça-feira (6), na Câmara do Recife, o vereador Eduardo Moura (Novo) comentou sobre a notícia de que um grupo de vereadores abriu um processo administrativo contra Gilson Machado Filho (PL) e Thiago Medina (PL) por quebra de decoro parlamentar, ao publicarem um vídeo gravado dentro do plenário da Casa questionando o acidente de trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando metalúrgico. O respeito às regras impostas no parlamento, o diálogo entre as diferentes correntes ideológicas e a publicização do procedimento administrativo foram a tônica do discurso de Eduardo Moura.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária realizada nesta terça-feira (6), para lamentar um vídeo em que são feitas insinuações sobre o acidente de trabalho que ocasionou a amputação de um dedo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O que aconteceu aqui, durante a minha fala, quando eu aprovei um projeto de lei em memória das vítimas de acidente de trabalho, é muito sério. Vereadores Thiago Medina (PL) e Gilson Machado Filho (PL), eu estava tratando de um assunto sério sobre a vida de trabalhadores. E vocês disseram que o trabalhador está se machucando para poder se aposentar. Isso é errado", disse. "É preciso entender que isso não é uma brincadeira. É um tapa na cara de trabalhadores e trabalhadoras que ficaram sequelados e que estão no INSS. Que estão doentes e que nunca mais vão recuperar sua condição normal. Isso é um sofrimento", lamentou.

Numa análise sobre as reações ao processo administrativo de iniciativa dos vereadores aliados da esquerda, protocolado contra os vereadores Gilson Machado Filho (PL) e Thiago Medina (PL), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) disse que o respeito é balizador das relações na Câmara Municipal do Recife. “O respeito é essencial, inclusive, para trazermos [ao plenário] as vozes daqueles que nos escolheram. Somos responsáveis pelo que dizemos e fazemos. O povo do Recife espera que sejamos os seus representantes”, disse, na reunião plenária realizada nesta terça-feira (6).

Líder do PSB na Câmara do Recife, o vereador Rinaldo Junior (PSB), subiu à tribuna, durante à reunião Ordinária na manhã desta terça-feira (6), para defender a gestão municipal e rebater críticas feitas por um parlamentar da oposição em relação ao saneamento dos banheiros da orla de Boa Viagem. “Não dá para aceitar vereador eleito pelo povo do Recife abrir a boca pra fazer uma denúncia que a Prefeitura está fazendo obras multimilionárias com o intuito de embolsar mais dinheiro. Isso quer dizer que, na afirmação do vereador Gilson Machado Filho (PL), a Prefeitura já embolsou e tá embolsando mais. A pergunta é: quem embolsou mais dinheiro? É uma obrigação do vereador trazer para essa Câmara, os nomes, os detalhes e quem tá embolsando e quem quer embolsar mais dinheiro. Ou ele vem aqui e se retrata ou prova”.

Uma reflexão sobre o papel dos vereadores, visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos recifenses, foi proposta pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (6). “Mesmo defendendo bandeiras diferentes, precisamos nos respeitar”, defendeu ele, dizendo que a sociedade e os eleitores em geral esperam do Poder Legislativo “a busca de uma cidade melhor”. Os vereadores Gilson Machado Filho (PL) e Júnior de Cleto (PSB) falaram sobre o mesmo assunto.

A solicitação para reforço do policiamento ostensivo, implantação de câmeras de monitoramento e também criação de um posto policial na Rua Professor Pedro Augusto Carneiro Leão, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul, foi debatida na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (6). O tema foi trazido ao plenário pelo requerimento de número 3348/2025, de autoria do vereador Alef Collins (PP), e foi debatido pelos vereadores Rodrigo Coutinho (Republicanos) e Júnior de Cleto (PSB).

Em reconhecimento à dedicação e ao compromisso de quem trabalha para transformar a vida das pessoas dentro das comunidades, a Câmara Municipal do Recife celebrou, em reunião solene realizada na noite desta segunda-feira (5), o Dia Nacional do Líder Comunitário, por iniciativa do vereador Agora é Rubem (PSB). Com o plenário lotado, a solenidade que homenageou mais de 50 líderes comunitários foi presidida pela vereadora Flávia de Nadegi (PV). O Dia Nacional do Líder Comunitário é celebrado, no Brasil, em 5 de maio. A data foi estabelecida pela lei federal 11.287/2006.

Uma reunião pública em memória dos 80 anos da morte do estudante Demócrito Souza Filho foi promovida pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), na tarde desta segunda-feira (5), no plenarinho da Casa. Em 3 de março de 1945, Demócrito de Souza Filho, estudante da Faculdade de Direito do Recife, foi assassinado enquanto discursava numa manifestação cívica na sacada do Diario de Pernambuco. Ele tinha 23 anos de idade. “Há 80 anos, o tempo foi ferido em uma tarde de março. O silêncio da injustiça engoliu a voz ardente de um jovem revolucionário que usou sonhar alto demais para os ouvidos da tirania: o estudante Demócrito de Souza Filho”, destacou a parlamentar.

A votação e aprovação do requerimento nº 3283/2025, de autoria do vereador Alef Collins (PP), gerou debate na Câmara do Recife nesta segunda-feira (5). Durante a reunião plenária, o parlamentar ocupou a tribuna para discutir o texto, que solicita do Poder Executivo esforços para fortalecer o Reintegra, projeto da sociedade civil voltado para a integração de pessoas em situação de rua ao mercado de trabalho. Ainda no pronunciamento, o parlamentar tratou de uma sugestão de seu mandato para criar no município uma linha de crédito especial para jovens advogados.

O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) criticou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (5), a insegurança no Estado de Pernambuco, sobretudo no Recife. Ele mencionou duas notícias sobre casos recentes de violência que, segundo ele, mostram a necessidade de mais policiamento nas ruas do Recife, bem como a insegurança na Ilha de Fernando de Noronha. “A gente pede que a governadora de Pernambuco e a Secretaria de Defesa Social possam tomar medidas veementes para que a gente possa ter um Estado e uma capital mais segura”, destacou.