Notícias

O requerimento número 3.271/2025, com indicação ao presidente da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que solicita o reforço da iluminação pública na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, gerou debate durante a reunião plenária desta segunda-feira (5). Na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Eduardo Moura (Novo) iniciou a discussão sobre o assunto e foi aparteado pelos vereadores Gilson Machado Filho (PL) e Thiago Medina (PL), autor do requerimento.

“Chegou a hora de a gente olhar para aqueles que fazem a cidade do Recife acontecer”. Com essas palavras, a vereadora Kari Santos (PT) deixou na tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (5) sua mensagem de apoio às demandas salariais dos servidores da capital. Em seu pronunciamento durante a reunião plenária, a parlamentar fez um apelo para que a Prefeitura negociasse um reajuste mais favorável à categoria. “É inadmissível um reajuste salarial de 1,5%. A gente precisa, enquanto vereadores desta Casa, nos somarmos com os servidores públicos da cidade do Recife, por entendermos que são eles, mais uma vez, que levam os serviços para o povo”, disse. “A gente só vai ter um serviço de qualidade ofertado para o povo da cidade do Recife se a gente valorizar esses profissionais”.

Na reunião plenária desta segunda-feira (5), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife para enaltecer entregas de obras e serviços da Prefeitura à população. O parlamentar repercutiu participações de seu mandato em atividades como uma iniciativa em saúde e esporte promovida pelo Executivo em Boa Viagem e a vistoria de uma rua que passa por intervenções de pavimentação e drenagem em Brasília Teimosa. Entretanto, o principal destaque do pronunciamento foi para a entrega da reforma da Unidade de Saúde da Família Mais (USF+) Gilberto Freyre/Bola na Rede, no bairro da Guabiraba, que aconteceu em 23 de abril. “É interessante a gente poder verificar que as coisas estão acontecendo na nossa cidade”, avaliou. “Com essa unidade, já são 56 USF reinauguradas. Nós tínhamos uma cobertura de um pouco mais de 50% e passamos a ter uma cobertura na saúde de 80%”.

Questões relacionadas à infraestrutura de escolas municipais foram destacadas por vereadores da bancada de oposição durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (5), no plenário da Câmara do Recife. O vereador Felipe Alecrim (Novo) teceu críticas à gestão e lembrou de requerimentos aprovados na Casa que solicitavam a limpeza de entulhos depositados próximos à unidades de ensino ou outros, que pediam a regularização do abastecimento de água. Também discutiram a questão, os vereadores Gilson Machado Filho (PL) e Thiago Medina (PL).

O requerimento de número 3412/2025, de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo), foi aprovado na reunião plenária da Câmara do Recife realizada nesta segunda-feira (5). A matéria é um voto de aplauso à Neoenergia Pernambuco, à equipe técnica e ao Assessor de Comunicação, André Albuquerque, "pela pronta atuação na religação da energia elétrica da Escola Municipal Deputado Fernando Sampaio, bairro Nova Descoberta, garantindo o retorno das aulas e o direito à educação de crianças em situação de vulnerabilidade". O parlamentar abordou o assunto em dois momentos da reunião.

Mensagens para disseminar informações que objetivam prevenir casos de violência contra mulheres e contra crianças e adolescentes: dois requerimentos de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) foram discutidos e aprovados na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (5). O primeiro, trata da adoção de medidas para cumprimento de uma lei municipal que obriga a divulgação de mensagens de combate à violência contra a mulher durante a realização de eventos esportivos nos estádios de futebol do Recife e o outro, solicita a promoção de campanhas de conscientização e prevenção aos desafios perigosos da internet nas escolas públicas da cidade. As vereadoras Liana Cirne (PT) e Kari Santos (PV) e o vereador Eduardo Moura (Novo) defenderam as proposições.

Os descontos sem autorização e ilegais, que estavam sendo feitos nos contracheques de milhões de aposentados e pensionistas do INSS, foi tema de debate na Câmara Municipal do Recife, por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). “É necessário que haja uma apuração rigorosa e que todos os criminosos que estavam fazendo os descontos sejam punidos e devolvam o dinheiro que receberam”, afirmou a parlamentar, na reunião plenária desta segunda-feira (5). O vereador Gilson Machado Filho (PL) participou do debate.

A Câmara Municipal do Recife aprovou, na reunião plenária realizada nesta segunda-feira (5), voto de aplauso proposto pelo vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro; ao coordenador da bancada federal de Pernambuco, deputado federal Augusto Coutinho; e à bancada federal pernambucana. Através do requerimento número 3402/2025, o vereador fez o reconhecimento da atuação dos homenageados “pelo relevante empenho e pela atuação articulada e decisiva na viabilização da instalação da Escola de Sargentos das Armas (ESA) do Exército Brasileiro em Pernambuco”.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (5), a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) anunciou uma iniciativa, idealizada pelo seu mandato, contra o racismo ambiental. “Eu falo da caravana de comunidades contra o racismo ambiental. A nossa proposta tem como objetivo transformar a escuta, mapear territórios, sistematizar e agir de uma forma que estaremos presentes na Zona Norte, Sul e Oeste. Serão realizadas visitas presenciais nos territórios, promovendo uma roda de conversa com as lideranças locais e escuta com moradoras e moradores”, explicou. “O foco é o enfrentamento às desigualdades ambientais que marcam a cidade. O Recife é a segunda capital mais vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas aqui no Brasil, mas os impactos dessa crise são nas áreas de morro, beira de rio e zonas historicamente negligenciadas pelo Poder Público”, complementou.

O vereador Thiago Medina (PL) anunciou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (5), que vai solicitar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito que ele chamou de CPI dos Aditivos. O parlamentar afirmou que o objetivo é investigar por que obras públicas municipais precisam de recursos aditivos, assim como saber o motivo pelo qual elas são concluídas após o prazo estabelecido. Os vereadores Eduardo Moura (Novo), Davi Muniz (PSD) e Alef Collins (PP) também discutiram o tema.