Notícias

Os sete requerimentos que concedem votos de aplausos e congratulações a bibliotecas comunitárias do Recife, todos de autoria da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL), foram debatidos pela parlamentar, na reunião plenária da Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (6). “Esta é uma pauta que envolve pessoas, coletivos e comunidades. E trazem educação, cultura e sabedoria para as periferias”, disse. Após o debate, as proposições foram aprovadas: requerimento 9788/2025, concedendo voto de aplausos e congratulações à Biblioteca Comunitária do Poço (Poço da Panela); número 9789/2025, à Biblioteca Amigos da Leitura (Alto José Bonifácio); número 9790/2025, à Biblioteca Popular do Coque (Ilha Joana Bezerra); 9793/2025, à Biblioteca Comunitária das Formiguinhas Sem-Teto (Vila Santa Luzia, Torre); 9794/2025, à Biblioteca Multicultural Nascedouro (Peixinhos); 9796/2025, ao Centro de Educação Popular Mailde Araújo (Cepoma), e sua biblioteca comunitária (Brasília Teimosa); e 9798/2025, à Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares (Ilha do Retiro e Afogados).

O Dia do Prefeito, celebrado em todo Brasil em 6 de outubro, foi destacado no plenário da Casa de José Mariano e gerou debates na reunião plenária realizada nesta segunda-feira (6). Os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Júnior de Cleto (PSB) se dirigiram à tribuna e expuseram os seus posicionamentos. Moura teceu críticas e Cleto elogiou a condução da gestão municipal.

Ao anunciar que 83% do que está previsto no projeto da Ponte Júlia Santiago está concluído o vereador Chico Kiko (PSB) disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (6), que está orgulhoso com a obra que vai atender a milhares de pessoas que precisam passar pelo bairro de Areias. A ponte faz a ligação do bairro, na Zona Oeste, com a Imbiribeira, na Zona Sul. “Esta obra me enche de orgulho pela importância que ela tem para a comunidade e também porque eu e minha equipe fazemos parte desta conquista. A construção dela partiu de uma proposta do nosso mandato. Ela vai diminuir as distâncias entre as Zona Oeste e Zona Sul”, comemorou.

Ele já denunciou desvios de recursos públicos que afetavam moradores de periferias; deu visibilidade a famílias esquecidas pelo Poder Público; e usou sua influência na mídia para mobilizar ajuda em casos de emergência como enchentes. Em reconhecimento a ações como essas, que unem a atividade profissional com o exercício da cidadania, a Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão do Recife ao jornalista Fábio Almir de Araújo, numa iniciativa do vereador Júnior de Cleto (PSB). A entrega ocorreu em reunião solene realizada na tarde desta quinta-feira (2), presidida pelo vereador Eduardo Moura (Novo).

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife repercutiu, em reunião realizada nesta quinta-feira (2), uma visita técnica realizada à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em conjunto com vereadores de Olinda e de Jaboatão dos Guararapes. Sob a presidência do vereador Fabiano Ferraz (MDB) e com a presença dos vereadores Eduardo Mota (PSB) e Júnior de Cleto (PSB), o colegiado também realizou a aprovação de dois projetos de lei Ordinária e a distribuição de outras três proposições.

Na manhã desta quinta-feira (2), a Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, por videoconferência, para analisar o projeto de lei nº 259/2025, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT). A proposição, que foi aprovada pelo colegiado, dispõe sobre a implementação de ações permanentes de promoção da cultura de paz, prevenção à violência e fortalecimento da convivência democrática nas unidades educacionais das redes pública e privada do Recife – Lei Escola sem Violência. Participaram da reunião a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL), presidente da Comissão, e os vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Rinaldo Junior (PSB).

Com atuação tanto nas esferas religiosas quanto na civil, o Movimento Pró-Vida foi homenageado pela Câmara Municipal do Recife, que realizou reunião solene nesta quarta-feira (1º), através do mandato do vereador Felipe Alecrim (Novo). A entidade promove ações de conscientização, acolhimento, formação e acompanhamento de gestantes em situação de vulnerabilidade, bem como de famílias e indivíduos que enfrentam dilemas diante da fragilidade da vida. A solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Moura (Novo).

Presidida pela vereadora Natália de Menudo (PSB), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife promoveu uma reunião nesta quarta-feira (1º), na Casa de José Mariano, para distribuir nove projetos em tramitação aos relatores e votar o parecer ao projeto de lei nº 101/2025. De autoria do vereador Alef Collins (PP), também membro do grupo e presente na reunião, a matéria obteve votação favorável na Comissão.

Sob a presidência do vereador Rinaldo Junior (PSB) e com a presença dos vereadores Gilberto Alves (PRD), Gilson Machado Filho (PL), Carlos Muniz (PSB) e Samuel Salazar (MDB), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se na manhã desta quarta-feira (1º). O colegiado realizou a análise de 11 proposições, oito foram aprovadas e 14 receberam parecer pela rejeição.

Por iniciativa dos vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Eduardo Moura (Novo), a Câmara do Recife promoveu nesta terça-feira (30) uma reunião solene para comemorar a primeira década do Partido Novo como uma legenda política registrada oficialmente. O evento, realizado no plenário da Casa de José Mariano, reuniu políticos e correligionários do Novo. O vereador Felipe Alecrim conduziu a solenidade.