Um debate sobre o funcionamento da Escola Municipal Anita Paes Barreto, de ensino fundamental, ocorreu na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (2), a partir do requerimento de número 7966/2025, de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo). A proposição concedeu voto de aplausos à equipe da escola, localizada na Rua Gerôncio Falcão, número 134, no bairro do Fundão, Zona Norte do Recife, “pelo relevante trabalho desempenhado em prol da educação pública de qualidade no município”. O debate envolveu o autor do requerimento e a vereadora Ana Lúcia (Republicanos).
O início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus, entre ex-autoridades civis e oficiais das Forças Armadas, no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, provocou debate na Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (2). As vereadoras Jô Cavalcanti (PSOL), Kari Santos (PT) e o vereador Thiago Medina (PL) fizeram considerações sobre o tema na tribuna da Casa de José Mariano.
A importância da Campanha Setembro Amarelo, que visa quebrar o tabu sobre temas como a saúde mental e a prevenção ao suicídio, foi o tema do discurso do vereador Eduardo Moura (Novo) e da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (2).
Em reconhecimento aos serviços prestados ao povo da capital pernambucana, o deputado federal Luiz Eduardo de Queiroz Campos da Fonte Albuquerque, mais conhecido como Lula da Fonte (PP-PE), recebeu a Medalha de Mérito José Mariano, a maior comenda da Câmara Municipal do Recife. A reunião solene ocorreu na noite desta segunda-feira (1º), numa iniciativa do vereador Alef Collins (PP), e lotou o plenário da Casa com a presença de personalidades do mundo político, além de amigos e familiares do homenageado. O vereador Agora É Rubem (PSB) presidiu a solenidade.
Na tarde desta segunda-feira (1º), durante reunião plenária da Câmara do Recife, gerou debate o projeto de lei número 199/2025, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que institui a “Campanha Municipal Elas Fazem Ciência” no Calendário Oficial de Eventos do Recife. Além da autora, Cida Pedrosa (PCdoB) e Eduardo Moura (Novo) debateram a proposição. A matéria foi aprovada em primeira votação e deve voltar à pauta nesta terça-feira (2) para segunda votação.
O vereador Eduardo Moura (Novo) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante reunião plenária nesta segunda-feira (1º), para discutir diversos requerimentos de sua autoria, entre os 38 que constavam na pauta de votação. Os pedidos destacados versam sobre requalificação estrutural no Mercado Público do Cordeiro, obras de saneamento, realização de audiências públicas sobre o Saúde Recife, entre outros assuntos. Na área de educação, o parlamentar apresentou onze requerimentos destinados à Escola Municipal Anita Paes Barreto, no Fundão, Zona Norte. O vereador Gilson Machado Filho (PL) participou do debate.
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife reuniu-se nesta segunda-feira (1º), e realizou a análise e aprovação de 18 proposições, sendo nove projetos de lei Ordinária, oito projetos de decreto legislativo e um projeto de resolução. Entre os aprovados, está o projeto de resolução nº 13/2025 de autoria da presidente do colegiado, Ana Lúcia (Republicanos), que cria a Galeria das Vereadoras na Casa de José Mariano. A reunião também contou com a presença do vereador Felipe Alecrim (Novo).
A situação do Mercado de Afogados, no bairro de mesmo nome, foi tema de debate na Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (1º). Na ocasião, foi debatido e aprovado pelos vereadores e vereadoras da Casa o requerimento nº 7.728/2025, de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL), que solicita a realização do serviço de requalificação total, incluindo a limpeza e a manutenção das fossas, do Mercado e da feira de Afogados. Ao discutir o tema na tribuna, o parlamentar disse ter visitado o local recentemente e ter constatado diversos problemas, principalmente sanitários.
A Câmara Municipal do Recife discutiu e aprovou, em primeira votação, o projeto de lei de nº 205/2024, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), que institui a Política de Combate à Intolerância Religiosa no ambiente escolar. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (1º), o vereador Fred Ferreira (PL) e a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), além do autor da proposição, foram à tribuna da Casa para defender a importância da matéria, que recebeu 22 favoráveis e três contrários. O projeto de lei volta para segunda votação na reunião plenária desta terça-feira (2).
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (1º), o vereador Eduardo Moura (Novo) repercutiu a posição ocupada pelo Recife no estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). "A cidade ocupa, agora, a 61ª posição no levantamento nacional. O Recife, portanto, caiu de posições. Em vez de melhorar, piorou, recuando oito posições nesse ranking". O vereador detalhou vários pontos da pesquisa. "Em um resumo breve, a saúde caiu 100 posições, indo para o 346º lugar; na segurança, caiu 19 posições, está em 387º lugar; no saneamento, caiu 40 posições, indo para o 233º lugar; na educação e na questão da máquina pública, caiu cinco posições; no capital humano, caiu três posições".