Uma coisa é percorrer as ruas do Recife dentro de um carro todo fechado, como se fosse uma cápsula, com ar-condicionado, no conforto, mas apartado da cidade. A outra experiência, completamente diferente, é caminhar a pé pelas mesmas ruas, deparando-se com os problemas urbanos, mas também apreciando a beleza arquitetônica, vivenciando a história que ela abriga e descobrindo lugares interessantes. Um grupo que existe há 15 anos fazendo roteiros de caminhadas urbanas no Recife, o “Caminhadas Domingueiras”, foi tema de uma reunião pública na Câmara Municipal realizada na tarde desta quinta-feira (3) pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB).
Em reunião híbrida promovida na manhã desta quinta-feira (3), a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife , presidida pelo vereador Fabiano Ferraz (MDB), realizou a distribuição de três projetos de lei Ordinária para análise e emissão de pareceres. Participaram da reunião, os vereadores Júnior de Cleto (PSB), Eduardo Mota (PSB) e Davi Muniz (PSD). O colegiado também discutiu questões relativas ao Transporte Complementar de Passageiros do Município, apresentando as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam no setor, bem como os benefícios oferecidos por este modal para as comunidades. O próximo encontro da Comissão ficou marcado para o dia 8 de maio.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações para a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de exigir respeito pelos direitos, o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo foi comemorado neste 2 de abril pela Câmara Municipal do Recife. Através do mandato da vereadora Liana Cirne (PT), uma reunião solene no formato híbrido, por videoconferência e presencialmente, foi realizada na tarde desta quarta-feira. Na ocasião, foram entregues certificados a associações, coletivos e profissionais homenageados pelo ativismo em defesa da conscientização da sociedade e pela busca de desenvolver a autonomia das pessoas com autismo e viabilizar a inserção social delas.
Em reunião promovida nesta quarta-feira (2), na sede do Poder Legislativo municipal, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife deliberou sobre oito projetos de lei que se encontram em tramitação na Casa. Sob a presidência da vereadora Natália de Menudo (PSB), e com a presença da vereadora Kari Santos (PT) e do vereador Alef Collins (PP), o grupo se posicionou de maneira favorável à aprovação das matérias. Na reunião, também foram distribuídos 18 projetos às relatoras e ao relator para a emissão de pareceres.
O “Projeto de Escoamento das Águas das Áreas Alagadas para os Canais Setúbal-Jordão e Jequitinhonha” foi o tema abordado em audiência pública na Câmara Municipal do Recife, de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo), na manhã desta quarta-feira (2), no plenarinho. Segundo os moradores do local, presentes no evento, os alagamentos são constantes e a população vem enfrentando várias dificuldades.
Sob a presidência do vereador Rinaldo Junior (PSB), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (2), e realizou a análise e aprovação de nove proposições. Destas, três são projetos de lei Ordinária (PLO) destinados às mulheres: enfrentamento à violência política, divulgação de canais de denúncia e aluguel social. A reunião contou com a presença dos vereadores Samuel Salazar (MDB), Gilson Machado Filho (PL), Gilberto Alves (PRD) e Carlos Muniz (PSB).
Desde o dia 10 de março, quatro parques públicos do Recife – Jaqueira, Santana, Apipucos e Dona Lindu – passaram a ser administrados pela iniciativa privada. Dentre as mudanças previstas para ocorrer com o regime de concessão, uma delas tem se destacado como uma das maiores apreensões dos frequentadores da Jaqueira: a extinção da pista de bicicross que fica dentro do parque e abriga um projeto social há cerca de 40 anos. Para tratar desse tema, a Câmara do Recife promoveu nesta terça-feira (1º), por iniciativa da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL), uma reunião pública com os principais envolvidos no caso.
A Câmara do Recife aprovou, durante a reunião plenária desta terça-feira (1º), uma série de requerimentos que solicitam que o Poder Executivo melhore a infraestrutura e o abastecimento de unidades de serviços municipais, como escolas e postos de saúde. Na tribuna, o vereador Eduardo Moura (Novo) discutiu os pedidos formulados por ele nesse sentido e, também, requisições da vereadora Liana Cirne (PT). De acordo com o vereador, a necessidade de apresentar os requerimentos revela o mau estado dos serviços públicos do Recife.
Um amplo debate sobre a requalificação dos prédios das escolas da rede municipal de ensino, melhorias na educação, e também a criação de uma campanha e ações de conscientização sobre a violência política contra a mulher, usando como espaço a Câmara Municipal do Recife, foi realizado durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (1º). O debate foi originado a partir de requerimentos de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e contou com a participação da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL), Gilson Machado Filho (PL), Carlos Muniz (PSB), Eduardo Moura (Novo) e Davi Muniz (PSD).
A Câmara Municipal do Recife torna público a decretação do luto oficial de três dias devido ao falecimento do professor, advogado, jornalista, ensaísta e poeta brasileiro Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça. Ele foi ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Pernambucana de Letras. O intelectual morreu sábado (29), no Recife, aos 85 anos, de falência múltipla dos órgãos. A Casa de José Mariano se solidariza com parentes e amigos, ao mesmo tempo que reconhece que a grandeza da obra de Marcos Vilaça seguirá inspirando novas gerações.