Notícias

Na reunião plenária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (24), ocorreu um grande debate sobre o projeto de lei do Executivo nº 38/2025 que institui o Programa Municipal de Bolsas de Estudo – PROUNI/PROTEC Recife, e dá outras providências. O Programa abrangerá, prioritariamente, cursos de educação técnica e superior vinculados aos Eixos de Desenvolvimento e Formação de Capital Humano definidos por decreto do Poder Executivo, observando as demandas socioeconômicas, produtivas e territoriais do Município do Recife. Além de vários apartes, os vereadores Thiago Medina (PL), Rinaldo Junior (PSB), Ana Lúcia (Republicanos) e Felipe Alecrim (Novo) discutiram a matéria que foi aprovada em primeira e segunda votações.

Durante o debate dos projetos de Lei do Executivo (PLE) números 33/2025; 36/2025 e 37/2025, o vereador Eduardo Moura (Novo) reclamou que as proposições foram encaminhadas à Câmara do Recife, na última semana, pelo Chefe do Poder Executivo, todas com pedido de análise e votação em regime de urgência. As matérias foram votadas e aprovadas em duas reuniões – uma Ordinária e outra, Extraordinária - realizadas na manhã desta segunda-feira (24). “Acho que nós temos a obrigação de contribuir com esses projetos, mas faço uma ressalva. O regime de urgência não permite darmos nossas contribuições”. O vereador Felipe Alecrim (Novo), que também debateu, concordou com o colega.

A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro que ocorreu no sábado (22), em Brasília, foi tema de debate na Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (24). Vereadores do PT e do PL se revezaram na tribuna da Casa para fazerem seus pronunciamentos. A primeira a discursar foi a vereadora Kari Santos (PT), seguida de Fred Ferreira (PL), Liana Cirne (PT), Thiago Medina (PL) e Osmar Ricardo (PT).

Ao discursar na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (24), o vereador Fred Ferreira (PL) repercutiu a sanção da lei federal que proíbe o uso de linguagem neutra na elaboração de textos de órgãos e entidades da administração pública de todos os entes federativos. “O presidente que não me representa tomou a decisão de acabar com a linguagem maldita que estava destruindo nossas crianças. Essa era uma luta minha desde o meu primeiro mandato”, afirmou. Ele ainda salientou que os parlamentares da Casa também não devem fazer uso da linguagem neutra.

Idealizador e executor de programas de visitas a hospitais, além de ter promovido iniciativas beneficentes e eventos para arrecadar donativos destinados a instituições sociais locais, que favoreceram milhares de pessoas, o Grão Mestre do Grande Oriente de Pernambuco, da Maçonaria, Geraldo Luciano de Lira Costa, recebeu o Título de Cidadão do Recife, na tarde desta quarta-feira (19). A iniciativa foi do vereador Gilberto Alves (PRD). “Ao longo da sua vida, Geraldo Luciano não se destacou apenas pelo que faz — mas pela forma como faz. E isso, para mim, é uma marca fundamental dos grandes líderes: os que entendem que liderança não é pedestal, é serviço; não é presença, é transformação; não é brilho, é luz”, disse. A solenidade foi presidida pelo vereador Tadeu Calheiros (MDB).

Na manhã desta quarta-feira (19), duas comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife – Finanças e Orçamento e Legislação e Justiça - promoveram reuniões, de forma híbrida, para deliberar sobre proposições em tramitação na Casa. Em comum, os dois colegiados se debruçaram sobre quatro projetos de lei do Executivo (PLE) que tratam de assuntos como ITBI, bonificação para agentes públicos, programa de bolsas de estudos e família guardiã.

Com o intuito de conscientizar a população sobre as barreiras que precisam ser superadas e destacar as conquistas femininas, o dia 19 de novembro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia do Empreendedorismo Feminino. Na manhã desta quarta-feira (19), a data foi celebrada pela Câmara Municipal do Recife em reunião solene realizada por iniciativa do vereador Zé Neto (PSB). Com o plenário lotado, a solenidade, que foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), homenageou nove mulheres empreendedoras que movimentam a economia da cidade.

Uma reunião solene promovida no plenário da Câmara do Recife marcou o Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares, celebrado nesta terça-feira (18). A cerimônia, realizada por iniciativa do vereador Zé Neto (PSB), homenageou representantes de cada uma das oito subdivisões do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife (COMDICA). O presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conduziu a reunião solene.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Metropolitano do Recife foi alvo de um voto de aplausos aprovado pela Câmara Municipal nesta terça-feira (18), pela realização da 15ª edição da campanha Samu Solidário. Na ocasião, os parlamentares da Casa aprovaram o requerimento nº 12.741/2025, de autoria do vereador Tadeu Calheiros (MDB), que propõe a homenagem. A campanha natalina do órgão arrecada brinquedos e alimentos não perecíveis até o dia 3 de dezembro em diversos pontos de coleta.

Sob a presidência da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e com a participação da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e dos vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Hélio Guabiraba (PSB), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife reuniu-se na tarde desta terça-feira (18), por videoconferência. O colegiado realizou a análise e aprovação do projeto de lei do Executivo (PLE) nº 38/2025, que institui o Programa Municipal de Bolsas de Estudo – Prouni/Protec Recife, e dá outras providências.