O vereador Ivan Moraes (PSOL) destacou o requerimento de número 2698/2021 de autoria do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), indicando que estudantes acadêmicos de saúde e da área técnica em saúde, em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas, e laboratórios, que atuem em qualquer estabelecimento do Recife, sejam incluídos na fase 1 de vacinação contra a covid-19. Ele disse na manhã desta segunda-feira (26), durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que os alunos da rede privada obtiveram a declaração para serem vacinados em virtude das aulas não terem sido paralisadas, mas que os da rede pública tiveram as aulas suspensas e por isso não entraram na prioridade.
A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu e aprovou três requerimentos de sua autoria ligados aos problemas causados pelas chuvas e que causam transtornos nas comunidades da periferia no Recife. “Os requerimentos são voltados para redução e previsão de danos. Curiosamente as comunidades que sofrem com a falta de água nas torneiras são as mesmas que são vítimas de deslizamentos na quadra chuvosa” alertou, na reunião Ordinária realizada por videoconferência, pela Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (26).
Os requerimentos de nº 2574/2021 e 2575/2021, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), dirigindo apelo ao governador de Pernambuco para que os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), motoristas e cobradores de ônibus sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a covid–19 foram os assuntos escolhidos pelo parlamentar, nesta segunda-feira (26), na reunião Ordinária da Câmara do Recife, transmitida via videoconferência.
O trabalho de vários projetos assistenciais que atuam no Recife foi tema de um discurso proferido pelo vereador Waldomiro Amorim (SDD) nesta segunda-feira (26), durante a reunião Ordinária remota da Câmara Municipal. Na ocasião, o parlamentar mencionou diversas iniciativas que levam alimentos e roupas a pessoas necessitadas da capital.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu e aprovou três requerimentos de sua autoria na reunião Ordinária realizada por videoconferência, pela Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (26). Um desses requerimentos, o de número 2695/2021, solicitou a realização de uma audiência pública, por videoconferência, para tratar sobre Segurança Alimentar no Recife, no dia 5 de maio de 2021, das 15h às 18h.
Na manhã desta segunda-feira (26), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, transmitida pela internet, a vereadora Liana Cirne (PT) debateu os requerimentos de números 2204/2021 e 2183/2021, ambos de autoria da vereadora Michele Collins (PP). Os documentos solicitam parcerias entre o Estado e o Município com as comunidades terapêuticas cadastradas junto à Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania. O objetivo é que pessoas em situação de rua também possam ser acolhidas em tais espaços, de maneira voluntária, em decorrência de necessidades relativas ao uso abusivo de álcool e outras drogas.
A não realização do Censo 2021, feito pelo IBGE, foi o tema do pronunciamento da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, transmitida via internet, nesta segunda-feira (26). “Em um Governo Federal que nega a ciência, não admira que a realização do Censo tenha sido suspensa. A justificativa foi a falta de previsão de recursos orçamentários”.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) debateu dois requerimentos de autoria de Michele Collins (PP) aprovados na Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (26), durante Reunião Ordinária , por videoconferência. Ambos os documentos solicitam parcerias entre o Estado e o Município com as comunidades terapêuticas para acolhimento de pessoas em situação de rua, que sejam usuárias de drogas. Ele disse que mantém uma comunidade em Igarassu e que há muita desinformação sobre o trabalho realizado e, por isso, vota a favor dos requerimentos.
O vereador Doduel Varela (PSL) reclamou que os requerimentos aprovados pelos vereadores recifenses, nas reuniões Ordinárias virtuais, não estão recebendo atenção dos órgãos para os quais se destinam. Ele fez a crítica na reunião realizada por videoconferência, pela Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (26). “Essa é uma grita de todos os vereadores desta Casa”, afirmou.
Preocupada com a volta às aulas de forma híbrida, ou seja, presencial e remota, na rede pública municipal de ensino, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) convidou os colegas e a sociedade em geral para debater a questão no seio da Comissão de Educação da Câmara do Recife, da qual é presidente. Ela disse na manhã desta segunda-feira (26), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, que esteve reunida com a Secretaria de Educação e com o Conselho de Educação, para conhecer os protocolos a serem aplicados na volta às aulas presenciais.