Ivan Moraes discute sobre vacinação de acadêmicos

O vereador Ivan Moraes (PSOL) destacou o requerimento de número 2698/2021 de autoria do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), indicando que estudantes acadêmicos de saúde e da área técnica em saúde, em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas, e laboratórios, que atuem em qualquer estabelecimento do Recife, sejam incluídos na fase 1 de vacinação contra a covid-19. Ele disse na manhã desta segunda-feira (26), durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que os alunos da rede privada obtiveram a declaração para serem vacinados em virtude das aulas não terem sido paralisadas, mas que os da rede pública tiveram as aulas suspensas e por isso não entraram na prioridade.

“Isso pode passar a impressão de que houve privilégio para a rede privada, mas as universidades públicas suspenderam suas aulas práticas. Então, é necessário que estas universidades e a Prefeitura do Recife se entendam para incluir esses estudantes”, afirmou Ivan Moraes.

Analisando as duas realidades, o parlamentar ressaltou que é necessário que as universidades públicas e a Prefeitura se entendam quanto a esta questão,  porque a possibilidade de mais pessoas atuarem nos hospitais é muito importante. “O órgão de saúde é que deve dar o certificado para o estudante entrar na fila de prioridade”.

Luiz Eustáquio (PSB), disse que é necessária  a discussão desse requerimento que vai no sentido de que mais profissionais de saúde sejam treinados e possam atuar nos hospitais. “As instituições de ensino privadas garantiram a vacinação e as públicas não, porque tiveram suas aulas práticas suspensas e isso precisa ser resolvido imediatamente para preparar mais profissionais rapidamente. Estamos em guerra contra o covid-19”.

 

 Em 26.04.2021