Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (2), o vereador Eduardo Moura (Novo) repercutiu a publicação feita por um blog sobre a prestação de contas da gestão municipal do evento Virada Recife 2025. "Eu vim repercutir uma informação que nós tínhamos e que acaba também de ser postada por uma página de notícia que é sobre uma possível fraude no réveillon do ano passado aqui no Recife", disse. "De acordo com o fechamento das contas, no evento do ano passado, dos quatro dias de evento, teriam dado um prejuízo de R$ 140,2 mil. Vamos ter réveillon de novo", destacou o parlamentar.
A necessidade de efetivas políticas públicas que favoreçam a saúde mental; o cuidado de cada pessoa para identificar o adoecimento e buscar ajuda. Foram estes os assuntos que levaram a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) à tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária desta terça-feira (2). "Como anda a saúde mental da população recifense?", perguntou a parlamentar, após lamentar a morte do jovem de 19 anos, que sofria de esquizofrenia e entrou na jaula da leoa em zoológico da Paraíba, no último domingo. "Eu trago esse exemplo para nós nos debruçarmos sobre a saúde mental das pessoas com quem convivemos no dia a dia", ressaltou. Ela disse que muitos não têm diagnóstico e cobrou "uma política de saúde mental, coesa, que funcione" e atenda às pessoas que mais necessitam, a exemplo de famílias atípicas.
O vereador Eduardo Moura (Novo) analisou o requerimento de número 13333/2025, de autoria da vereadora Kari Santos (PT), durante a reunião plenária desta terça-feira (2), na Câmara do Recife. A matéria se refere a um voto de aplausos e congratulações à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pela atuação na promoção e desenvolvimento da regularização fundiária na cidade do Recife e em todo o estado de Pernambuco. A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) aparteou o parlamentar.
A revista Veja Negócios classificou o Recife como a cidade número um no setor de Saúde e o vereador Chico Kiko (PSB) destacou o levantamento que se chamou “As Melhores Cidades do Brasil em 2025”. Na reunião plenária da Câmara do Recife, desta terça-feira (2), ele anunciou que “o Recife conquistou o primeiro lugar em eficiência administrativa e política pública para o bem-estar da população" e apontou as ações que confirmam esse fato como as reformas e modernizações nas unidades de saúde básica, além da ampliação da área de cobertura passando de 54% para 80%. Outros assuntos abordado pelo vereador foram as obras da ponte Júlia Santiago e a inauguração da ponte do Rio Morno.
O vereador Tadeu Calheiros (MDB) debateu, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (2), o requerimento número 13260/2025, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações ao Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de Pernambuco (Sindhospe) pelos 37 anos de sua fundação. “O aniversário foi celebrados no corrente ano, comemorado no dia 24 de maio, e parabenizo essa importante instituição, que representa mais de 5 mil estabelecimentos, na pessoa do seu presidente, o senhor George Trigueiro”, disse. O requerimento foi aprovado.
O vereador Júnior de Cleto (PSB) parabenizou o prefeito João Campos pela aliança da gestão com o Governo Federal que, segundo o parlamentar, tem permitido fazer entregas importantes para o povo recifense. Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (2), ele destacou que o prefeito inaugurou a Ponte do Rio Morno, que liga os bairros de Beberibe a Dois Unidos (na Zona Norte) e também entregou 1.175 armamentos não letais para a Guarda Municipal, na semana passada, no dia 26 de novembro. “Tanto a ponte quanto as armas são provenientes de recursos de programas federais. O prefeito faz alianças com as pessoas certas, para buscar recursos e aplicar aqui, favorecendo a vida do recifense”, afirmou.
Durante reunião Ordinária e Extraordinária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (1º), os vereadores aprovaram em duas votações o projeto de lei do Executivo nº 32/2025, que altera a composição do Conselho Municipal de Política Cultural, previsto na lei municipal nº 17.105/2005. Os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Cida Pedrosa (PCdoB) discutiram sobre a proposta.
Sob a presidência do vereador Tadeu Calheiros (MDB) e com a presença da vereadora Flávia de Nadegi (PV) e do vereador Zé Neto (PSB), a Comissão de Saúde da Câmara do Recife reuniu-se na tarde desta segunda-feira (1º). O colegiado realizou a análise e aprovação de sete projetos de lei Ordinária (PLO), além da distribuição de outras seis proposições entre os membros, para emissão de pareceres.
Dois pedidos de votos de aplauso formulados pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) foram aprovados nesta segunda-feira (1º) pela Câmara do Recife. Durante a reunião plenária, a parlamentar ocupou a tribuna para defender os requerimentos, que prestam homenagem ao chefe de cozinha Rafael Chamié pela realização da feira de artes e gastronomia Mercado Capitão, e à gerente de Assistência Social do Hospital da Restauração, Maria da Conceição Silva Ribeiro, pelos serviços prestados à população pernambucana. Em aparte, a vereadora Flávia de Nadegi (PV) também se pronunciou pela aprovação do voto de aplausos a Ribeiro.
O plenário da Câmara Municipal do Recife aprovou, em duas votações, nesta segunda-feira (1º), o projeto de lei do Executivo nº 39/2025, que autoriza e disciplina o pagamento de abono, de natureza indenizatória e transitória, aos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino que se enquadrem no disposto no art. 5º, parágrafo único, da Emenda Constitucional nº 114, de 16 de dezembro de 2021. No plenário, os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Ana Lúcia (Republicanos) destacaram a importância da matéria e também o trabalho conjunto entre Prefeitura, Governo Federal e categoria profissional. A matéria segue para sanção do prefeito.