Os 37 vereadores eleitos para a próxima Legislatura (2025-2028) na Câmara Municipal do Recife foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), no final da tarde desta segunda-feira (16). A cerimônia foi realizada no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Na ocasião também receberam os diplomas do TRE-PE, o prefeito João Campos (PSB) e o vice-prefeito Victor Marques PCdoB).
Durante a segunda votação do projeto de lei Ordinária número 299/2022, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife o “Dia Municipal do Nascituro”, a vereadora autora da proposta, Michele Collins (PP), discutiu a matéria, mas terminou tomando a decisão de retirá-la de pauta. Ao longo da reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (16), a parlamentar afirmou que o PLO “é muito simples, ele só tem quatro parágrafos”, e defendeu a proposição. O vereador Felipe Alecrim (Novo) também fez suas considerações sobre a matéria.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (16), o vereador Doduel Varela (PSD) salientou as ações realizadas pelo Governo de Pernambuco, sob a liderança da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause. “Em apenas dois anos de gestão, o compromisso com o progresso e a qualidade de vida do povo pernambucano se traduziu em ações concretas e transformadoras. Esses esforços são resultados de uma gestão baseada na eficiência e no planejamento, mesmo diante de desafios financeiros. Com ajustes nas despesas de custeio e uma visão estratégica, Pernambuco avança com responsabilidade fiscal e sensibilidade social”, afirmou. O parlamentar também falou sobre ações realizadas na saúde, educação, infraestrutura, segurança pública e abastecimento de água.
Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que mostram que Pernambuco se consolidou como maior gerador de empregos do Nordeste, foi destacado pelo vereador Ronaldo Lopes (PP) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (16). “Pernambuco segue se destacando na criação de postos de trabalho formal no Nordeste. Em outubro, ficamos com o saldo positivo de mais de 5 mil novos empregos, sendo o sexto maior gerador de empregos formais no Brasil no ano de 2024. Até o momento, Pernambuco acumula a geração de 66,9 mil novos empregos com a atuação de duas mulheres competentes que pensam no bem comum do nosso estado e da nossa sociedade, que é a governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause”, disse.
Na conclusão do segundo mandato, o vereador Ivan Moraes (PSOL) aproveitou uma das últimas reuniões plenárias deste ano, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (16), para fazer o discurso de despedida. Ele falou de sua experiência nos oito anos que esteve como parlamentar de esquerda e da oposição. “Aprendi muitas coisas. Logo nos primeiros dias, descobri que somos muito complexos e que temos mandatos complexos. Tive oportunidade de conhecer as diferenças de cada um e de cada uma, de entender que as pessoas são aliadas em diversas pautas e em outras, não”, afirmou, acrescentando que hoje, acredita na possibilidade “de divergentes discordarem com democracia e republicanismo; e de compreender que mesmo entre divergentes pode surgir consensos. Não estou na política para eliminar os adversários, mas para vencer”, disse.
Ao debater o projeto de lei Ordinária (PLO) número 103/2024, de sua autoria, o vereador Felipe Alecrim (Novo) disse que estava pautando a divulgação de uma matéria que amplia a entrega legal do filho para adoção e que essa prática não constitui crime. “É um projeto importantíssimo, que pauta nossa opção em salvar vida”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira, (16).
Na reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira (16), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) divulgou a audiência pública que realizará, através do seu mandato, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. Ela ocorrerá amanhã, dia 17, às 15 horas, para discutir a falta de segurança no trânsito e buscar soluções para as pessoas que pedalam nas ruas da cidade. “Vamos realizar uma grande audiência para garantir segurança para a vida”, afirmou, durante a reunião plenária. “Estamos enfrentando uma luta muito grande. Toda semana subo aqui nesta tribuna para falar de alguém que foi atropelado ou morto, no trânsito do Recife ou do Estado”, acrescentou, lembrando que “um companheiro do [projeto] Pedalando Contra as Drogas, morreu há dois dias no [trânsito] do Janga [município de Paulista]. É um absurdo”.
Após se tornarem populares na Região Metropolitana do Recife, o brinquedos conhecidos como “armas de gel” geraram debate sobre a necessidade de sua proibição, em razão dos ferimentos provocados por eles nas últimas semanas. Na reunião plenária da Câmara do Recife, o vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) afirmou discordar de uma possível interdição desses equipamentos na capital. De acordo com ele, é preciso regulamentar e designar espaços apropriados para o uso das armas de gel, além de conscientizar a população sobre os riscos existentes. “A gente não precisa, como um todo, entrar com políticas proibicionistas, proibindo e inibindo. A gente precisa trabalhar a educação da população. E, enquanto poder público, estabelecer locais que se adequem a esse tipo de brincadeira. Existem, por exemplo, o paintball, o airsoft, vários equipamentos como esses, que são conhecidos mundo afora”.
Em reconhecimento aos serviços prestados à administração pública e ao parlamento brasileiro, o secretário-Executivo do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Francisco Tadeu Barbosa de Alencar (Tadeu Alencar), recebeu a Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta comenda do Poder Legislativo Municipal, em reunião solene realizada na manhã desta sexta-feira (13). A condecoração foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), a partir de uma proposta de autoria da então vereadora Marília Arraes. Numa reunião muito prestigiada, o plenário ficou lotado com a presença de familiares, amigos, personalidades do chamado jurídico, gestores públicos, intelectuais, empresários, diversos vereadores e outros políticos.
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife promoveu uma reunião em formato híbrido na manhã desta sexta-feira (13) para discutir 32 pareceres a projetos que se encontram em tramitação na Casa. Presidido pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV), o grupo se posicionou a favor dos relatórios, que indicavam a aprovação de todas as matérias, duas delas com emendas. Na ocasião, Marco Aurélio Filho também fez um balanço das atividades realizadas pelo colegiado desde que ele assumiu a sua condução, em fevereiro de 2023.