O desastre do vazamento de óleo na costa do Nordeste brasileiro trouxe consequências sérias para as comunidades do Recife que vivem da pesca e do marisco, afirmou o vereador Ivan Moraes (PSOL) na tribuna da Casa de José Mariano nesta quarta-feira (6). Repercutindo uma reunião promovida na noite da última terça-feira (5) na Ilha de Deus sobre o assunto, o parlamentar disse que a capital precisa tomar atitudes para dar suporte à sua população pesqueira.
Ao retornar de uma viagem de dois dias a Aracaju, capital de Sergipe, onde participou do 29º Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) repercutiu a realização do congresso que reuniu especialistas em educação de todo o Brasil e que ocorreu no início desta semana. “Esta Casa legislativa foi representada por mim e pelo vereador Renato Antunes (PSC) e voltamos de lá convencidos de que a nossa prioridade é fortalecer o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Ele está ameaçado de ser extinto no final do próximo ano e se isso ocorrer será o caos da educação brasileira”, afirmou, na reunião ordinária desta quarta-feira (6).
Apesar das polêmicas criadas pelo presidente da República e seus três filhos, o vereador André Régis (PSDB) avalia como positivas as reformas que estão sendo anunciadas. Para ele existe um deslocamento do debate, pois considera que o país vive uma espécie de parlamentarismo baseado no ministro da Fazenda e nos presidentes da Câmara e do Senado Federal. Ele disse na tarde dessa quarta-feira (06), na Câmara do Recife, que enquanto o governo Bolsonaro polemiza com a sociedade e políticos, o governo Paulo Guedes propõe reformas acatadas e defendidas pelos presidentes dos legislativos.
Presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife recebeu nesta quarta-feira (6) a visita do recém-empossado secretário-executivo municipal para a Primeira Infância, Rogério Morais. Ele discutiu com o grupo a agenda de debates e o processo participativo da construção do Plano Municipal para a Primeira Infância da capital pernambucana.
Para comemorar a sanção da Lei Municipal 18.621/2019, que foi originada num projeto de lei de sua autoria, transformando de utilidade pública o Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã, a vereadora Aline Mariano (PP) realizou reunião solene na noite desta terça-feira (5), quando também entregou o Prêmio Resistência nas Artes a mulheres que fazem parte da organização. “Eu entendo que a cultura é um mecanismo de transformação da nossa sociedade. E quando falo de transformação, falo no sentido de redução de desigualdades econômicas, políticas e de reconhecimento. Da articulação de uma nova organização social que inclua mais e mais pessoas no espaço público e na tomada de decisões, falo de uma cultura que é capaz de tornar a vida mais justa e mais humana”, afirmou, no discurso, a vereadora.
Uma conquista que ficou quase 60 anos no papel, se desenvolve a passos lentos – e que agora corre o risco de dar um passo atrás. Foi assim que o vereador Ivan Moraes (PSOL) definiu nesta terça-feira (5), na tribuna da Câmara do Recife, a situação da rádio Frei Caneca FM, que pode perder as 40 horas semanais de programação de um edital cujo prazo venceu em meados deste ano. De acordo com o parlamentar, a diretoria da rádio afirmou, em reunião realizada nesta terça-feira, que o novo edital está pronto – mas o documento ainda aguarda a assinatura do prefeito Geraldo Julio.
Uma Comissão Mista composta pelas Comissões de Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento foi aberta na tarde desta terça-feira (5), na Câmara do Recife para analisar o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), sobre as contas da Prefeitura do Recife no exercício de 2016. Foi designado relator o vereador Samuel Salazar (MDB). A Comissão Mista foi aberta pelos presidentes da Comissão de Legislação e Justiça, Aerto Luna (PSB), e Eriberto Rafael (PTC), de Finanças e Orçamento.
As obras paradas da ponte Iputinga-Monteiro foram tema de pronunciamento do vereador André Régis (PSDB), na tarde desta terça-feira (5), na tribuna da Câmara Municipal. De acordo com o parlamentar foram gastos mais de R$ 10 milhões “e o que temos no local são duas massas de concreto, do lado da Iputinga e outro lado, do Monteiro“, lamentou. “Quem conhece a área, sabe da importância desta ponte para a mobilidade na Zona Norte”.
As obras paradas da ponte Iputinga-Monteiro foram tema de pronunciamento do vereador André Régis (PSDB), na tarde desta terça-feira (5), na tribuna da Câmara Municipal. De acordo com o parlamentar, foram gastos mais de R$ 10 milhões “e o que temos no local são duas massas de concreto, do lado da Iputinga e outro lado, do Monteiro“, lamentou. “Quem conhece a área, sabe da importância desta ponte para a mobilidade na Zona Norte”.
A vereadora Michele Collins (PP) encaminhou, através de requerimento 6943/19, pedido de voto de aplauso para o desembargador Fernando Cerqueira, eleito presidente do Tribunal de Justiça do Estado. A solicitação já foi aprovada na tarde desta terça-feira (05), na Câmara do Recife.