O vereador João da Costa (PT) anunciou que vai realizar amanhã (22), na Câmara do Recife, audiência pública com o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Município para dar explicações acerca do plano de contenção do óleo caso chegue às praias da capital. Disse ainda, na tarde desta segunda-feira (21), que apresentou emenda ao orçamento de 2020 no sentido de que seja criado um fundo de contingenciamento, provendo fundos para desastres dessa natureza e outros que venham a acontecer.
A acessibilidade e a necessidade de adequações na avenida Conde da Boa Vista, que passa por uma reforma, voltou a ser pauta de reunião da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife. Nesta segunda-feira (21), o grupo debateu o tema com membros do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (CMDH) e do Conselho Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud).
Um campeonato de Futebol Amador que começou com uma torcida de 400 pessoas, empolgou os moradores das comunidades da Zona Norte e terminou nesse final de semana com mais de 4 mil torcedores. De acordo com o vereador Hélio Guabiraba (sem partido) saiu vencedor do campeonato o Confiança, que jogou contra o Cruel, ambos do Alto da Favela, na Macaxeira. “Nunca vi futebol amador trazer tanta felicidade para a comunidade local e agregar tanta gente de diversos locais”.
Para explicar e tirar dúvidas dos vereadores sobre três projetos de lei que o prefeito Geraldo Julio encaminhou ao Legislativo, as comissões de Legislação e Justiça, e de Finanças e Orçamento, realizaram uma reunião em conjunto na manhã desta segunda-feira (21), com a presença do secretário de Finanças Ricardo Dantas e dos secretários executivos Márcio Carvalho e Luiz Marcelo Nóbrega. Esses dois colegiados da Câmara Municipal do Recife é que estão encarregados de analisar e dar parecer às matérias que estão tramitando desde a semana passada.
Oriundo do distrito de Gonçalves Ferreira, em Caruaru. Começa um negócio pequeno e familiar. Com muito esforço prospera. Mas a história de sucesso se inicia mesmo no mercado público de Afogados, em Recife com dois irmãos, Nelson e Guilhermina, há 16 anos. Era um box de carne chamado Açougue do Nelson. Esse empreendimento se transformou em uma indústria genuinamente pernambucana, a Masterboi, que emprega 2.700 pessoas. Por isso, Nelson Bezerra da Silva, um dos donos responsáveis pelo sucesso da indústria, recebeu na noite desta quinta-feira (17), na Câmara Municipal, o Título de Cidadão do Recife, das mãos do vereador Antonio Luiz Neto (PTB), autor da proposta. A reunião solene foi presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PSB).
Uma população metropolitana de 25 milhões de habitantes, um PIB de 300 bilhões de dólares – e muitas oportunidades. Guangzhou é a terceira maior economia da China e cidade-irmã do Recife desde 2007. Para estreitar laços com a capital pernambucana, uma delegação do Congresso Popular da cidade chinesa visitou a Casa de José Mariano na tarde desta quinta-feira (17). Os visitantes foram recebidos pelo presidente da Câmara, o vereador Eduardo Marques (PSB).
Aproveitando a presença de um grupo de orientadores de trânsito – os “amarelinhos” – nas galerias do plenário da Câmara Municipal, o vereador Rinaldo Junior (PSB) destacou a necessidade de melhores condições de trabalho para esses profissionais terceirizados que suplementam as atividades dos agentes de trânsito nas ruas do Recife. “É muito importante e louvável reconhecer a importância do trabalho que vem sendo realizado pela categoria, que já conquistou a simpatia e a confiança da população. Mas esses trabalhadores precisam ser reconhecidos também com melhores salários e condições de trabalho”, disse, na reunião ordinária realizada na tarde desta quarta-feira (16).
O início das obras de calçamento da Rua Engenho Linda Flor, no UR-3 Ibura, foi tema de um discurso do vereador Samuel Salazar (sem partido) na Câmara do Recife nesta quarta-feira (16). O vereador agradeceu a gestão municipal pelo atendimento do requerimento de número 3043/2019, fruto de seu mandato ouvindo a comunidade local.
O vereador Jayme Asfora (sem partido) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (16) para cobrar respostas da Prefeitura a dois pedidos de informação, formulados por seu mandato, sobre o gasto com cargos comissionados da administração. Segundo o vereador, a atual gestão possui mais cargos desse tipo do que quando assumiu a máquina, em 2013. Ele criticou, ainda, o aumento de 102% no número de servidores comissionados com a maior faixa de vencimentos da folha do município.
O vereador André Régis (PSDB) disse na tarde desta quarta-feira (16) que está preocupado com o que pode acontecer nesta quinta-feira (17), quando o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, colocar em julgamento as ações que discutem a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. “Estou acompanhando o fato com muita preocupação, pois o que está acontecendo no STF é muito lamentável. O que assistimos é a algo muito preocupante”, reforçou.