Luiz Eustáquio disse que a população nem sempre usa máscaras

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) manifestou sua preocupação com a aparente banalização da vida dentro da pandemia de covid-19. “Muitas pessoas estão aglomerando e deixando de usar a máscara. E o Governo Federal pouco se importa com a vacinação”, disse, na reunião Ordinária, por videoconferência, na Câmara do Recife, nesta segunda-feira (22).

“A população precisa acordar, pois a doença não deixou de existir e a situação está cada vez mais séria. As pessoas estão negligenciando nos cuidados e na prevenção”, alertou. Segundo o parlamentar, a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado estão promovendo ações visando reduzir o contágio, mas ainda assim, a população está burlando as orientações das autoridades sanitárias. “As pessoas fazem festas escondidas. Elas se escondem das autoridades, mas não do vírus”, ironizou.

Luiz Eustáquio lamentou que a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira, tenha sido aberta com o pedido de um minuto de silêncio em respeito à morte de três pessoas pela covid-19, inclusive a de um ex-vereador, Erivaldo da Silva, conhecido como Eri. “Não é normal o que está acontecendo. Foram três pedidos para fazermos um minuto de silêncio, no mesmo dia, para pessoas que morreram vítimas da mesma doença. Mesmo assim, há muita gente que parece fazer pouco caso da situação”, observou.

Na noite de domingo Luiz Eustáquio esteve no bairro de Boa Viagem e viu muita gente sem máscara. “Percorri o calçadão da praia e estive na feirinha típica da Praça de Boa Viagem. O que vi foi muita gente aglomerando, em grupos, e sem usar a máscara. É preciso que se tomem medidas urgentes e enérgicas”, disse.

Essas mesmas medidas, visando aumentar a fiscalização, acrescentou, precisam ser adotadas dentro do prédio sede da Câmara Municipal do Recife. Desde o começo da pandemia, a Comissão Executiva do Poder Legislativo vem seguindo rigidamente as regras das autoridades sanitárias, mas o vereador disse que há pessoas que desobedecem.

“Há quem queira burlar as regras aqui dentro da Câmara. Eu vi hoje duas pessoas sem máscara nos corredores da casa. Chamei uma guarda, que, de imediato, mandou as pessoas usarem a máscaras. Ficou contatado que aquelas pessoas que descumpriam as determinações tinha entrado na Câmara de acordo com as exigências sanitárias”, informou.

O vereador Luiz Eustáquio também apresentou números de contaminação no Brasil, em Pernambuco e no Recife e fez um comparativo com os números de vacinados. “Temos uma média de mortes de 1.038 pessoas por dia no Brasil, isso é inaceitável”, alertou. Especialistas dizem, segundo o vereador, que se a vacinação continuar no ritmo atual, o Brasil só estará totalmente imunizado em 2024. “O Governo Federal é irresponsável, pois já se acumulamos mais de 245 mil mortes desde o começo da pandemia. Isso é muito sério”.

O vereador Waldomiro Amorim (SDD) pediu um aparte e parabenizou Luiz Eustáquio pelo discurso. “Assim como senhor, eu também defendo que todos estejamos engajados na busca de uma solução para o combate à covid-19. Tenho visto que as pessoas não usam máscara no dia a dia, no meio da rua. Só quando entram num estabelecimento”, disse.


Em 22.02.2021.