Liana Cirne quer Comissão Suprapartidária de Fiscalização da rede de ensino
Em seu pronunciamento, Liana Cirne também destacou a audiência pública, proposta por seu mandato, que vai discutir na quinta-feira (25) a volta às aulas presenciais na rede pública municipal após a suspensão decorrente da pandemia de covid-19. “Eu tinha a esperança de que o requerimento que foi retirado da ordem do dia hoje tivesse sido aprovado para que pudéssemos iniciar a fiscalização antes da audiência”, afirmou.
Segundo a vereadora, a nova Comissão Especial teria mais força que ações de acompanhamento pontuais de cada parlamentar. “É uma comissão oficial da Câmara para fiscalizar as escolas não como iniciativa privada de um vereador ou vereadora. É para verificar in loco a situação em que nossos professores e professoras, trabalhadores e trabalhadoras da educação em geral pretendem trabalhar. Se a comissão não for aprovada, nós iremos igualmente fiscalizar. Mas é uma mensagem muito ruim que a gente passa para a sociedade”.
Em um aparte, o vereador Rinaldo Junior (PSB) disse que as atribuições citadas pela parlamentar pertencem a um colegiado que já existe na Casa – a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos). “Vossa Excelência tem todo o direito de fazer o pedido de criação de Comissão Especial. Mas a Comissão oficial da Câmara para tratar de educação e fiscalizar é a Comissão presidida pela vereadora Ana Lúcia. Essa tentativa de criar a Comissão Especial é louvável, mas eu peço que Vossa Excelência se junte à vereadora”.
Além da Comissão de Educação, Ana Lúcia citou a existência da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública Municipal de Qualidade. “Vossa Excelência também é professora e sabe o quão angustiante são esses momentos que vivemos em relação à pandemia. Mas gostaria de dizer que esta Casa tem uma Comissão de Educação permanente e, também, uma frente parlamentar pela educação pública de qualidade para todos. Quero estender o convite à Vossa Excelência e dizer que a senhora é muito bem-vinda na Frente, que tem como prerrogativa fazer essas visitas”.
Já Tadeu Calheiros (Podemos) se mostrou favorável à proposta de criação da Comissão Especial. “Não é aceitável que percamos mais tempo com as crianças das escolas públicas fora das salas de aula. A Comissão Suprapartidária pode verificar essas escolas e aproveitar o momento para investir em educação. Temos que tomar atitudes. Essa Comissão é de extrema importância – claro, alinhada à Comissão de Educação, que já faz um excelente trabalho nesta Casa”.
Em 22.02.2021, às 13h05