Notícias

As cidades de Recife e Guangzhou (China) tornaram-se oficialmente cidades-irmãs no ano de 2007. Desde então, essa amizade tem se traduzido em intercâmbios contínuos em diplomacia, cultura, educação, economia e solidariedade. Na tarde desta segunda-feira (13), a Comitiva do Congresso Popular Municipal de Guangzhou visitou a Câmara Municipal do Recife e foi recebida pelo presidente, vereador Romerinho Jatobá (PSB), e pelos vereadores Zé Neto ((PSB) e Eriberto Rafael (PSB), primeiro vice-presidente e primeiro-secretário da Casa, respectivamente. Também estiveram presentes, o gerente geral de Relações Internacionais da Prefeitura, Marcone Ribeiro e a gerente de Relações Internacionais, Rebeca Mitchell.

Pelos 17 anos de serviços prestados à cidade do Recife, o Guarda Municipal Leandro Pereira Souto recebeu uma homenagem na Câmara Municipal do Recife, por meio do vereador Júnior de Cleto (PSB), na noite desta segunda-feira (13). O plenário da Casa recebeu amigos, colegas de corporação e familiares do homenageado. O vereador Carlos Muniz (PSB) presidiu a reunião solene.

Sob a presidência da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e com a presença do vereador Felipe Alecrim (Novo), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife reuniu-se na tarde desta segunda-feira (13). O colegiado realizou a análise e aprovação de 11 proposições, sendo sete projetos de decreto legislativo (PDL) e quatro projetos de lei Ordinária.

A morte de uma criança, vítima de bala perdida em um tiroteio que ocorreu na última sexta-feira (10), no bairro da Macaxeira, foi repercutida na Câmara do Recife nesta segunda-feira (13). Durante a reunião plenária, o vereador Júnior de Cleto (PSB) lamentou o fato e teceu críticas à condução do Governo do Estado na política de segurança pública. “A segurança da cidade do Recife, e do Estado de Pernambuco como um todo, não tem sentimento de melhora. Temos alguns dados [sobre] aumento de casos. No primeiro semestre de 2025, houve dez crianças baleadas, vítimas de bala perdida no grande Recife, região metropolitana. Dessas, duas morreram e oito ficaram feridas. Isso é o dobro do que foi registrado no mesmo período de 2024”.

O projeto de lei nº 25/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui e disciplina, no âmbito da Administração Direta municipal, o programa CNH Social Recife, foi discutido no plenário da Casa de José Mariano, em reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira (13). A iniciativa busca ampliar as oportunidades de inclusão produtiva e social, oferecendo à população em situação de vulnerabilidade a possibilidade de obter, gratuitamente, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O primeiro a subir à tribuna para debater o tema foi o vereador Felipe Alecrim (Novo), seguido por Cida Pedrosa (PCdoB), Eduardo Moura (Novo) e Rinaldo Junior (PSB). A matéria foi aprovada, por unanimidade, em primeira e segunda votações.

Funcionários da empresa Toppus, terceirizada que presta serviços à Prefeitura, compareceram às galerias da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião Ordinária na manhã desta segunda-feira (13) para pedir o apoio dos parlamentares no cumprimento dos seus direitos trabalhistas. Os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Rinaldo Junior (PSB) debateram questões sobre contratos do Município com empresas terceirizadas, atraso no pagamento de salários e de outros benefícios previstos em lei.

O vereador Tadeu Calheiros (MDB) debateu três requerimentos de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações aos inventores do Recife, profissionais médicos e ao vice-presidente da Comissão Permanente do Congresso Popular Municipal de Guangzhou (da China), Chen Xiongqiao, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (13). Os três foram aprovados. O de número 10187/2025, foi dado em comemoração ao Dia do Inventor; o de número 10190/2025, em homenagem ao Dia do Médico, celebrado nacionalmente no dia 18 de outubro. E o de número 10383/2025, a Chen Xiongqiao, extensivo aos demais membros da delegação de Guangzou, cidade-irmã do Recife, por ocasião de sua visita institucional ao Recife, nesta segunda e terça-feira.

O vereador Tadeu Calheiros (MDB) elogiou a iniciativa da Prefeitura do Recife de criar o comitê técnico para dar respostas às intoxicações causadas pelo metanol. “Isso demonstra o compromisso da gestão para com a saúde pública e a proteção da vida”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (13). Ele explicou que a força tarefa é formada “por um grupo de alto nível, com médicos, especialistas e instituições de excelência como Cremepe, Fiocruz, Universidade Federal de Pernambuco, além de profissionais de toxicologia, neurologia, oftalmologia, epidemiologia e de diversos setores da Secretaria da Saúde do Recife”. Uma primeira reunião já foi feita pelo grupo, na semana passada. “Entre as atribuições estão propor, coordenar e acompanhar estratégias de prevenção, detecção e de respostas rápidas”.

Ao longo de sua história, a Escola Estadual Caio Pereira tem sido fundamental na formação de gerações de estudantes do Alto José Bonifácio, na Zona Norte, e bairros vizinhos. Ela atinge 70 anos de existência disponibilizando uma educação de qualidade, comprometida com o desenvolvimento integral de seus alunos e com a formação de cidadãos conscientes e críticos. Por isso, a Câmara Municipal do Recife realizou uma reunião solene, na noite desta quarta-feira (8), para homenagear a instituição de ensino. A solenidade foi feita através do mandato do vereador Felipe Francismar (PSB), sendo presidida pelo vereador Zé Neto (PSB).

Na manhã desta quarta-feira (8), duas comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife promoveram reuniões para analisar o projeto de lei do Executivo (PLE) nº 25/2025: Finanças e Orçamento e Legislação e Justiça. O PLE institui e disciplina, no âmbito da Administração Direta Municipal, o Programa CNH Social Recife, que objetiva promover a inclusão social e produtiva com a formação e capacitação de condutores. A proposição foi aprovada nos dois colegiados e aguarda inclusão na pauta de votação do plenário.